Site da Ferrari é Hackeado e vende falsa coleção de NFTs

Vendido como uma coleção com "4,458 cavalos de potência", hackers conseguiram tirar dinheiro dos entusiastas da marca italiana com NFTs falsos

Mais um dia e mais um golpe de NFT aparece na praça. É bom realmente ficar de olho em nossa matéria de Projetos NFTs que levaram o dinheiro dos investidores, para evitar esse tipo de coisa. Dessa vez, o site da Ferrari foi invadido por ciberataques para promover uma falsa coleção de NFTs, fingindo ser a tão esperada oficial, que enganou seus compradores. É interessante ressaltar que a montadora italiana de luxo já havia anunciado que lançaria sua própria coleção NFT em breve.

De acordo com um relatório recente do site Screen Rant, a coleção será lançada em colaboração com uma empresa de tecnologia que atende pelo nome de Velas. Embora possuir um carro esportivo italiano da vida real seja um sonho inalcançável para a maioria das pessoas, a coleção NFT poderia ter sido a maneira mais próxima de algumas pessoas possuir um carro da marca – embora seja apenas digital (se bem que alguns NFTs por aí custam mais do que uma Ferrari).

De acordo com uma notícia da Bleeping Computer, os subdomínios da Ferrari foram sequestrados por hackers que usaram o espaço para divulgar uma coleção de NFTs da marca italiana. O fato de a Ferrari ter confirmado anteriormente que está lançando uma coleção NFT e por se tratar de um subdomínio oficial, tornou o golpe mais recente dos hackers de seu site ainda mais convincente.

Falsa coleção de nfts
Além do golpe, ainda era possível conectar sua carteira Metamask

Quanto a falsa coleção de NFTs faturou das vítimas

A agência de notícias apurou que os golpistas parecem ter roubado centenas de dólares de suas vítimas, pelo menos de acordo com a carteira Ethereum vinculada à coleção de NFTs falsa. A Bleeping Computer observou ainda em seu relatório que um caçador de recompensas de bugs e hacker ético, Sam Curry, foi uma das primeiras pessoas a descobrir o incidente de hacking. Ele até postou uma captura de tela do site invadido em sua conta no Twitter.

Curry disse ainda que os subdomínios hackeados da montadora, forms.ferrari.com, lançaram uma coleção de NFT falsa, que atendia pelo título “Crie sua Ferrari”. Os golpistas introduziram o falso lançamento dos NFTs como uma “coleção com 4.458 cavalos de potência” de tokens não fungíveis direto da rede da Ethereum.

O site invadido também listou os benefícios de ser um dos primeiros compradores da coleção falsa da Ferrari NFT. O golpe ainda divulgou que a coleção faz parte do “crescente metaverso da Ferrari”. O site hackeado da montadora italiana também ofereceu a seus usuários a opção de conectar sua carteira MetaMask ao site falso.

Já foi confirmado que a montadora está trabalhando para estrear seu próprio Metaverso, seguindo o movimento de outras empresas tradicionais para entrar no mundo emergente dos NFTs. A Screen Rant destacou em sua história que grandes marcas globais como Nike, Louis Vuitton, Adidas, bem como Visa e One Plus, já mergulharam as mãos no crescente universo de NFTs (ou seja, se ver algo que parece muito vantajoso em relação a NFTs dessas marcas, desconfie).

No entanto, a empresa ainda não lançou oficialmente seus NFTs, mas seu site invadido está alegando o contrário. Portanto, atraindo seus visitantes a comprar a coleção falsa. Graças a um usuário do Twitter que atende pelo nome de usuário “rebcesp”, agora temos uma ideia de quanto os hackers do site da montadora italiana embolsaram com o esquema de NFTs. Para ser mais específico, a carteira Ethereum supostamente vinculada ao golpe arrecadou cerca de US$ 884.

Pelo menos, o valor parece baixo e isso quer dizer que não houve muito prejuízo para os investidores dessa vez. Mas, vamos esperar para ver o valor total do golpe. Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Fonte: Bleeping Computer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *