Como construir um portfólio de criptomoedas bem equilibrado em 2022

Ter um portfólio de criptomoedas diverso é tão importante quanto ter um portfólio de investimentos diversificado

Balancear um portfólio de criptomoedas não é tão diferente de balancear um portfólio tradicional de investimentos. Você pode reduzir facilmente seu risco geral de acordo com seu perfil e estratégia de investimento. Tudo o que é preciso para começar é simplesmente diversificar seus investimentos entre diferentes criptomoedas.

A extensão em que você diversifica é o ponto chave, pois há prós e contras para ambos os lados. No entanto, é geralmente aceito que alguma diversificação é benéfica. Você pode reduzir o risco de seus investimentos mantendo diferentes ativos criptográficos (incluindo stablecoins) e certificando-se de reequilibrar sua alocação de ativos regularmente.

Para facilitar o gerenciamento de seu portfólio, você pode usar um rastreador de portfólio de terceiros ou registrar manualmente suas transações em uma planilha. Alguns rastreadores podem ser vinculados às suas carteiras pessoais e trocas de criptomoedas, tornando o processo mais conveniente. Vamos falar sobre os portfólios e os benefícios de diversificar e equilibrar. Se gostar ou ficar com alguma dúvida, deixe um comentário no site.

Leia Também:
O que são Bitcoins?
Como declarar bitcoins no imposto de renda
Cinco coisas que você precisa saber sobre criptomoedas
Ainda é possível minerar bitcoins?
O que são NFTs e vale a pena investir?

Portfólio de criptomoedas | rico com bacon | carteira
Uma carteira cheia é sempre bom

O que é e como fazer um portfólio de criptomoedas?

Começar a investir em criptomoedas é tão fácil quanto comprar seu primeiro bitcoin (BTC), ether (ETH) ou qualquer outra criptomoeda. Enquanto alguns investidores preferem comprar e manter as maiores criptomoedas, outros optam por experimentar altcoins.

Mas qual é a melhor maneira de fazer isso? É mais provável que você tenha sucesso pensando cuidadosamente sobre sua alocação de ativos e equilibrando seu portfólio de criptomoedas regularmente. Dependendo da sua tolerância ao risco, existem algumas maneiras de fazer isso. Equilibrar seu portfólio não é difícil, e os resultados podem literalmente valer a pena.

O que é um portfólio de criptomoedas?

Um portfólio de criptomoedas é uma coleção de criptomoedas de propriedade de um investidor ou comerciante. Os portfólios geralmente contêm uma variedade de ativos diferentes, incluindo altcoins e produtos financeiros criptográficos. É bastante semelhante a um portfólio de investimentos tradicional, exceto que você está aderindo a uma classe de ativos em específico, no caso, as criptomoedas.

Você pode acompanhar seu portfólio de criptomoedas manualmente com uma planilha ou usar ferramentas e softwares especializados para calcular suas participações e lucros. Um bom rastreador de portfólio pode ser útil. Os rastreadores são essenciais para day traders e outros traders de curto prazo, mas também oferecem valor para investidores de longo prazo e “Holders”

O que são alocação e diversificação de ativos?

Ao criar uma carteira de investimentos, você deve estar familiarizado com os conceitos de alocação e diversificação de ativos. A alocação de ativos refere-se ao investimento em diferentes classes de ativos (por exemplo, criptomoedas, ações, títulos, metais preciosos, dinheiro, etc.). A diversificação está relacionada à distribuição de seus fundos de investimento em diferentes ativos ou setores. Por exemplo, você pode diversificar suas ações investindo em diferentes setores, como agricultura, tecnologia, energia e saúde. Ambas as estratégias reduzem seu risco geral.

Tecnicamente, as criptomoedas são uma única classe de ativos. Mas em um portfólio de criptomoedas, você pode diversificar entre produtos, moedas e tokens que apresentam diferentes objetivos e casos de uso. Por exemplo, você pode alocar seu portfólio com 40% bitcoins, 30% stablecoins, 15% NFTs e 15% altcoins.

Diferentes tipos de criptomoedas

Bitcoin é a criptomoeda mais famosa e é a maior por valor de mercado. Mas um portfólio bem equilibrado incluirá uma seleção de moedas diferentes para reduzir o risco geral. Vamos passar por alguns deles.

Moedas de pagamento

Hoje em dia, é difícil encontrar novas moedas que lidem principalmente com pagamentos. Mas se você voltar ao nascimento das criptomoedas, a maioria dos projetos eram sistemas para transferir valor. Bitcoin é o exemplo mais conhecido, mas também temos Ripple (XRP), Bitcoin Cash (BCH) e Litecoin (LTC), entre outros. Essas moedas são a primeira geração de criptomoedas que existiam antes do Ethereum e da introdução de contratos inteligentes.

Stablecoins

Uma stablecoin tenta rastrear um ativo subjacente, como uma moeda fiduciária ou metal precioso. O BUSD, por exemplo, atrela o dólar americano com reservas definidas na proporção de 1:1. O PAX Gold (PAXG) usa o mesmo sistema, mas vincula a moeda ao preço de uma onça de ouro mantida em reservas. Embora as stablecoins não forneçam necessariamente grandes retornos, elas fazem jus ao seu nome e proporcionam estabilidade.

O mercado de criptomoedas é volátil, portanto, ter algo em seu portfólio que mantenha seu valor é útil. Se a stablecoin atrelar algo fora do ecossistema de criptomoedas, uma queda no mercado de criptomoedas não deve afetá-la. Se você deseja mover tokens de uma moeda ou projeto, pode transferi-los rapidamente para uma stablecoin lastreada em dólar, como BUSD por exemplo, para proteger seus ganhos. Converter em moeda fiduciária é um processo muito mais longo do que negociar uma stablecoin.

Tokens de segurança

Assim como os títulos tradicionais, um token de segurança pode representar muitas coisas. Pode ser patrimônio em uma empresa, um título emitido por um projeto ou até mesmo direito de voto em um projeto. Os títulos foram efetivamente digitalizados e colocados no blockchain, o que significa que eles se enquadram principalmente nos mesmos regulamentos. Por esse motivo, os tokens de segurança estão sob a jurisdição dos reguladores locais e devem passar por um processo legal antes da emissão.

Portfólio de criptomoedas | rico com bacon | criptomoedas
Diversificar é maximizar lucros e reduzir riscos

Tokens de utilidade

Um token de utilitário atua como a chave para um serviço ou produto. Por exemplo, BNB e ETH são tokens de utilidade. Entre outras coisas, você pode usá-los para pagar taxas de transação ao interagir com aplicativos descentralizados (DApps). Muitos projetos emitem seus próprios tokens de utilidade para arrecadar fundos em uma oferta de moedas. O valor do token teoricamente deve ter um link direto com o valor de sua utilidade.

Tokens de governança

Ao manter um token de governança, você pode receber poder de voto em um projeto e até mesmo uma parte da receita. Você provavelmente encontrará esses tokens em plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) como PancakeSwap, Uniswap ou SushiSwap. Assim como os tokens de utilidade, o valor de um token de governança está diretamente relacionado ao sucesso do projeto subjacente.

Como construir um portfólio de criptomoedas bem equilibrado

Cada investidor ou trader terá suas próprias ideias sobre o que faz um portfólio de criptomoedas bem equilibrado. Mas, existem algumas regras gerais que vale a pena considerar:

1. Divida sua carteira entre investimentos de alto, médio e baixo risco e dê a eles as ponderações adequadas. Uma carteira contendo uma grande parcela de investimentos de alto risco definitivamente não é equilibrada. Pode ter a chance de fornecer ganhos maiores, mas também pode causar grandes perdas. Seu perfil de risco determinará o que é melhor para você, mas deve haver alguma mistura.

2. Considere manter algumas stablecoins para ajudar a fornecer liquidez ao seu portfólio. Stablecoins são a chave para muitas plataformas DeFi e podem ajudá-lo a manter os ganhos de forma rápida e fácil ou sair de uma posição desfavorável.

3. Reequilibre seu portfólio, se necessário. O mercado de criptomoedas é muito volátil e suas decisões devem mudar dependendo da situação atual.

4. Aloque estrategicamente novo capital para evitar a sobreponderação de qualquer área de sua carteira. Se você obteve grandes ganhos recentemente com uma moeda, pode ser tentador injetar mais dinheiro. Não deixe que a ganância interfira e pense onde você pode colocar melhor o dinheiro.

5. Faça sua própria pesquisa. Você realmente não pode desprezar esse conselho. Você está investindo seu próprio dinheiro, portanto, não confie apenas nos conselhos dos outros. Para obter dicas sobre como identificar possíveis golpes, consulte os golpes comuns de criptomoeda e como evitá-los.

6. Invista apenas o que você pode perder. Seu portfólio não está corretamente balanceado se você se sentir estressado com isso. Suas posições não devem causar sérias consequências caso as coisas deem terrivelmente errado.

Rastreadores de portfólio de criptografia

Um rastreador de portfólio é um programa ou serviço que permite rastrear os movimentos de suas participações. Você pode ver como sua alocação atual se compara às suas metas de longo prazo e acompanhar seu progresso. Aqui estão alguns exemplos que você pode querer considerar:

CoinMarketCap

O CoinMarketCap é um rastreador de preços extremamente popular que desenvolveu seu próprio recurso de portfólio. O rastreador de portfólio está disponível gratuitamente em computadores e dispositivos móveis. Para usar o rastreador de portfólio, você precisa adicionar suas participações manualmente, pois ele não se conecta à sua carteira ou bolsa. Há também a opção de adicionar os preços que você comprou para acompanhar seus ganhos com precisão.

CoinGecko

O CoinGecko é conhecido principalmente por seu rastreamento de preços de criptomoedas, mas também possui uma opção de portfólio. É gratuito e está disponível no seu navegador ou dispositivo móvel. Se você já é um usuário regular do CoinGecko, vale a pena tentar o rastreador também.

Delta

Delta é um aplicativo móvel que permite visualizar seu portfólio de criptomoedas e investimentos tradicionais simultaneamente. Ele pode se conectar com 20 exchanges e uma variedade de carteiras, incluindo Binance. Há uma versão gratuita e uma paga, mas você não pode negociar dentro do aplicativo.

Portfólio de criptomoedas | rico com bacon | celular
Um tracker ajuda você a manter o controle

Últimas considerações

Muito do mercado de criptomoedas depende da saúde do Bitcoin. Mas isso não é motivo para não equilibrar seu portfólio. Investimentos variados em criptomoedas podem compensar algumas das perdas que ocorrem com um crash do Bitcoin, então sempre vale a pena ter alguma diversificação. Lembre-se, há mais para equilibrar seu portfólio do que manter várias moedas. Um pouco de estratégia ajudará bastante na criação de um portfólio adequado para sua tolerância ao risco.

Agora, deixe nos comentários: você costuma diversificar seus investimentos? Está satisfeito com a sua carteira? Tem recomendações de carteiras que acha interessante? Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais matérias como essa no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *