Estresse financeiro | Como as empresas podem auxiliar no orçamento dos colaboradores?

A maioria das pessoas passam o mês se planejando e pensando em saídas para cumprir com todos os compromissos financeiros sem um fundo de emergência, mesmo assim, muitas ainda continuam no vermelho, o que pode impactar diretamente na saúde mental. Isso é chamado de Estresse financeiro.

Segundo uma pesquisa da Provu, 93,8% dos entrevistados afirmaram que já se sentiram estressados por conta de problemas com dinheiro e mais da metade (59,8%) afirmou ter tido alguma questão de saúde motivada por essa preocupação. Hoje o país contabiliza 71,45 milhões de pessoas em situação de inadimplência, de acordo com levantamento feito pelo Serasa em junho deste ano.

Pensando em auxiliar os colaboradores nesta situação, empresas encontram saídas oferecendo modelos de benefícios além dos tradicionais, como o cartão de antecipação salarial, que pode aliviar o orçamento pessoal, e além disso, diminuir o estresse financeiro.

Estresse financeiro
Antecipação salarial pode auxiliar no orçamento dos colaboradores. Foto: FreePick.

“A antecipação salarial, que já faz parte das soluções da Up Brasil, vem aliviando o orçamento de muitos trabalhadores. O benefício, que é simples e efetivo, pode auxiliar as pessoas com um imprevisto financeiro. A solução permite antecipações salariais de até 40% do valor da remuneração mensal.

Após utilizar o crédito, ele tem até 40 dias para quitar a quantia, sem juros, que virá descontada diretamente na folha de pagamento”, explica Taís Lange, diretora de marketing da Up Brasil, empresa de benefícios corporativos.

Deixe seu Nome e Email para se Juntar à Nossa Comunidade e Receber Notícias, Atualizações e Conteúdos Especiais

Com ele, os trabalhadores podem consumir em qualquer dos mais de 180 mil estabelecimentos credenciados, como: farmácia, postos de combustíveis, mercados e restaurantes, além disso, se organizar e adiantar o pagamento de suas contas, sem necessidade de recorrer a cheques especiais e empréstimos, se livrando das preocupações com taxas e juros abusivos, diminuindo as preocupações financeiras.

Para as empresas, além da questão do bem-estar e produtividade dos trabalhadores, o adiantamento salarial também traz outras vantagens que podem entregar um benefício sem custo. A antecipação salarial não será feita com o caixa da organização, mas sim com um limite de gasto para o colaborador no cartão. Desta forma, não há gastos associados da empresa a este produto.

Saúde Mental e o Estresse financeiro

Uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box, no final do ano passado, apontou que cerca de 86% das pessoas com dívidas tinham dificuldades de dormir. Além disso, 74% enfrentavam dificuldades para se concentrar nas tarefas diárias e 61% tiveram crises e ansiedade ao pensar nas dívidas.

Para Taís Lange, é muito importante que as empresas, por meio do RH, pensem e ofereçam benefícios visando ajudar seus colaboradores a minimizar preocupações e sentimentos em relação às finanças. “Vale lembrar que a produtividade deles está diretamente ligada ao bem-estar dentro e fora do trabalho. Com o mercado muito competitivo, atrair e manter bons profissionais é um desafio. O adiantamento salarial vem se provando um benefício que pode ajudar financeiramente os funcionários, gerando um aumento da retenção do time”, completa a profissional.

Sobre a Up Brasil

A Up Brasil é uma multinacional de benefícios corporativos presente em 22 países que atua no modelo de cooperativa com foco regional para atendimento próximo aos clientes, fomentando a economia local entre empresas e estabelecimentos. A companhia também faz a gestão de benefícios para auxiliar os times de recursos humanos, trazendo soluções que promovem maior fidelização e satisfação dos colaboradores, aumentando sua felicidade, engajamento e produtividade.

A empresa está entre as líderes do seu segmento e faz parte do Grupo Up, fundado em 1964, na França, chegando ao Brasil em 2016. A multinacional conta com mais de 21 milhões de beneficiários e 1 milhão de clientes em todo o mundo, sempre planejando ações econômicas contemplando atitudes éticas, conscientes e que colaboram para um planeta melhor.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre fundos de emergência, no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *