O que é Day Trading e como funciona

Você sabe o que é ou faz o Day Trading? Já houve uma época, anos atrás, em que as únicas pessoas capazes de negociar ativamente no mercado de ações eram aquelas que trabalhavam para grandes instituições financeiras, corretoras e casas comerciais.

No entanto, nos últimos 25 anos, desenvolvimentos como o crescimento de corretoras de desconto e negociação on-line, com a disseminação instantânea de notícias em todo o mundo e comissões muito baixas, nivelaram o campo de “jogo” – ou deveríamos dizer negociação. Nos últimos anos, a popularidade de plataformas de negociação como Robinhood e comissões de 0% tornaram mais fácil do que nunca para os investidores amadores tentar negociar como os profissionais.

O Day Trading pode se tornar uma carreira lucrativa (desde que você faça isso corretamente). Mas também pode ser um pouco desafiador para iniciantes – especialmente aqueles que não estão totalmente preparados e com uma estratégia bem planejada. Mesmo os day traders mais experientes podem enfrentar momentos difíceis e sofrer perdas.

Então, o que exatamente é o day trading e como ele funciona? Vamos falar e, se você ficar com alguma dúvida, deixe um comentário.

Day trading | rico com bacon |  analises
Ver gráficos e jornais é uma pratica comum para os day traders

Noções básicas de Day Trading

Day trading geralmente se refere à prática de comprar e vender um título em um único dia de negociação. Pode ocorrer em qualquer mercado, mas é mais comum no câmbio (forex) e nos mercados de ações. Os day traders normalmente são bem-educados e bem financiados. Eles usam grandes quantidades de alavancagem e estratégias de negociação de curto prazo para capitalizar pequenos movimentos de preços que ocorrem em ações ou moedas de alta liquidez.

Os day traders estão sintonizados com os eventos que causam movimentos de curto prazo no mercado. Negociar com base nas notícias é uma técnica popular. Anúncios programados, como estatísticas econômicas, ganhos corporativos ou taxas de juros, estão sujeitos às expectativas do mercado e à psicologia do mercado. Os mercados reagem quando essas expectativas não são atendidas ou são superadas – geralmente com movimentos repentinos e significativos – o que pode beneficiar muito os day traders.

Os day traders usam inúmeras estratégias intradiárias. Essas estratégias incluem:

  • Escalpelamento: Esta estratégia tenta obter vários pequenos lucros em pequenas mudanças de preços ao longo do dia.
  • Negociação de intervalo: Esta estratégia usa principalmente níveis de suporte e resistência para determinar as decisões de compra e venda.
  • Negociação com base em notícias: essa estratégia normalmente aproveita as oportunidades de negociação da alta volatilidade em torno dos eventos divulgados nas notícias.
  • Negociação de alta frequência (HFT): Essas estratégias usam algoritmos sofisticados para explorar ineficiências de mercado pequenas ou de curto prazo.

Uma prática polêmica

O potencial de lucro do day trading é um tópico muito debatido em todas as conversas sobre o assunto. Os golpes de day-trading na Internet atraíram amadores prometendo enormes retornos em um curto período de tempo. Infelizmente, a ideia de que esse tipo de negociação é algum tipo de esquema de enriquecimento rápido persiste. Algumas pessoas fazem day-trade sem conhecimento suficiente. Mas há day traders que ganham a vida com sucesso apesar – ou talvez por causa – dos riscos.

Muitos gerentes de investimento profissionais e consultores financeiros evitam o day trading. Eles argumentam que, na maioria dos casos, a recompensa não justifica o risco. Por outro lado, aqueles que fazem day-trade insistem que há lucros a serem obtidos. Day trading lucrativamente é possível, mas a taxa de sucesso é inerentemente menor porque é inerentemente arriscada e requer habilidade considerável.

Além disso, economistas e profissionais financeiros argumentam que, em longas durações, as estratégias de negociação ativas tendem a ter um desempenho inferior a uma estratégia de índice passivo mais básica, especialmente depois que taxas e impostos são levados em consideração.

O day trading não é para todos e envolve riscos significativos. Além disso, requer uma compreensão profunda de como os mercados funcionam e várias estratégias para lucrar no curto prazo. Embora as histórias de sucesso daqueles que ficaram ricos como day trader muitas vezes recebam muita atenção da mídia, lembre-se de que esse não é o caso da maioria dos day traders: muitos vão fracassar e muitos mal conseguem se manter à tona.

Além disso, não subestime o papel que a sorte e o bom momento desempenham – embora a habilidade seja certamente um elemento, um golpe de má sorte pode afundar até mesmo o trader mais experiente.

Day trading | rico com bacon |  polêmica
Day Trading não é para os conservadores

Características de um Day Trader

Os day traders profissionais – aqueles que negociam para viver e não como um hobby – geralmente têm um conhecimento profundo do mercado. Aqui estão alguns dos pré-requisitos necessários para ser um day trader de sucesso.

Conhecimento e experiência no mercado

Indivíduos que tentam negociar sem entender os fundamentos do mercado geralmente perdem dinheiro. Análise técnica e leitura de gráficos são boas habilidades para um day trader ter. Mas sem uma compreensão mais profunda do mercado e seus riscos exclusivos, os gráficos podem enganar. Faça sua devida diligência e entenda os prós e contras específicos dos produtos que você comercializa.

Capital suficiente

Os day traders usam apenas capital de risco que podem perder. Isso não apenas os protege da ruína financeira, mas também ajuda a eliminar a emoção de suas negociações. Muitas vezes é necessária uma grande quantidade de capital para capitalizar efetivamente os movimentos de preços intradiários. Ter acesso a capital adequado é muito importante porque a maioria das negociações diárias emprega um alto grau de alavancagem nas contas de margem, e as oscilações voláteis do mercado podem desencadear grandes chamadas de margem em curto prazo.

Estratégia

Um trader precisa de uma vantagem sobre o resto do mercado. Os day traders usam várias estratégias diferentes, incluindo swing trading, arbitragem e notícias de negociação. Eles refinam essas estratégias até que produzam lucros consistentes e limitem efetivamente as perdas.

Análise da Estratégia

ModeloRiscoRecompensa
Swing TradingAltoAlto
ArbitragemBaixoMédio
Notícias de negociaçãoMédioMédio
Fusões/AquisiçõesMédioAlto

Disciplina

Uma estratégia lucrativa é inútil sem disciplina. Muitos day traders acabam perdendo dinheiro porque não conseguem fazer negócios que atendam aos seus próprios critérios. Como diz o ditado: “Planeje a negociação e negocie o plano”. O sucesso é impossível sem disciplina.

Para lucrar, os day traders dependem muito da volatilidade do mercado. Um day trader pode achar uma ação atraente se ela se movimentar muito durante o dia. Isso pode acontecer por vários motivos diferentes, incluindo um relatório de ganhos, sentimento do investidor ou até notícias econômicas ou da empresa em geral.

Os day traders também gostam de ações que são altamente líquidas porque isso lhes dá a chance de mudar sua posição sem alterar o preço da ação. Se o preço de uma ação subir, os comerciantes podem assumir uma posição de compra. Se o preço cair, um trader pode decidir vender para que possa lucrar quando cair. Independentemente da técnica que um day trader usa, eles geralmente procuram negociar uma ação que se move (muito).

Day trading | rico com bacon | gráfico
É possível ser um day trader profissional?

Day Trading para ganhar a vida

Existem duas divisões principais de day traders profissionais: aqueles que trabalham sozinhos e/ou aqueles que trabalham para uma instituição maior.

A maioria dos day traders que negociam para ganhar a vida trabalham para grandes players, como fundos e mesas de negociação proprietárias de bancos e instituições financeiras. Esses traders têm uma vantagem porque têm acesso a recursos como linhas diretas com contrapartes, uma mesa de operações, grandes quantidades de capital e alavancagem e software analítico caro (entre outras vantagens).

Esses traders geralmente procuram lucros fáceis que podem obter com oportunidades de arbitragem e eventos de notícias; esses recursos permitem que eles capitalizem esses day trades menos arriscados antes que os traders individuais possam reagir.

Comerciantes individuais geralmente administram o dinheiro de outras pessoas ou simplesmente negociam com o seu próprio dinheiro. Poucos deles têm acesso a uma mesa de operações, mas muitas vezes têm fortes vínculos com uma corretora (devido aos grandes valores que gastam em comissões) e acesso a outros recursos.

No entanto, o escopo limitado desses recursos os impede de competir diretamente com os day traders institucionais. Em vez disso, eles são forçados a assumir mais riscos. Traders individuais normalmente fazem day trade usando análise técnica e swing trades – combinados com alguma alavancagem – para gerar lucros adequados em movimentos de preços tão pequenos em ações de alta liquidez.

O day trading exige acesso a alguns dos serviços e instrumentos financeiros mais complexos do mercado. Os day traders normalmente precisam dos seguintes recursos:

Acesso a uma mesa de negociação

Isso geralmente é reservado para traders que trabalham para instituições maiores ou para aqueles que gerenciam grandes quantias de dinheiro. A mesa de negociação ou negociação fornece a esses traders execuções instantâneas de ordens, que são particularmente importantes quando ocorrem movimentos bruscos de preços. Por exemplo, quando uma aquisição é anunciada, os day traders que procuram arbitragem de fusão podem fazer seus pedidos antes que o restante do mercado possa aproveitar o diferencial de preço.

Várias fontes de notícias

As notícias fornecem a maioria das oportunidades das quais os day traders capitalizam, por isso é imperativo ser o primeiro a saber quando algo significativo acontece. A sala de negociação típica tem acesso a várias agências de notícias líderes, cobertura constante de organizações de notícias e software que analisa constantemente fontes de notícias para notícias importantes.

Software analítico

O software de negociação é uma necessidade cara para a maioria dos day traders. Aqueles que confiam em indicadores técnicos ou swing trades confiam mais em software do que em notícias. Este software pode ser caracterizado pelo seguinte:

  • Reconhecimento automático de padrões: Isso significa que o programa de negociação identifica indicadores técnicos, como sinalizadores e canais, ou indicadores mais complexos, como padrões Elliott Wave.
  • Aplicações genéticas e neurais: são programas que usam redes neurais e algoritmos genéticos para aperfeiçoar sistemas de negociação para fazer previsões mais precisas de movimentos futuros de preços.
  • Integração do corretor: Alguns desses aplicativos até fazem interface direta com a corretora, o que permite a execução instantânea e até automática de negócios. Isso é útil para eliminar a emoção da negociação e melhorar os tempos de execução.
  • Backtesting: Isso permite que os traders vejam como uma determinada estratégia teria se comportado no passado para prever com mais precisão como ela se comportará no futuro. Tenha em mente que o desempenho passado nem sempre é indicativo de resultados futuros. Combinadas, essas ferramentas fornecem aos traders uma vantagem sobre o resto do mercado. É fácil ver por que, sem eles, tantos traders inexperientes perdem dinheiro. Além disso, outros elementos que influenciam o potencial de ganhos de um day trader são o mercado em que negociam, quanto capital têm e quanto tempo estão dispostos a dedicar.

Riscos do Day Trading

Day trading | rico com bacon | riscos
É possível perder tudo de uma hora para a outra

Para o investidor médio, o day trading pode ser uma proposta assustadora devido ao número de riscos envolvidos. Alguns dos riscos do day trading, conforme analise da Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, estão resumidos abaixo:

Esteja preparado para sofrer graves perdas financeiras: como os day traders geralmente sofrem graves perdas financeiras nos primeiros meses de negociação, e muitos deles nunca se graduam para ter lucros, eles devem arriscar apenas o dinheiro que podem perder.

A negociação do dia é um trabalho de tempo integral extremamente estressante e caro: a negociação do dia é extremamente difícil, e observar dezenas de cotações de cotações e flutuações de preços para detectar as tendências do mercado exige grande concentração. Os day traders também incorrem em altas despesas, normalmente pagando grandes quantias às suas empresas por comissões, treinamento e computadores.

Os day traders dependem muito do dinheiro emprestado: as estratégias de day-trading usam a alavancagem do dinheiro emprestado para obter lucros, e é por isso que muitos day traders não apenas perdem todo o seu dinheiro, mas também acabam endividados.

Não acredite em alegações de lucros fáceis: Fique atento às “dicas quentes” e “conselhos de especialistas” de boletins e sites que atendem a day traders e lembre-se de que seminários e aulas educacionais sobre day trading podem não ser objetivos.

FAQ Rápido

O que é considerado um day trade?

O que é um day trade? Um day trade ocorre quando você compra e vende (ou vende e compra) o mesmo título em uma conta de margem no mesmo dia. A regra se aplica ao day trading em qualquer título, incluindo opções. A negociação do dia em uma conta em dinheiro é geralmente proibida.

O day trading é ilegal?

Embora o day trading não seja ilegal ou antiético, pode ser muito arriscado. 
Como a maioria das estratégias de day-trading emprega alavancagem em contas de margem, os day traders podem perder mais do que investiram e acabar em dívidas significativas.

Os day traders ganham dinheiro?

Esteja você negociando por conta própria ou trabalhando para uma corretora de negociação e usando parte do dinheiro da empresa, os day traders normalmente não recebem um pagamento ou salário regular. Em vez disso, sua renda é derivada de seus lucros líquidos.

O day trading é como apostar?

É justo dizer que day trading e jogos de azar são muito semelhantes. A definição do dicionário de jogo é “a prática de arriscar dinheiro ou outras apostas em um jogo ou aposta”. Quando você faz um day trade, está apostando que os movimentos aleatórios de preços de uma determinada ação tenderão na direção desejada e você ganha dinheiro com isso.

Por que há um limite no day trading?

Os limites diários de negociação são impostos pelas bolsas de valores para proteger os investidores de movimentos extremos de preços e desencorajar possíveis manipulações nos mercados. Os limites diários de preços também são usados nos mercados cambiais, em que o banco central de um país impõe limites para reduzir a volatilidade de sua moeda.

Agora, deixe nos comentários, você pratica o day trading? Pretende arriscar nesse negócio? Fale conosco e aproveite para ler mais notícias e investimentos no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *