Você ainda pode minerar Bitcoin em casa em 2022?

Apesar da crença popular, você não precisa de sua própria turbina eólica ou usina nuclear para minerar criptomoedas lucrativamente em casa em 2022

Mais de uma década atrás, costumava ser incrivelmente fácil minerar bitcoin em casa. Você poderia simplesmente montar alguns computadores gamers, ou acessar silenciosamente a infraestrutura de sua escola ou escritório, e minerar tanto bitcoin que, hoje em dia, você teria uma mina de diamantes em mãos – desde que tivesse a sensibilidade para saber quando eles seriam vendidos nos momentos certos ou não, e não jogaria seu disco rígido fora.

Porém, hoje em dias esses tempos loucos agora são uma memória distante. A rede Bitcoin tornou-se tão grande que as operações de mineração ocupam armazéns inteiros cheios de máquinas de mineração poderosas e personalizadas agora competem entre si para pegar recompensas do bloco. Mas existem maneiras pelas quais a mineração de criptomoedas ainda pode ser lucrativa para a pessoa comum – e não apenas com bitcoin. Neste artigo, mostraremos as ferramentas necessárias para calcular suas chances de obter lucro e quais moedas são as melhores.

Minerar bitcoin em casa | rico com bacon | bitcoin
Minerar bitcoin já foi uma tarefa mais fácil

É lucrativo minerar bitcoin em casa?

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda globalmente acessível do mundo a popularizar a mineração – o processo de usar o poder computacional para gerar um código vencedor (conhecido como hash) antes de qualquer outra pessoa para ser selecionado para adicionar um novo bloco ao blockchain. Em troca de seu esforço, cada minerador bem-sucedido é recompensado com criptomoeda recém-criada e quaisquer taxas associadas às transações incluídas no novo bloco. Esse tipo de sistema de validação de blockchain é conhecido como “prova de trabalho”.

Quando você minera uma criptomoeda, precisa estar atento aos passivos que reduzirão seus lucros: ou seja, o preço de mercado do bitcoin, o custo da eletricidade, as taxas de manutenção e o custo do seu equipamento de mineração e por quanto tempo ele ficará de pé contra mineiros cada vez mais poderosos. À medida que máquinas mais poderosas chegam ao mercado, sua máquina outrora poderosa pode não ser capaz de acompanhá-los.

As calculadoras de lucratividade, como as do Nicehash, ajudam a determinar se sua operação provavelmente ganhará ou perderá dinheiro. Para dar um exemplo, vamos assumir que você não tem uma barragem hidrelétrica à sua disposição, mas está contando com a taxa residencial média da rede elétrica brasileira (cujo o preço varia bastante) por quilowatt-hora. Se você estiver minerando bitcoin usando um processador, como um AMD Ryzen 5 3600 (que é o meu caso), você gerará R$ 19 por mês em bitcoin, de acordo com Nicehash.

Minerar bitcoin em casa | rico com bacon | calculadora
Calcule e veja seus custos e ganhos

Como o preço do bitcoin é tão volátil, é impossível garantir que você poderá recuperar seu dinheiro em uma placa gráfica RTX 3080 em 10 meses ou 25 meses para o equipamento de mineração S19 Pro. Qualquer coisa pode influenciar no preço dos bitcoins, o que torna ainda mais difícil prever seus lucros ou prejuízos.

A dificuldade da rede, que determina o quão difícil é (em termos computacionais) minerar novos bitcoins, também é volátil. Após a repressão à mineração de criptomoedas na China em julho de 2021, a dificuldade da rede caiu 28%, tornando muito mais fácil para os mineradores restantes descobrirem novos blocos. No entanto, isso durou pouco e, desde então, quase voltou aos máximos anteriores.

A mineração se beneficia da escala, e os mineradores domésticos geralmente extraem menos lucro por minerador do que uma empresa de mineração profissional. Para cobrir seus custos, as empresas de mineração profissionais muitas vezes transitam entre jurisdições com eletricidade barata, negociam com redes elétricas locais, produzem eletricidade e jogam fora hardware de mineração desatualizado a uma taxa surpreendente.

Quais moedas são lucrativas para minerar em casa?

Ainda assim, existem muitas outras opções para o mineiro de fim de semana minerar criptomoedas em casa. Infelizmente, existem tantas opções e variáveis que é difícil construir comparações precisas e ainda dizer exatamente quais serão lucrativas ou não.

Existem alguns truques: depois de um certo ponto, geralmente é mais eficiente minerar bitcoin do que ethereum com chips de computador em vez de usar placas gráficas, já que o Ethereum favorece fortemente os mineradores de unidade de processamento gráfico (GPU). Embora esse não seja o caso por muito tempo, já que o Ethereum está eliminando os mineradores antes de sua migração para um sistema blockchain de “prova de participação”.

O fornecimento do próprio hardware de mineração também continua sendo um grande problema. Na alta de 2021, o mercado de GPUs enlouqueceu, tornando as principais placas gráficas quase impossíveis de comprar pelo valor de mercado. Para tornar as coisas mais confusas, algumas redes, como a Chia, dependem de discos rígidos em vez de placas gráficas ou processadores de computador, fazendo com que alguns apontem o dedo para a mineração de Chia pela escassez de discos rígidos em 2021.

Dito isso, algumas calculadoras de lucratividade como a CoinWarz são ilustrativas ao mostrar a taxa de lucratividade, assumindo que seu poder de hash – a quantidade de poder computacional que você está usando para minerar uma criptomoeda – é constante. Algumas sugestões do site, dependendo do seu orçamento para equipamento e custo de energia são:

  • Ethereum
  • Peercoin
  • Bitcoin Cash
  • Bitcoin
  • Ethereum clássico

Moedas pequenas – aquelas com menos concorrência de outros mineradores – podem ser mais lucrativas. No entanto, como os preços das moedas menores geralmente são mais voláteis do que as moedas estabelecidas, o valor de seus retornos é muito menos previsível.

Minerar bitcoin em casa | rico com bacon | altcoins
Existem alternativas ao bitcoin mais fáceis de conseguir

Agora você deve estar com um milhão de perguntas na cabeça que “onde posso comprar o hardware?”, “e o consumo de energia?” e “como eu começo?”

Aqui estão algumas respostas:

  • A maioria dos mineradores de Bitcoin não considera o local para configurar o equipamento de mineração, pois uma configuração eficiente pode ocupar um espaço de uma garagem. Por isso, confira as opções antes de começar.
  • Olhe em suas áreas de fornecimento de eletricidade, tensão e informe-se sobre as taxas de energia por quilowatts. A maioria das grandes fazendas de mineração está localizada em lugares como China, Rússia e o interior da Europa, onde a eletricidade é barata e prontamente disponível.
  • Cada minerador Bitcoin ASIC requer sua própria tomada de 220v, realize uma pesquisa no local de instalação e pré-resolva esses problemas de acordo com quantas plataformas de mineração você deseja construir. Lembre-se de não sobrecarregar o seu circuito.
  • Outro problema significativo com a criação de uma enorme plataforma de mineração é a imensa quantidade de calor produzida. Nos invernos, ele funcionará como um aquecedor pré-pago, mas você ferverá durante os verões, principalmente em locais onde as temperaturas podem atingir mais de 30°c.
  • Embora a internet de alta velocidade não seja um problema para a maioria de nós, considere analisar isso com antecedência.

Alternativas para minerar sozinho em casa

Se você estiver interessado em aumentar suas chances de obter recompensas de mineração, também pode considerar participar de um pool de mineração de bitcoin (falamos sobre eles mais a frente). Isso envolve unir forças com outros mineradores para aumentar suas chances de descobrir novos blocos e gerar lucro – mas também significa que você dividirá os retornos. Por fim, se você não tiver o poder de computação em casa, poderá analisar a mineração em nuvem e pesar os prós e os contras de terceirizar suas necessidades de hardware.

O que você precisa para minerar Bitcoins

Embora os indivíduos pudessem competir por blocos usando um computador pessoal doméstico comum no início da história do Bitcoin, esse não é mais o caso. A razão para isso é que a dificuldade de minerar Bitcoin muda com o tempo.

Para garantir que o blockchain funcione sem problemas e possa processar e verificar transações, a rede Bitcoin pretende ter um bloco produzido a cada 10 minutos ou mais. No entanto, se houver 1 milhão de plataformas de mineração competindo para resolver o problema de hash, eles provavelmente alcançarão uma solução mais rapidamente do que um cenário em que 10 plataformas de mineração estão trabalhando no mesmo problema. Por esse motivo, o Bitcoin foi projetado para avaliar e ajustar a dificuldade de mineração a cada 2.016 blocos, ou aproximadamente a cada duas semanas.

Quando há mais poder de computação trabalhando coletivamente para minerar bitcoins, o nível de dificuldade da mineração aumenta para manter a produção de blocos em uma taxa estável. Menos poder de computação significa que o nível de dificuldade diminui. No tamanho da rede de hoje, uma mineração de bitcoin em computador pessoal quase certamente não encontrará nada.

Tudo isso para dizer que, para minerar competitivamente, os mineradores devem agora investir em equipamentos de computador poderosos, como uma placa de vídeo (GPU) ou, de forma mais realista, um circuito integrado específico de aplicação (ASIC). Estes podem custar de R$ 500 a mais de mil reais. Alguns mineradores – principalmente os mineradores de Ethereum – compram placas gráficas individuais como uma alternativa de baixo custo de montar operações de mineração.

Minerar bitcoin em casa | rico com bacon | asic
Um Asic

Hoje, o hardware de mineração Bitcoin é quase inteiramente composto por máquinas ASIC, que neste caso, fazem especificamente uma coisa: Minerar bitcoins. Os ASICs de hoje são muito mais poderosos do que CPUs ou GPUs e ganham mais poder de hash e eficiência energética a cada poucos meses à medida que novos chips são desenvolvidos e implantados.

Depois de escolher qual mineração é a certa para você, você precisa configurar uma carteira de Bitcoin para armazenar seus ganhos. Se o que você deseja é um investimento e não tem intenção de gastar nenhuma moeda em um curto prazo, considere usar uma carteria como a Bitcoin Paper Wallet Generator, para criar a sua carteira de ‘papel’. Anote o endereço ‘público’ que o site gera e usará para receber seus pagamentos.

Para verificar o seu saldo de bitcoins, você pode visitar o site Blockchain.info e inserir seu endereço de pagamento na barra de pesquisa, localizada no canto superior direito. Atenção: não divulgue suas chaves privadas, pois quem tiver acesso à sua carteira “de papel” poderá controlar seus bitcoins e outras moedas que você possuir.

O que são pools de mineração?

O minerador que descobre uma solução para o quebra-cabeça do hash recebe primeiro as recompensas de mineração, e a probabilidade de um participante descobrir a solução é igual à proporção do poder total de mineração na rede.

Os participantes com uma pequena porcentagem do poder de mineração têm uma chance muito pequena de descobrir o próximo bloco por conta própria. Por exemplo, uma placa de vídeo de mineração que pode ser comprado por alguns representaria menos de 0,001% do poder de mineração da rede. Com uma chance tão pequena de encontrar o próximo bloco, pode levar muito tempo até que o minerador encontre um bloco, e a dificuldade vai subir periodicamente, oque torna as coisas ainda piores. O mineiro pode nunca recuperar seu investimento. A resposta para esse problema são os pools de mineração.

Os pools de mineração são operados por terceiros e coordenam grupos de mineradores. Trabalhando juntos em um pool e compartilhando os pagamentos entre todos os participantes, os mineradores podem obter um fluxo constante de bitcoin a partir do dia em que ativam seus mineradores. Estatísticas sobre alguns dos pools de mineração podem ser vistas em Blockchain.info.

Começando a mineirar em cinco passos:

Passo 1: Construir uma plataforma de mineração de bitcoin

O que é um equipamento de mineração de criptografia? O “rig” nada mais é do que um computador customizado, similar a um PC gamer. Um equipamento tem todos os elementos comuns do PC, como placa-mãe, CPU, armazenamento e RAM. As coisas divergem do setup de computadores pessoais quando se trata de placas de vídeo.

Ao minerar criptomoedas, a unidade de processamento gráfico, ou GPU, faz todo o trabalho duro e não a unidade de processamento central, ou CPU. Você precisará de uma GPU razoavelmente poderosa para mineração e provavelmente comprará mais de uma – muito mais de uma. Um equipamento de mineração pode consistir em um PC relativamente acessível com GPUs poderosas ou vários.

Você precisará conectar várias placas gráficas a um sistema. Você também precisará adicionar mais de um PSU (unidade de fonte de alimentação) e uma placa-mãe de alto desempenho se estiver planejando levar as coisas ao extremo. Você também pode anexar um ASIC ao computador e atualizar seu poder de processamento, aumentando o custo. É um jogo de tentativa e erro. Seja paciente; vai dar tudo certo.

Passo 2: Escolha uma carteira digital

Depois de organizar o hardware aceitável e criar um rig. (seja por ASIC ou GPU), você precisaria colocar uma carteira digital para armazenar recompensas Bitcoin. Eles permitem que você gerencie seus endereços Bitcoin, enquanto cada endereço Bitcoin possui duas chaves; um é privado e o outro é público. Lembre-se que se você perder a chave privada, não há como recuperar esses Bitcoins. Para receber pagamentos, você transmite sua chave pública e ela funciona como o número da sua conta bancária. Existem vários sites para criar sua carteira de Bitcoin, e você pode escolher um como Coinbase, Ledger ou SoFi.

Minerar bitcoin em casa | rico com bacon | coinbase
O site da Coinbase

Passo 3: Escolha um pool de mineração

Tornou-se difícil até mesmo para as melhores plataformas individuais competir com essas gigantescas fazendas de mineração nos dias de hoje e, portanto, você precisa escolher um pool de mineração. Então pense nisso como um projeto escolar complexo onde você criou pequenos grupos para resolver o caso.

Isso fortalecerá suas chances de obter lucro, mas lembre-se de que as recompensas obtidas por meio do pooling serão distribuídas entre todos os membros que contribuíram para o esforço conjunto. Alguns pools de mineração comuns são o slush pool, BATPOOL, 1Hash e o maior, o AntPool.

Passo 4: Instale um programa de mineração

Agora é hora de instalar um software de mineração Bitcoin legítimo em seus sistemas, como EasyMine, GUIMiner ou CGMiner. O software de mineração conecta você aos clientes e à rede real de Bitcoin e blockchain. É o trabalho do software receber pedidos de Bitcoin, coletar os resultados concluídos (prova de trabalho) e adicionar todas essas informações à rede blockchain. O software de mineração também acessa as atividades de mineração e mostra estatísticas como taxa de hash, temperatura, resfriamento e velocidade média de mineração.

Etapa 5: Iniciar mineração

E depois de instalar o software, você pode começar a minerar e ganhar Bitcoins. Assim que você iniciar o ciclo, o software de mineração se comunicará com os servidores do pool para agrupar o esforço de mineração de sua máquina com outros no pool. Deixe a máquina fazer sua mágica.

FAQ Rápido

Posso minerar bitcoins em casa?

Embora seja mais difícil hoje em dia, é possível ainda minerar bitcoin em casa. Você precisará de um equipamento adequado e compreender os riscos e custos envolvidos na operação antes de começar.

Minerar bitcoins é legal?

Sim. Não há nada de ilegal na mineração de bitcoins em casa.

O que é um pool de mineração?

Um pool de mineração é um grupo de computadores que, juntos, são administrados por uma única entidade. Você pode fazer parte de um pool e adicionar o seu poder computacional ao pool e, com isso, receber parte dos lucros se conseguir encontrar alguma criptomoeda.

A mineração de Bitcoin é gratuita?

Existem vários tipos diferentes de software de mineração Bitcoin gratuito por aí, com vantagens e desvantagens cada. Alguns dos melhores softwares de mineração Bitcoin gratuitos são o EasyMine, GUIMiner ou CGMiner.

Qual é a maneira mais rápida de minerar Bitcoins?

A maneira mais fácil de entrar na mineração de bitcoin é participando da mineração de bitcoin na nuvem. A mineração de bitcoin na nuvem permite que um indivíduo pague pelo uso de hardware e software necessários para a mineração de bitcoin sem gastar o custo de sobrecarga associado a um equipamento de mineração pessoal.

Então, é isso. Com esses cinco passos você começará a minerar o bitcoin ou outras criptomoedas, dependendo das suas configurações ou da sua máquina. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários e fale conosco. Você também pode ler mais sobre criptomoedas no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *