O que determina o preço do Bitcoin?

Saiba o que faz o bitcoin valer ou perder valor e por que eles são tão caros

Uma coisa que é muito clara sobre o bitcoin, e até sobre outras moedas digitais, é que o seu valor nunca é muito constante. O preço do Bitcoin pode, de uma hora para a outra, com um tuíte, uma mensagem ou reportagem pode fazer com que o preço das criptomoedas disparar ou despencar sem prévio aviso. Quem quer entrar nesse mundo pode ter uma pergunta muito importante que ainda não é muito clara: como se calcula o preço do bitcoin?

O Bitcoin (BTC) é uma criptomoeda desenvolvida em 2009 por Satoshi Nakamoto, nome dado ao seu criador (ou criadores) desconhecidos. As transações são registradas em uma blockchain, que mostra o histórico de transações de cada unidade e comprova a propriedade. Ao contrário das moedas tradicionais, o Bitcoin não é emitido por um banco central ou apoiado por um governo. Para os investidores, comprar um bitcoin é diferente de comprar uma ação ou título porque o Bitcoin não é uma corporação.

Consequentemente, não há balanços corporativos para revisar, desempenhos de fundos para comparar ou outras ferramentas tradicionais para escolher um investimento. Então, vamos falar o que influência o preço do Bitcoin para que você possa tomar decisões mais informadas sobre escolhê-lo como investimento. Se ficar com alguma dúvida, basta deixar nos comentários.

O que influência o preço dos Bitcoins

A compra de ações concede a você um título de ação equivalente a um pedaço simbólico da propriedade de uma empresa, enquanto a compra de bitcoin concede a propriedade da criptomoeda que seu dinheiro comprou. O Bitcoin não é emitido nem regulamentado por um governo central e, portanto, não está sujeito a políticas monetárias governamentais e o preço do Bitcoin é afetado principalmente por sua oferta, demanda do mercado por ele, disponibilidade, criptomoedas concorrentes e sentimento do investidor.

Além disso, a oferta de Bitcoin é limitada! Há um número finito de bitcoin, e as moedas finais são projetadas para serem mineradas em 2140. O que significa que, quanto mais bitcoins são minerados, mais difícil fica encontrar novos, por isso, o preço reflete essa crescente dificuldade.

O que determina o preço do Bitcoin?

Bitcoin não é emitido por um banco central ou apoiado por um governo; portanto, as ferramentas de política monetária, taxas de inflação e medidas de crescimento econômico que normalmente influenciam o valor de uma moeda não se aplicam ao Bitcoin. O Bitcoin atua mais como uma mercadoria sendo usada para armazenar valor, portanto, os seguintes fatores influenciam seu preço:

  • A oferta de Bitcoin e a demanda do mercado por ele;
  • O custo de produção de um bitcoin através do processo de mineração;
  • As recompensas emitidas para mineradores de Bitcoin para verificar transações para o blockchain;
  • O número de criptomoedas concorrentes;
  • Regulamentos que regem sua venda e uso;
  • O estado de sua governança interna;
  • Notícias de desenvolvimento e da comunidade;

Efeitos da oferta no preço do Bitcoin

A oferta de um ativo desempenha um papel vital na determinação de seu preço. Um ativo escasso tem maior probabilidade de ter preços altos, enquanto um disponível em abundância terá preços baixos. O fornecimento do Bitcoin é geralmente bem divulgado, pois haverá apenas 21 milhões produzidos e apenas uma quantidade específica criada por ano. Seu protocolo só permite que novos bitcoins sejam criados a uma taxa fixa, e essa taxa é projetada para diminuir ao longo do tempo.

A taxa na qual o Bitcoin é criado é reduzida a cada quatro anos. Isso é chamado de halving, onde o número de moedas dadas como recompensa pela mineração bem-sucedida de um bloco é reduzido pela metade, a última das quais foram extraídas em maio de 2020.

A oferta futura de Bitcoin está, portanto, diminuindo, o que aumenta a demanda. Isso é semelhante a uma redução na oferta de milho se as colheitas fossem reduzidas a cada quatro anos até que não fosse mais colhida, e fosse anunciado publicamente que isso aconteceria – os preços do milho disparariam.

Preço e demanda do Bitcoin

O Bitcoin atraiu a atenção de investidores de varejo e institucionais, aumentando a demanda alimentada por um aumento na cobertura da mídia, “especialistas” e empresários investindo e divulgando o valor que o Bitcoin tem e terá. O Bitcoin também se tornou popular em países com alta inflação e moedas desvalorizadas, como a Venezuela.

Além disso, é popular entre aqueles que o utilizam para transferir grandes somas de dinheiro para atividades ilícitas e ilegais. Isso significa que o encolhimento na oferta futura se juntou a um aumento na demanda para alimentar um aumento no preço do bitcoin. No entanto, seu preço ainda oscila em períodos alternados de altos e baixos. Por exemplo, um aumento nos preços do Bitcoin em 2017 foi sucedido por uma baixa prolongada, depois dois aumentos e quedas acentuados até 2021.

Custos de produção e preço do Bitcoin

Como outras commodities, os custos de produção desempenham um papel essencial na determinação do preço do bitcoin. De acordo com algumas pesquisas, o preço do bitcoin nos mercados de criptomoedas está intimamente relacionado ao seu custo marginal de produção.

Para o Bitcoin, o custo de produção é aproximadamente uma soma dos custos fixos diretos de infraestrutura e eletricidade necessários para minerar a criptomoeda e um custo indireto relacionado ao nível de dificuldade de seu algoritmo. A mineração de Bitcoin consiste em uma rede de mineradores competindo para encontrar um número criptografado – o primeiro minerador a fazê-lo ganha uma recompensa de bitcoins recém-cunhados e quaisquer taxas de transação acumuladas desde que o último bloco foi encontrado.

Um custo indireto da mineração de bitcoin é o nível de dificuldade de seu algoritmo. Os diferentes níveis de dificuldade dos algoritmos do bitcoin podem acelerar ou desacelerar a taxa de produção do bitcoin e afetar sua oferta geral, afetando assim seu preço.

Resolver o hash para abrir um bloco e ganhar uma recompensa requer força bruta na forma de um poder de processamento considerável. Em termos monetários, o minerador terá que comprar muitas máquinas de mineração caras. O processo de mineração de bitcoin também requer contas de eletricidade caras. De acordo com estimativas, o consumo de eletricidade para a rede de mineração de bitcoin é maior do que o de alguns países pequenos.

Como a concorrência afeta o preço do Bitcoin

Embora o Bitcoin seja a criptomoeda mais conhecida, centenas de outros tokens estão competindo por dólares de investimento. A partir de 2022, o Bitcoin domina a negociação nos mercados de criptomoedas. Mas seu domínio diminuiu com o tempo. Em 2017, o Bitcoin representou mais de 80% da capitalização de mercado geral nos mercados de criptomoedas. Em 2022, essa participação caiu para menos de 50%.

A principal razão para isso foi o aumento da conscientização e dos recursos para moedas alternativas. Por exemplo, o Ethereum emergiu como um concorrente formidável do Bitcoin por causa de um boom nas finanças descentralizadas (DeFi). Investidores que veem seu potencial em reinventar os trilhos da infraestrutura financeira moderna investiram em ether (ETH), a criptomoeda usada como “gas” para transações em sua rede. Em 1º de maio de 2022, o Ethereum representava 19,5% do valor total de mercado dos mercados de criptomoedas.

Novas criptomoedas são introduzidas diariamente. Corretoras como a Coinmarketcap, a Binance e outras mantém uma lista de moedas adicionadas recentemente.

Outras criptomoedas que continuam a ser introduzidas aumentaram em popularidade. Tether, BNB, USDCoin e Solana são algumas outras moedas que tiram a capacidade de mercado do Bitcoin. Mesmo que eles tenham desviado alguns dólares de investimento do ecossistema Bitcoin, a concorrência atraiu investidores para o Bitcoin. Como resultado, a demanda e a conscientização sobre criptomoedas aumentaram. Como uma espécie de porta-estandarte para o ecossistema de criptomoedas, o Bitcoin se beneficiou da atenção e seus preços permaneceram altos.

Regulamentos e preço do Bitcoin

O Bitcoin foi lançado após uma crise financeira precipitada pelo afrouxamento das regulamentações no mercado de derivativos. A criptomoeda em si permanece não regulamentada e conquistou uma reputação por seu ecossistema livre de fronteiras e regulamentações.

A falta de status regulatório do Bitcoin tem vantagens e desvantagens. A ausência de regulamentação significa que pode ser usado livremente além das fronteiras e não está sujeito aos mesmos controles impostos pelo governo que outras moedas. No entanto, governos e partes interessadas continuam pressionando pela regulamentação de criptomoedas.

Os investidores também influenciam os preços quando ficam muito empolgados com um ativo, fazendo com que ele seja supervalorizado. O desenvolvimento de uma estrutura regulatória é apenas uma questão de tempo, e os efeitos que isso terá no preço do Bitcoin são desconhecidos.

Preço, mídia e comunidade do Bitcoin

O ecossistema nascente do Bitcoin significa que o desenvolvimento pode impactar diretamente seu preço. Estes desenvolvimentos variam dependendo das circunstâncias. As comunidades de desenvolvimento nem sempre concordam com a direção que o desenvolvimento deve tomar; alguns discordam o suficiente para sair e criar suas próprias versões com base em suas teorias e preocupações. Estes são chamados de hard forks porque há um fork no blockchain onde a nova versão é incompatível com a antiga. Geralmente, também há uma nova criptomoeda introduzida a partir do fork. Postagens de mídia social de pessoas conhecidas ou celebridades podem afetar o preço do Bitcoin.

As políticas de governança do Bitcoin, definidas por um grupo de desenvolvedores principais, também afetam seu preço. Modificações de protocolo que alteram o número de bitcoins existentes ou divergências filosóficas entre desenvolvedores sobre a direção futura da criptomoeda são indicadores de investidores observados de perto.

Isso faz com que investidores e usuários se preocupem com os preços porque não se sabe como os preços serão afetados no início. Por exemplo, quando o blockchain do Bitcoin se tornou o Bitcoin Cash em agosto de 2017, os preços flutuaram e ambas as moedas perderam valor.

Soft forks são mudanças no blockchain que permitem compatibilidade com versões anteriores e geralmente mantêm a mesma criptomoeda. Um exemplo seria a atualização Taproot para Bitcoin em 2021, projetada para mais privacidade, transações mais rápidas e contratos inteligentes. Os meios de comunicação e notícias do Bitcoin são especialmente influentes nos preços de mercado, pois os investidores leem e ouvem os desenvolvimentos e comentários.

Vale a pena comprar R$ 100 de Bitcoin?

O preço do Bitcoin é volátil, então os R$ 100 que você gasta em partes de um bitcoin hoje podem não valer $ 100 amanhã ou mesmo nos próximos 30 minutos. No entanto, seu bitcoin pode valer mais. Se você estiver comprando como um investimento, consulte um profissional de finanças e investimentos sobre suas circunstâncias financeiras específicas. E se você quer comprar Ethereum, Bitcoin, Bitcoin Cash ou outras criptomoedas com toda a segurança, então a melhor exchange centralizada que você pode confiar é a Binance!

A Binance é adequada para pessoas que desejam negociar ou investir em Bitcoins, Ehetr ou altcoins menos conhecidas. A Binance oferece mais de 50 criptomoedas diferentes para negociar e é uma boa opção para quem deseja gráficos mais avançados do que a maioria das outras exchanges. Os recursos, habilidades de gráficos e dados que acompanham sua conta são realmente impressionantes, especialmente quando você considera suas taxas razoáveis.

Faça a sua conta na Binance agora mesmo. Abra sua conta

Preço do bitcoin binance, bitcoin, blockchain, ethereum, exchange, investimentos, investir o que determina o preço do bitcoin? Binance criptomoedas
Binance

FAQ Rápido

Bitcoins são um bom investimento?

Bitcoin tem sido muito volátil em seu curto período de tempo como um ativo de investimento. É melhor falar com um profissional de finanças e investimentos sobre sua situação específica antes de investir em Bitcoin.

Qual é o preço atual das ações do Bitcoin?

Não existe uma ação Bitcoin, mas você pode comprar ações de empresas que investem em tecnologia blockchain ou criptomoeda.

Bitcoins são ilegais?

Bitcoins são reconhecidos como uma forma de moeda em muitos países, mas apenas alguns os consideram moeda legal. Proibições definitivas existem na China, Argélia, Bangladesh, Egito, Iraque, Marrocos, Nepal, Catar e Tunísia.

Embora exista desde 2009, o Bitcoin ainda é uma classe de ativos nascente – uma que é nova e está apenas começando a mostrar seu potencial. Isso significa que seu preço é determinado por uma combinação de oferta, demanda, custos de produção, concorrência, sentimentos e desenvolvimentos regulatórios.

As raízes tecnológicas da criptomoeda significam que fatores de desenvolvimento – como os níveis de dificuldade de seus algoritmos ou bifurcações de suas blockchains – também podem desempenhar papéis essenciais na determinação de seu preço. Fale conosco e diga: Você investe em bitcoins? Tem dúvidas sobre os preços? Fale conosco e aproveite para ler mais sobre criptomoedas no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *