Copom anuncia a nova alta da Taxa Selic consecutiva e taxa vai para 11,75%

A maior alta em cinco anos, Taxa Selic pode ser uma boa oportunidade para investimentos, mas com cautela

O Copom (Comitê de Política Monetária) anunciou uma nova alta da Taxa Selic em um ponto percentual nesta quarta-feira (16). Essa é nona vez consecutiva que a Taxa Selic é elevada e passa passa de 10,75% para 11,75% ao ano. Esse é o maior patamar dos últimos cinco anos e tem uma diferença de 9% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Contudo, esse aumento já era esperado pelo mercado, pois na última reunião do Copom, que aconteceu em fevereiro, o comitê sinalizou que um novo ajuste dos juros poderia acontecer e não seria maior do que o anterior. No começo de 2022, na primeira reunião do grupo, a Selic foi de 9,25% para 10,75%.

Além desse aumento já esperado, a guerra entre Rússia e Ucrânia também causou um salto no preço do petróleo nos mercados internacionais e ainda gerou preocupação quanto aos fertilizantes, que são negociados com o país do Leste europeu, e ainda pressionou a inflação do país. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu, em fevereiro, a marca de 10,54%.

Alta da taxa selic | rico com bacon | gráficos
Este é o nono aumento consecutivo na Selic

De acordo com sócio diretor da Galapagos Wealth Management, Luís Barone, para o site e-Investidor, do Estadão, apesar desse aumento do grau de incerteza, aumentar a taxa básica de juros acima do esperado não resolveria a pressão que o conflito no Leste europeu causou e foi um dos motivos que fez o Banco Central o aumento em apenas um ponto percentual.

Muito se fala dos efeitos inflacionários da alta do petróleo, mas pouco se fala do efeito recessivo que essa alta causa. Subir o juro agora tem pouco efeito sobre o preço do petróleo. Uma alta adicional de juros seria muito mais para penalizar a atividade econômica do que propriamente combatendo a inflação”, afirma.

Com essa alta da Selic dentro do esperado, o comunicado emitido pelo BC mostra que a instituição brasileira está de olho nos riscos do mercado interno e como entende que isso pode afetar a dinâmica entre a inflação e o crescimento da economia no Brasil. De acordo com Ricardo França, analista da Ágora Investimentos, também para o site e-Investidor, do Estadão:

A decisão não traz surpresa em si. O recado é que os juros vão subir mais do que o mercado previa e provavelmente vão ficar em um patamar mais alto por um período prolongado porque a inflação está se mostrando resiliente”.

Ele ainda destaca que a reunião do banco central norte-americano, o Fed, que também aconteceu no dia 16 de março, está ciente da inflação que pressiona os Estados Unidos e fez com que eles iniciassem sua trajetória de alta nos juros, elevando a taxa básica em 0,25%. “Essa decisão também vai ser muito relevante para os mercados lá fora e o Brasil reflete de alguma forma esse comportamento”, diz França.

Como ficam os investimentos com a alta da Taxa Selic

Nestes momentos em que a Taxa Selic, os investidores costumam se voltar para os investimentos de renda fixa buscando minimizar o risco de perda com as suas aplicações e aumentar seus rendimentos. Porém, antes de correr e modificar tudo o que você tem em sua carteira, é preciso ter cautela.

Pedro Correa, economista e sócio da HCI Invest, também para o site do Estadão, afirma que existem boas oportunidades em todos os lugares, dependendo do risco que o investidor está disposto a correr e da atenção a essas chances de investimento. “A alta da Selic proporciona ganhos maiores em todos os títulos. Vemos como uma janela muito boa as oportunidades de até dois anos em títulos atrelados à inflação frente a oportunidades mais longas em que os riscos de mercado podem ser maiores”, afirma.

Então, vale a pena avaliar o mercado antes de alterar sua carteira. Verifique as oportunidades e, se houver alguma coisa que você sinta que possa ser um bom investimento (ou um potencial prejuízo), tome as suas providências o mais rápido possível. Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Fonte: e-Investidor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *