SEO Black Hat x White Hat: Qual o Melhor para o Site da sua Empresa?

Você sabe a diferença entre SEO bom e um SEO ruim? Black Hat x White Hat? Já ouviu falar disso? Se você não souber isso, todo o seu trabalho duro fazendo otimização para mecanismos de pesquisa do site da sua empresa pode sair pela culatra. Isso acontece porque, embora hajam discussões sobre o assunto, é consenso geral entre os profissionais do marketing de que o SEO White Hat é “bom” e o SEO Black Hat é “mau”.

Black Hat SEO possa dar resultados rápidos se você tiver sorte, mas com o tempo é mais provável que, com o tempo, você tenha o efeito oposto, diminuindo sua classificação e colocando você na lista negra dos resultados de pesquisa. Isso porque muitas técnicas consideradas Black Hat são violações das diretrizes para webmasters do Google dos mecanismos de busca, como o Google. E violar as regras significa punição.

Proteger a reputação da sua marca, aumente a autoridade do seu domínio, ter mais e mais tráfego ao longo do tempo é tudo o que você quer, então para conseguir isso você precisará se ater ao que é chamado de táticas de SEO de “White Hat” (em geral, elas são empregadas junto com técnicas de Marketing de Conteúdo para serem mais efetivas).

Neste guia, explicaremos a diferença entre os métodos de SEO White Hat e Black Hat e destacaremos algumas práticas que você definitivamente deve evitar em prol da classificação de pesquisa – e de sua reputação. No final, você saberá quais são as formas mais éticas e eficazes de usar o SEO para atrair visitantes para o seu site. Se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

O que é SEO Black Hat x White Hat?

O White Hat SEO, também conhecido simplesmente como SEO, é o conjunto de técnicas de otimização de mecanismo de pesquisa aprovadas pelo Google. As técnicas de SEO de White Hat inclui coisas como tornar seu site fácil e rápido de navegar, usar palavras-chave para otimizar seu conteúdo e conseguir backlinks de sites de alta qualidade Concentra-se primeiro nas pessoas e depois nos mecanismos de pesquisa e adota uma abordagem de longo prazo para otimização. As técnicas de White Hat SEO não correm o risco de serem penalizadas pelo Google.

Agora, como é esperado, o SEO Black Hat é o exato oposto disso. São técnicas que são reprovadas pelos mecanismos de busca, que violam as diretrizes e dão ao seu conteúdo uma falsa profundidade, fazendo com que os buscadores acreditem que ele é mais útil do que o que ele verdadeiramente é.

Black Hat SEO você usa atalhos e hacks para enganar os motores de busca e explorar quaisquer pontos fracos em seus algoritmos. As técnicas de Black Hat SEO geralmente são voltadas para os bots de pesquisa primeiro, em vez de leitores humanos. Usar essa estratégia encorre um alto risco de seu site ser penalizada pelo Google.

Mas, quais são as diferenças entre o SEO Black Hat e o SEO White Hat?

ESTRATÉGIAS BLACK HATESTRATÉGIAS WHITE HAT
Conteúdo duplicadoConteúdo relevante
Texto invisível no backendImagens bem rotuladas
Texto cheio de palavras-chave irrelevantesLinks e referências relevantes
Links de sites com conteúdo não relevanteHTML compatível com os padrões
Encobrir ou redirecionar o usuário para outro site ou páginaFrases completas com boa ortografia e gramática
Violações das diretrizes do Google e outros sitesTítulos de página exclusivos e relevantes

O que acontece quando você quebra as regras?

Então, o que acontece quando o Google vê um comportamento de SEO que não gosta Normalmente, o Google mudará seus algoritmos para que essas técnicas não funcionem mais, conforme explicado em suas diretrizes para webmasters do Google. Algumas das atualizações mais notáveis do algoritmo de pesquisa do Google foram:

Flórida: que penalizou o preenchimento de palavras-chave;

Panda: que penalizou fazendas de conteúdo;

Penguin: que penalizou certas práticas de links;

Black hat x white hat estratégia, marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, seo, tecnologia seo black hat x white hat: qual o melhor para o site da sua empresa? Imagem 2023 01 06 150751075 dicas/guias

Entendendo as penalidades para Black Hat SEO

A outra maneira de o Google lidar com os infratores é punir os sites ofensivos individualmente. Se você notou uma queda repentina no tráfego ou que menos de suas páginas da web estão aparecendo nos resultados de pesquisa, esses são sinais de uma possível penalidade. Muitas pessoas descobrem sobre penalidades no Google Search Console.

Lá, o Google informa que há uma infração em seu site. Essa é a maneira deles de dizer que há um problema e dar a você a chance de corrigi-lo. Embora sua classificação de pesquisa possa cair temporariamente, fazer uma correção geralmente ajuda. Você pode enviar um pedido de reconsideração para pedir ao Google que verifique seu site novamente e restaure sua classificação.

Falando sério, o uso de técnicas de Black Hat SEO pode resultar em uma classificação de pesquisa ruim. Em muitos casos, quando o Google muda os algoritmos para eliminar o comportamento questionável de SEO, os sites que tiveram posições de primeira página podem desaparecer. Como isso afeta a autoridade, a visibilidade e o tráfego, você deve evitar isso. Corrija o comportamento e envie um pedido de reconsideração.

Em terceiro lugar, seu site pode ser banido ou excluído dos resultados de pesquisa. Este é a pior coisa que pode acontecer, pois ninguém será capaz de encontrar seu negócio online, matando o tráfego orgânico e os leads e vendas resultantes. Banimentos são raros, mas se o banimento resultar de práticas obscuras de SEO, você precisará desfazê-las, voltar ao SEO White Hat e enviar um pedido de reconsideração. Quais são as práticas de Black Hat SEO que você deve evitar? Vamos dar uma olhada.

O que é o SEO Gray Hat?

Embora esse seja um termo menos comum, às vezes você ouvirá os SEOs se referirem a táticas de “Grey Hat”, um termo é usado para descrever estratégias que não são exatamente Black Hat, mas também não estão classificadas como White Hat e, portanto, seguras para o site da sua empresa. Na maioria dos casos, eles podem ser considerados “erradas” pelos mecanismos de pesquisa, mas o Google não as classificou exatamente como práticas a serem evitadas.

Portanto, embora possam ser menos arriscados do que as táticas que o Google definiu claramente como ruins, elas ainda podem ter consequências desagradáveis para a sua marca. Por exemplo, táticas como criar páginas de entrada, construir microsites e enviar para diretórios de links são consideradas “Gray Hat”, e você pode ficar tentado a usá-las, mas, acredite, o risco não compensa os resultados e uma punição permanente não será retirada do seu site apenas porque você diz que está usando um “Gray Hat e não um Black Hat”.

Um bom seo conecta você aos seus clientes
Um bom SEO conecta você aos seus clientes

10 táticas de Black Hat SEO para evitar

Aqui estão as táticas de SEO Black Hat que você deve evitar a qualquer custo se quiser ter tráfego dos mecanismos de pesquisa. Lembre-se, essas são técnicas que você NÃO DEVE FAZER. Não confunda isso com boas práticas e comece a implementá-las. Aqui está tudo o que há de errado no SEO e por isso, devem ser evitadas de qualquer maneira:

1. Excesso de palavras-chave

O excesso de palavras-chave costumava ser uma maneira de fazer com que seu conteúdo tivesse uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, incluindo todas as palavras-chave escolhidas no conteúdo. Mas isso tornou o conteúdo virtualmente ilegível, então não é surpresa que o Google o tenha reprimido. O Google tem tudo a ver com relevância e o uso de palavras-chave não relacionadas – ou muitas delas – provavelmente resultará no rebaixamento do seu conteúdo. Aqui está o exemplo do Google de excesso de palavras-chave:

Vendemos umidificadores de ar personalizados. Nossos umidificadores de ar personalizados são feitos à mão. Se você está pensando em comprar um umidificador de ar personalizado, entre em contato com nossos especialistas em umidificadores de ar personalizados em [email protected].

Se o seu especialista em SEO ainda está lhe dizendo para criar conteúdo com uma alta porcentagem de palavras-chave ou usando listas de palavras-chave em meta descrições, é hora de contratar alguém novo para lidar com sua estratégia de SEO e fazer pesquisas de palavras-chave adequadas e otimização de conteúdo correto, antes que seja tarde demais.

2. Spam automático de comentários

Se você administra um blog, provavelmente já viu spam de comentários. Esses são comentários automatizados que geralmente incluem palavras-chave e links com spam. Desnecessário dizer que arrumar links de entrada de comentários com spam não enganará o Google e não ajudará na classificação da pesquisa, por isso é um mistério o motivo das pessoas ainda estarem fazendo isso.

Comentários com spam em fóruns e sites de hospedagem gratuitos também são proibidos, diz o Google. O resultado final: qualquer pessoa que comente para ter mais backlinks deve garantir que seus comentários sejam úteis.

Em seu próprio site, você não quer criar links como spam, pois isso prejudicará sua própria classificação de pesquisa. Certifique-se de que seus comentários tenham a tag nofollow, que informa ao Google que você não está passando a classificação de pesquisa para os sites de destino. Isso impedirá que os spammers se beneficiem.

3. Raspagem de conteúdo

A coleta de conteúdo é quando alguém pega seu feed RSS (especialmente se for um feed RSS de texto completo) e reposta o conteúdo em seu próprio site. Em geral, os splogs (blogs de spam) criados dessa forma serão otimizados para cobrir um determinado tópico ou palavra-chave e são cheios de anúncios dos mais variados produtos, serviços e até alguns conteúdos suspeitos cujo você deve manter o click do mouse bem longe, não só pela saúde do seu SEO, mas pelo bem do seu PC ou celular.

Com o Google penalizando esse tipo de conteúdo, não há um bom motivo para usar essa tática de SEO Black Hat. E se você for distribuir seu conteúdo em outro lugar para criar links, lembre-se de usar links canônicos para que o Google saiba onde está o conteúdo original e de preferência em sites relevantes, para que você consiga uma boa classificação de backlinks.

4. Cloaking

“Cloaking” é a prática de mostrar uma coisa aos visitantes e outra aos mecanismos de busca.

Por exemplo, seu visitante pode estar vendo para uma imagem, enquanto há links ocultos e texto no HTML que os robôs do mecanismo de pesquisa estão olhando. Alguém que usa Black Hat SEO pode usar essa técnica para inserir palavras-chave sem o conhecimento dos visitantes, por exemplo.

O conselho do Google sobre isso? Não faça. Apenas não.

5. Texto Oculto

Relacionado à cloaking, outra técnica de Black Hat SEO é ocultar texto e links, por exemplo, alterando a cor para que correspondam ao plano de fundo da página, tornando o tamanho da fonte ultraminúsculo para que ninguém possa vê-lo ou vinculando uma pontuação imperceptível ou algo oculto no backend do site.

O texto oculto nem sempre é uma técnica de SEO Black Hat, é claro. Às vezes, é usado para fornecer texto para leitores de tela para melhor acessibilidade. Mas não vá achando que você poderá fazer impunemente. O Google saberá a diferença e isso vai te prejudicar em algum momento. Se quiser garantir acessibilidade para os dispositivos com tela menor, prefira optar por um site com design responsivo.

6. Páginas de entrada

As páginas de entrada são páginas que direcionam os visitantes para outras páginas. Frequentemente, as táticas de SEO Black Hat criam várias dessas páginas com conteúdo similar em sua maioria na tentativa de criar links para uma página de destino. Se essas páginas não oferecerem valor por si só, qualquer pessoa que as usar provavelmente será penalizada.

7. “Redirecionamentos sorrateiros”

O redirecionamento é uma maneira útil de enviar os visitantes à página certa quando um recurso foi movido ou alterado em seu site ou quando o site como um todo está em um novo domínio. Infelizmente, essa técnica também pode ser mal utilizada no SEO Black Hat. O Google chama de “redirecionamentos sorrateiros” situações em que os mecanismos de pesquisa veem uma coisa e os visitantes veem outra, ou onde alguns usuários veem o conteúdo normal e outros veem um site de spam. Apenas não faça isso.

Qualquer tentativa de aumentar artificialmente a classificação do mecanismo de pesquisa é SEO Black Hat. Um dos tipos de Black Hat SEO que o Google realmente odeia são os esquemas de links, como este. O Google inclui nisso:

  • Links de compra e venda, incluindo postagens que contenham links pagos (esse tipo de prática também perturbará a FTC, a menos que você divulgue o relacionamento);
  • Crosslinking excessivo com outros como parte de uma troca de link;
  • Postagem de convidado e marketing de artigo com texto âncora rico em palavras-chave;
  • Criação automatizada de links por meio de um programa ou aplicativo;

Para cumprir as melhores práticas de SEO, evite esquemas de links a todo custo.

9. Conteúdo superficial de afiliados

As pessoas que administram programas de afiliados geralmente disponibilizam conteúdo promocional para os afiliados. Mas se você publicar isso em seu site como está, provavelmente terá um conteúdo escasso, sem substância para os leitores. Você também duplicará o conteúdo que aparece em outros sites. Para resolver esse problema como afiliado, certifique-se de que o site do produto afiliado tenha conteúdo original, incluindo análises, classificações e comparações.

10. Comportamento malicioso do site

Sites que se envolvem em comportamento malicioso também serão penalizados por Black Hat SEO. Isso inclui:

  • Manipulação de usuários alterando o comportamento dos itens na página (para que eles acabem em algum lugar diferente de onde pretendiam);
  • Promover ou instalar software que altera o comportamento do anúncio;
  • Incluir software indesejado, malware ou cavalos de Tróia em um download de software;
  • Alterar as preferências de pesquisa ou a página inicial dos usuários sem permissão;

Se você observar um comportamento de spam on-line, poderá denunciá-lo ao Google aqui. Outras táticas de SEO Black Hat que não estão especificamente listadas nas diretrizes do Google, mas são penalizadas incluem:

  • Redes de blogs privados, onde os proprietários de sites usam sua própria rede de sites para passar a classificação de pesquisa para um único site;
  • SEO negativo, o que significa tentar penalizar seus concorrentes apontando muitos links de spam em suas páginas da web;
  • Criação de marcações de rich snippets enganosas;

Então, quais são as técnicas que você DEVE usar? Vejamos as táticas que os SEOs White Hat usam…

Exemplos de SEO White Hat

Táticas típicas de SEO de White Hat visam criar e otimizar conteúdo para que ele atinja as pessoas em vez de bots de pesquisa. O bônus é que, se as pessoas gostarem do seu conteúdo, ele aumenta suas chances de ranquear bem. Aqui estão algumas táticas comprovadas de SEO White Hat que você pode usar.

  • Primeiro, faça sua pesquisa de palavras-chave e crie conteúdo no qual você sabe que as pessoas estão interessadas. Use o Planejador de Palavras-chave do Google para incluir palavras-chave relacionadas e variações de palavras-chave.
  • Ao criar conteúdo, faça dele o seu melhor trabalho. Não use palavras-chave em excesso e certifique-se de que esteja formatado para a web, com muitos subtítulos e imagens relevantes para dividir o texto.
  • Isso é especialmente importante com conteúdo de formato longo, que comprovadamente é amplamente compartilhado, fornecendo a você os sinais sociais que alimentam a classificação de pesquisa. Sempre que possível, inclua conteúdo que forneça rich snippets e caixas de resposta, para que você chegue o mais próximo possível da cobiçada posição no topo das páginas de resultados de pesquisa.
  • Certifique-se de vincular-se a fontes relevantes e autorizadas, tanto interna quanto externamente. Os links são um dos três principais fatores de classificação de SEO, portanto, isso é muito importante.
  • Você também pode conseguir links por meio de guest blogging, resenhas, entrevistas e resumos, para ajudar a aumentar a autoridade do seu site com links de entrada de alta qualidade.
  • Use uma ferramenta de SEO como All in One SEO para criar títulos atraentes e meta descrições para seu conteúdo e atualizações de mídia social.
  • Por fim, preste atenção à experiência do usuário, para que os visitantes que encontrarem seu conteúdo on-line queiram ficar por perto. Otimize também para dispositivos móveis, pois isso afetará a forma como seu conteúdo aparece no primeiro índice para dispositivos móveis do Google.

FAQ Rápido

O que é SEO White Hat?

SEO White Hat é um termo que descreve as práticas de marketing na Internet aprovadas pelos mecanismos de pesquisa. O objetivo de uma estratégia de SEO, ou otimização de mecanismo de pesquisa, é fazer com que um site apareça mais alto nos resultados de um mecanismo de pesquisa.

O que é o SEO Gray Hat?

SEO Gray Hat é a combinação de métodos de SEO que acompanham as Diretrizes para webmasters do Google (SEO White Hat) e aqueles que os violam (métodos de Black Hat). Por exemplo, criar conteúdo de qualidade (white hat) e comprar backlinks para ele (black hat).

Devo Usar Técnicas de SEO Gray Hat?

Em geral, as técnicas de SEO Gray Hat devem ser evitadas pois, embora os mecanismos de pesquisas não as classifiquem exatamente como “erradas”, elas também não são consideradas “certas” e podem causar punições ao seu site.

O Black Hat SEO é ilegal?

Tecnicamente, não, mas algumas das técnicas são antiéticas. Embora não existam leis governamentais oficiais sobre as práticas de black hat SEO, se você estiver empregando táticas de SEO que vão contra as diretrizes para webmasters do Google, você corre o risco de ser excluído da lista ou cair no ranking.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais matérias sobre Empreendedorismo no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *