Dólar dispara após manifestantes invadirem o Congresso Nacional em apoio a Bolsonaro

A moeda do Brasil caiu e o dólar dispara na segunda-feira, dia 10/01, depois que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram prédios do governo na capital no domingo, alegando que ele perdeu sua recente eleição por causa de fraude. Pelo menos 1.200 manifestantes foram detidos para interrogatório, disse um porta-voz da polícia civil brasileira aos veículos de imprensa. A queda do Real pressionou o dólar em até 1,6% para comprar 5,308 reais. O dólar posteriormente reduziu seu ganho para 0,6%, alcançando R$ 5,2582.

Dólar dispara
Dólar dispara após invasões terroristas

Dólar dispara em função de atos terroristas

Em um motim de três horas, manifestantes na capital Brasília saquearam obras de artes, equipamentos de informática e iPhones, além de depredarem o congresso nacional do país, o palácio presidencial e o Supremo Tribunal Federal. O ataque gerou comparações com o motim no Capitólio dos Estados Unidos em 2021 liderado por apoiadores de Donald Trump, que acreditavam que ele foi negado um segundo mandato por causa de fraude eleitoral.

Os protestos no Brasil “podem representar um risco institucional que pode colocar em risco os fluxos de capital para o país até que a situação política se acalme”, disse Matthew Ryan, chefe de estratégia de mercado da empresa de investimentos Ebury, em nota. Tal risco pode gerar perdas para a moeda brasileira e limitar os ganhos para as ações do país, disse ele. O principal índice de ações da Bovespa encerrou o pregão volátil de segunda-feira em alta de 0,7%.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que assumiu o cargo em outubro, disse que os manifestantes que participaram de ataques a prédios do governo seriam punidos. Antes da eleição, Bolsonaro vinha alimentando rumores de fraude eleitoral. “Sabemos que os investidores estrangeiros fogem desse tipo de risco e agora não deve ser diferente. O Brasil já tem um histórico negativo de turbulência política, que afetou fortemente os ativos brasileiros no passado”, disse Ryan.

A paridade USD/BRL e as taxas de juros podem sofrer com a saída de posições em moeda nacional e a cobrança de mais prêmio pelos investidores para se protegerem da piora da percepção para o Brasil”, acrescentou.

Lula derrotou o candidato de extrema-direita Bolsonaro no segundo turno por uma margem de 50,9% a 49,1%. Lula iniciou seu terceiro mandato como presidente do Brasil no início deste mês.

Embora o dólar tenha sido amplamente mais forte em relação a seus rivais em 2022, ele caiu mais de 5% em relação ao real brasileiro. Os rendimentos relativamente altos dos títulos soberanos do Brasil em comparação com os dos EUA eram atraentes para os investidores e as commodities brasileiras estavam em demanda depois que a Rússia lançou a guerra contra a Ucrânia no ano passado.

Bolsonaro está foragido na Flórida enquanto os ataques acontecem no país. Notícias na segunda-feira disseram que ele foi levado para um hospital perto de Orlando com dor abdominal, embora hospital negue a informação. Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *