Open Finance: Nova Plataforma do Banco Central vai acabar com o Pix?

A nova plataforma do Banco Central, Open Finance, veio para facilitar a vida dos usuários em relação a serviços e transações financeiras, mas, esse anúncio tem preocupado algumas pessoas e deixado no ar a pergunta: isso irá acabar com o Pix? Vai modificar o Pix como conhecemos? O que irá acontecer com o Pix com o lançamento dessa novidade?

Para acabar com isso, a resposta é bem simples: Não! Open Finance não irá (até o momento) alterar em nada o Pix que conhecemos. Se isso mudará no futuro, não é possível afirmar, mas, agora, no lançamento, o Open Finance não representa nenhum risco ao Pix. O Pix, criado em 2018 durante o governo do ex-presidente Michael Temer, é um sistema de pagamentos que se consolidou de forma muito rápida entre os brasileiros graças à agilidade, praticidade e a isenção de taxas, que facilitaram a vida dos usuários.

Então, qual é a função do Open Finance? A nova plataforma do Banco Central vai integrar todos os sistemas financeiros em um só lugar. Incluindo o Pix. Com o objetivo é trazer maior praticidade aos usuários de serviços bancários brasileiros, o Open Finance está previsto para ser lançado no próximo ano.

Open finance
Pix

O que o Open Finance fará?

A ideia do Open Finance é integrar todos os serviços em apenas um aplicativo, para que quem tem conta em mais de um banco possa fazer todas as ações em apenas um lugar, sem a necessidade de ficar mudando de banco, colocando novas senhas e n omes de usuário. Entre os serviços que a nova plataforma trará estão:

Open Banking: O Open Banking permite que informações sobre os usuários de diferentes instituições financeiras sejam compartilhadas entre os Bancos. As transações de contas por meio de diferentes aplicativos, também irá acontecer entre os bancos, de forma segura e rápida. A troca de informações e acesso aos dados pelos bancos pode ser cancelada a qualquer momento pelo usuário. A ideia é gerar uma maior competição entre os bancos e oferecer diferentes serviços ao cliente.

Open Finance: De forma similar ao Open Banking, o Open Finance permite que os usuários acessem serviços financeiros de várias instituições e recebam ofertas desses bancos. Aqui estarão serviços ligados a investimentos, câmbio, seguros e previdência.

Pix: O Pix permanece como conhecemos e também estará no aplicativo Open Finance da mesma forma que conhecemos. O novo sistema não irá mudar (até o momento que foi divulgado) o Pix como conhecemos e deverá receber novas funcionalidades, como a internacionalização do serviço.

E a segurança?

A centralização em um único sistema para todos os serviços bancários, de todas as instituições, em um único lugar parece bastante conveniente para quem vai usar o sistema, porém também apresenta um risco, afinal, se alguém tiver acesso ao seu sistema Open Finance, terá acesso a todos os seus serviços de todas as suas contas bancárias.

Ter um aplicativo no celular com acesso total a todos os bancos não parece algo muito seguro, principalmente para aqueles que levam consigo o aparelho durante o dia. Também há o risco de invasão e hackeamento do sistema (já que ele está conectado a inernet) Não há informações no momento sobre como será a parte de segurança digital do aplicativo, mas é possível que o Banco Central faça testes de segurança antes de implantar o sistema aos usuários.

Agora, deixe nos comentários: você irá aderir ao Open Finance? Teve receio pelo fim do Pix? Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *