Saiba como resgatar dinheiro esquecido no Banco Central em 2022

Tem coisa melhor do que encontrar dinheiro perdido ou esquecido? Então, vamos ajudá-lo a descobrir se você não tem um dinheiro esquecido no Banco Central e como resgatá-lo. O DC disponibilizou um site para que os contribuintes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, possam consultar valores esquecidos em contas bancárias ou que, de alguma forma, foram restituídos pelas instituições financeiras. Desde o lançamento, a procura pelo site e pelas consultas foi tão grande que o portal do Banco Central saiu do ar e a consulta foi suspensa.

O BC estima que 8 bilhões de reais possam ser liberados para os contribuintes através desse resgate, embora, apenas na primeira etapa, cerca de R$ 3,9 bilhões estejam disponíveis para saque. Para que você possa saber se tem valores a resgatar, basta seguir o passo a passo (depois que o site for reestabelecido pelo Banco Central) que preparamos para você.

Atualização dia 14/02: O site do BC para a consulta de valores está no ar. Basta acessar o site e informar o seu CPF/CNPJ e data de nascimento. Se o site informar que não há valores, é possível que na data informada possam encontrar os valores.

Resgatar dinheiro esquecido | rico com bacon | dinheiro chuva
Nada melhor do que encontrar dinheiro que você não sabia que tinha

Como consultar se tenho dinheiro esquecido no Banco Central?

  • Primeiro, você deve acessar o site do Banco Central, clicar em “Minha vida Financeira” e, em seguida, em “Valores a Receber”. Na página seguinte, você deve clicar em “Consulta ao Relatório Valores a Receber”.
  • Informe o seu CPF ou CNPJ, transcreva o código que aparecer na tela e clique em “Consultar”. Em seguida, o sistema mostrará os valores que você tem a receber ou se não há valor nenhum.

No momento da escrita dessa matéria, o site do Banco Central está fora do ar. Não há uma previsão de retorno.

Resgatar dinheiro esquecido | rico com bacon | site do banco central
Site do banco central para consultas

De acordo com o site de Acesso a Informação do Banco Central, o site para a consulta da Minha Vida Financeira voltará ao ar no dia 14 de Fevereiro. Se quiser entrar em contato com eles, você pode acessar o site na Guia “Fale Conosco” ou ligar para o número 145.

Tenho Valores! Como receber?

Se você tiver valores a receber, o próximo passo é acessar o portal Registrato e fazer um cadastro. Veja o passo a passo para esse cadastro:

Se já estiver cadastrado no Registrato, basta informar usuário e senha e acessar o portal. No momento da redação dessa matéria, o Portal do Registrato está funcionando normalmente.

Se não estiver, terá que fazer um cadastro através do Banco Central ou do Gov.br. Pelo Gov.br apenas quem tiver status prata ou ouro conseguirá acessar o Registrato (esses status têm a ver com o nível de segurança da conta). O Gov.BR é um aplicativo de celular disponível para sistema Android e iOS.

Uma vez dentro do Registrato, basta informar os seus dados bancários e como deseja que a transferência seja feita. Importante destacar que apenas os bancos conveniados com o Banco Central podem liberar os recursos “esquecidos” através desse site. Contas em instituições que já tenham ido à falência ou não existam mais não fazem parte dessa liberação.

É possível receber o dinheiro via PIX ou transferências do tipo DOC e TED. No caso do PIX, é preciso que o banco do usuário tenha feito um acordo para transferir por esse método, o que deve ocorrer dentro de um prazo de até 12 dias. Nesse caso, aparecerá a opção “Solicitar por aqui” assim que o usuário entrarem em seus cadastros do Registrato.

Mesmo que o banco tenha feito acordo para transferir por PIX, os usuários podem solicitar o pagamento via DOC ou TED. Esse será o método usado pelos bancos que não fizeram o acordo ou para os aqueles que já não têm mais as contas com os valores esquecidos.

Agora, deixe nos comentários se você teve alguma dúvida em relação ao seu cadastro ou se conseguiu receber um dinheiro esquecido de última hora. Fale conosco e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *