SEO e Marketing de Conteúdo: Qual o Melhor para seu Negócio?

Quer saber qual estratégia de marketing trará mais benefícios para o site da sua empresa e, consequentemente, mais vendas? Você quer saber qual é o campeão da otimização? O Marketing de Conteúdo vs o SEO? O que é melhor do que a otimização para mecanismos de busca, o SEO (sigla para Search Engine Optimization), ou se seu site precisa de criação e foco em marketing de conteúdo? Quando novos negócios entram pela primeira vez no cenário do marketing digital, alguns ficam confusos quando tentam determinar qual é o melhor entre SEO e estratégias de marketing de conteúdo.

Vamos falar sobre o por que a integração de ambas as estratégias em suas campanhas de marketing trará os melhores resultados ao seu site e por que não deveria ser SEO versus marketing de conteúdo, mas sim SEO E marketing de conteúdo. Se você tiver dúvidas, é só deixar nos comentários.

O que é SEO (Search Engine Optimization)?

SEO, ou otimização de mecanismo de pesquisa, é uma estratégia que se concentra em otimizar seu site e páginas para ter uma classificação mais alta nos resultados da pesquisa. Essa maior visibilidade gera mais tráfego orgânico e conversões para o seu negócio. A principal maneira de otimizar para os mecanismos de pesquisa é otimizar seu site para seus visitantes. A otimização para os usuários cria uma melhor experiência do usuário.

Quanto mais tempo os usuários passarem em seu site e encontrarem as informações que procuram, maior a probabilidade de se transformarem em leads para sua empresa. Os mecanismos de pesquisa, como o Google, percebem isso e, portanto, classificarão seu site mais alto nos resultados da pesquisa se você estiver otimizando para os usuários.

Os Benefícios do SEO

Tornar seu site acessível para mecanismos de pesquisa permite que suas páginas apareçam mais alto nos resultados de pesquisa. Com a visibilidade que vem de uma classificação mais alta, seu site receberá mais tráfego orgânico e mais conversões. Alguns dos principais componentes que entram no SEO são:

Pesquisa e integração de palavras-chave: Palavras-chave são as consultas que os usuários inserem na barra de pesquisa. Ao integrar palavras-chave em seu conteúdo, você está dizendo ao Google sobre o que é seu conteúdo, e o Google mostrará sua página em consultas de pesquisa relevantes. A pesquisa de palavras-chave ajuda você a direcionar a intenção por trás das palavras-chave com seu conteúdo com precisão.

Melhorando a velocidade da página: os mecanismos de pesquisa se preocupam com a velocidade de carregamento da sua página porque os usuários gostam de velocidade de carregamento rápida. Os usuários querem informações rápidas e, se a velocidade da sua página não for suficiente, os usuários irão embora.

Design responsivo: cada vez mais usuários estão pesquisando online com dispositivos móveis.

Na verdade, mais de 50% do tráfego da Internet vem do celular. As páginas com um design responsivo têm uma boa aparência, independentemente do dispositivo, e os mecanismos de pesquisa e os usuários consideram isso importante.

Criação de links: se a sua página tiver links em muitos outros sites (especialmente sites de autoridade), os mecanismos de pesquisa perceberão. Os links contam como endossos, portanto, os mecanismos de pesquisa considerarão sua página valiosa se ela tiver muitos links de qualidade e a classificará mais alto nos resultados da pesquisa.

Seo e marketing de conteúdo estratégia, marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, seo, tecnologia seo e marketing de conteúdo: qual o melhor para seu negócio? Imagem 2023 01 06 150751075 dicas/guias

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é exatamente o que parece ser: marketing usando conteúdo. É a base de todos os tipos de campanhas de marketing digital. A postagem do blog da semana passada pode ser usada em plataformas de mídia social para ganhar mais atração, mas o verdadeiro combustível do marketing de conteúdo é o trabalho de SEO feito em segundo plano.

Ter um ótimo SEO não significa que seu conteúdo pode ser sem brilho. SEO não é uma mágica que corrige blogs e sites ruins e os faz aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa. Um dos muitos fatores que os mecanismos de pesquisa consideram ao analisar o conteúdo é a qualidade. Se o seu marketing de conteúdo está cheio de erros, inconsistências ou mal escrito, não há SEO no mundo que dê um jeito nisso.

Você precisa produzir conteúdo que seu público-alvo específico goste, conteúdo que forneça uma solução ou entretenimento para um visitante. O marketing de conteúdo se concentra na geração de conteúdo de qualidade que envolve seu público e fornece informações valiosas. Ao criar conteúdo, você constrói sua autoridade e confiança com seu público, compartilhando sua visão e experiência em seu setor. Exemplos de formas de se fazer marketing de conteúdo são:

  • Postagens do site
  • Postagens no blog
  • Postagens de mídia social
  • Pesquisar anúncios
  • Anúncios de mídia social
  • Exibir anúncios
  • E-mails
  • Mídia (imagens, infográficos, vídeos, gifs, etc.)

SEO e Marketing de Conteúdo: Como essas Estratégias Diferem

Ao olhar para as estratégias de SEO versus marketing de conteúdo, você notará que existem algumas diferenças gritantes entre essas duas estratégias. Vamos dar uma olhada nas duas principais diferenças entre SEO e marketing de conteúdo.

SEO é mais técnico do que marketing de conteúdo: Ao comparar as estratégias de SEO com as de marketing de conteúdo, você descobrirá que o SEO é mais técnico do que o marketing de conteúdo. SEO envolve otimização acima e abaixo da superfície do seu site. No front-end do seu site, você deve:

  • Otimizar páginas para palavras-chave relevantes e integrá-las ao seu site;
  • Crie títulos atraentes;
  • Divida o texto com elementos visuais;
  • E mais.

Abaixo da superfície, no back-end, você deve fazer otimizações técnicas para ajudar na classificação do seu site. Essas mudanças incluem:

  • Melhorando a velocidade da página;
  • Otimizando a capacidade de resposta mobile do seu site;
  • Corrigindo links quebrados e reduzindo redirecionamentos;
  • E mais.

SEO é mais estruturado que marketing de conteúdo: O SEO tem mais estrutura do que o marketing de conteúdo. O SEO tem etapas que você pode seguir para otimizar adequadamente seu site e melhorá-lo, e tende a haver uma maneira certa e uma maneira errada de fazer muitas técnicas de SEO. O marketing de conteúdo, por outro lado, é mais subjetivo e não tem uma forma definida de ser bem-sucedido.

O marketing de conteúdo é principalmente uma otimização superficial e menos complexa. Em grande parte, otimizar seu conteúdo significa segmentar seu público e sua intenção de pesquisa. O sucesso do seu marketing de conteúdo depende totalmente do seu público e de como ele se comporta com o seu conteúdo. Escrever conteúdo não tem uma solução única para escrever conteúdo de sucesso. Você pode encontrar dicas sobre como escrever conteúdo de sucesso, mas não existe uma maneira infalível de criar conteúdo de sucesso.

Como Usá-los Juntos

Embora o debate se concentre em SEO versus marketing de conteúdo, a realidade é que você deve usar essas duas estratégias juntas. O SEO ajuda as pessoas a encontrar seu conteúdo, enquanto o conteúdo ajuda a direcionar o tráfego para seu site e melhora sua classificação.

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida requer SEO e vice-versa. Para obter os melhores resultados com sua campanha, concentre-se em criar uma estratégia que incorpore essas estratégias juntas. Então, como você pode combinar as estratégias de SEO e marketing de conteúdo?

Encontre as Palavras-Chave Certas

O conteúdo é a parte mais importante do seu SEO porque os algoritmos do Google analisam como seu conteúdo é otimizado para determinar sua classificação nas páginas de pesquisa. Reserve um tempo para aprender como otimizar seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa. Leia sobre as técnicas de SEO, para que o conteúdo que você gera tenha a maior oportunidade de classificação para suas palavras-chave de destino.

Ao conduzir uma estratégia de SEO, concentre-se em encontrar as palavras-chave certas para o seu conteúdo. Faça uma lista de palavras-chave relevantes que podem ajudá-lo a alcançar seu público-alvo e criar conteúdo em torno dessas palavras-chave e otimize o seu conteúdo para ela. A otimização inclui coisas como repeti-las nos subtítulos, títulos e no texto. Mas não exagere, ou você vai cair no Black Hat SEO e isso pode ser um problema.

Concentre-se em Conteúdo Informativo e de Alta Qualidade

Conteúdo de qualidade engaja. O conteúdo de qualidade leva a um maior engajamento (comentários, compartilhamento, curtidas nas redes sociais e etc) e classificação, e é um conteúdo bem escrito, fácil de ler e direcionado para o seu público. Tudo o que a sua empresa quer, não é? Ser reconhecida pelo público.

Geralmente, quanto mais relevante for o seu conteúdo para a palavra-chave segmentada, maior será a sua classificação. É claro que outros fatores afetam sua classificação, mas a relevância é talvez o que mais impacta em onde você aparece nas páginas de pesquisa. Além disso, os usuários estarão mais propensos a compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais quando encontrarem valor em seu conteúdo.

O ato de compartilhar divulga o que você tem a oferecer e gera mais tráfego para seu site. Ele também atrairá links de qualidade de outros sites, aumentando ainda mais sua classificação nos resultados de pesquisa e aumentando ainda mais seu tráfego. Mantenha a qualidade do seu conteúdo acima da quantidade.

Certifique-se de verificar a legibilidade do seu conteúdo, além de mantê-lo livre de erros gramaticais e ortográficos. Além disso, conteúdos mais longos são o que os internautas procuram nos resultados de busca. Eles querem saber todas as informações relevantes sobre um assunto sem precisar viajar para vários sites para encontrá-lo. Por causa disso, o conteúdo mais longo tende a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Escreva para Humanos e Otimize para SEO

Em uma tentativa de otimizar seu site para uma classificação alta, suas postagens e artigos de blog podem parecer muito mecânicos e sem conexão humana. Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa estão mais inteligentes do que nunca. Eles podem dizer quando os leitores não consideram seu conteúdo valioso.

Ele registra quanto tempo os usuários passaram em seu site, quanto tempo eles saíram e o número de sites que visitaram depois do seu site. É por isso que você deve visar as necessidades de seus usuários acima de tudo, o que pode envolver a entrega de conteúdo em diferentes formas e de vários ângulos se o seu setor se cruzar com vários setores.

Publique Conteúdo com Frequência, mas Priorize a Qualidade

SEO e marketing de conteúdo se cruzam tão bem aqui. O algoritmo Penguin do Google foi lançado para combater o conteúdo pobre que estava sendo divulgado porque, antigamente, os profissionais de marketing utilizavam fábricas de conteúdo para gerar conteúdo apenas o suficiente para backlinks, mas não para a satisfação dos leitores.

Da mesma forma, a utilidade de um site também é determinada pela frequência com que ele publica conteúdo, o que pode ser confuso se você estiver apenas começando como um profissional de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo ajuda você a navegar por esses obstáculos e regras de SEO porque você planeja com antecedência, considera as demandas dos leitores em cada conteúdo que publica e tem uma estratégia de longo prazo com possíveis tópicos e palavras-chave para criar novos conteúdos.

As práticas de marketing de conteúdo de ter uma estrutura e atender às necessidades de seus leitores se alinham perfeitamente com a frequência e a consistência dos requisitos de qualidade para classificação nas SERPs.

Conheça seu Público-Alvo

Conhecer seu público é essencial quando se trata de SEO e marketing de conteúdo. A pesquisa de público é o que ajuda a garantir que seu conteúdo seja exibido para pessoas interessadas.

Se você estiver segmentando o público errado com seu conteúdo, será mais difícil classificar nas páginas de pesquisa e você ganhará menos conversões com o tráfego que conseguir atrair.

Google search console
Google Search Console

Reserve um tempo para pesquisar seu público. Conheça os dados demográficos que eles compartilham e onde provavelmente estarão online. Tenha isso em mente ao criar conteúdo para as pessoas certas e postá-lo no lugar certo. Você pode conseguir essas informações em sites como o Google Analytcs ou no Google Search Console.

Avalie o Conteúdo para ver o que está Funcionando e o que Não Está

Profissionais de marketing especializados revisam dados e estatísticas de conteúdo para saber quais estratégias precisam de ajustes e o tipo de conteúdo que recebe todo o amor do público. No entanto, as metas e objetivos do conteúdo diferem entre marcas e profissionais de marketing de conteúdo. E, como tal, o KPI (ou Indicador-chave de desempenho) de interesse também. Existem várias maneiras de medir e avaliar a eficácia da criação, distribuição e otimização de seu conteúdo.

Links de entrada e backlinks aumentam a autoridade do seu site e permitem que você saiba que outros criadores de conteúdo e seu público-alvo o veem como um recurso para conteúdo de alta qualidade. E o mesmo vale para sites de mídia social e favoritos.

Analisar a taxa de rejeição e o tempo gasto em seu site ajuda você a entender como os leitores interagem com seu conteúdo. Eles acham interessante o suficiente para ficar por mais tempo? Ou eles são desencorajados pela falta de qualidade do seu conteúdo? Você achará útil medir esses KPIs, independentemente do seu objetivo final dos seguintes pontos:

  • Tráfego de palavras-chave e classificações;
  • Compartilha em sites de mídia social e favoritos;
  • Visualizações de página, taxa de rejeição e tempo médio gasto em seu site;
  • Qualidade de links de entrada e backlinks;

Analise essas estatísticas para determinar se elas correspondem aos objetivos do seu conteúdo e se estão alcançando os resultados esperados. Se não o fizerem, essa é a sua sugestão para reajustar sua estratégia de acordo.

FAQ Rápido

Qual é a melhor estratégia SEO ou marketing de conteúdo?

O SEO tem mais estrutura do que o marketing de conteúdo. O SEO tem etapas que você pode seguir para otimizar adequadamente seu site e melhorá-lo, e tende a haver uma maneira certa e uma maneira errada de fazer muitas técnicas de SEO. O marketing de conteúdo, por outro lado, é mais subjetivo e não tem uma forma definida de ser bem-sucedido.

Como fazer Marketing de Conteúdo?

Exemplos de formas de se fazer marketing de conteúdo são:
– Postagens do site;
– Postagens no blog;
– Postagens de mídia social;
– Pesquisar anúncios;
– Anúncios de mídia social;
– Exibir anúncios;
– E-mails;
– Mídia (imagens, infográficos, vídeos, gifs, etc.);

O que eu devo otimizar para fazer um bom SEO?

No front-end do seu site, você deve fazer:
– Otimizar páginas para palavras-chave relevantes e integrá-las ao seu site;
– Crie títulos atraentes;
– Divida o texto com elementos visuais;

No back-end, você deve fazer otimizações técnicas para ajudar na classificação do seu site. Essas mudanças incluem:
– Melhorando a velocidade da página;
– Otimizando a capacidade de resposta mobile do seu site;
– Corrigindo links quebrados e reduzindo redirecionamentos;
E mais.

Qual método de marketing é mais eficaz?

Se você está procurando a estratégia de marketing mais eficaz para pequenas empresas, o marketing de conteúdo é o vencedor. O marketing de conteúdo abrange blogs, vídeos, postagens de mídia social, podcasts, webinars e muito mais – basicamente, qualquer tipo de conteúdo que você pode distribuir online se enquadra nessa categoria.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais matérias sobre Empreendedorismo no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *