Como Investir no Exterior. Entenda como fazer isso em 2022

Você já pensou em investir seu dinheiro no exterior? Colocar dinheiro fora do país pode ser mais fácil do que você imagina e, dependendo de como você joga suas cartas, pode ser bastante rentável. Hoje em dia é possível fazer isso daqui do nosso país mesmo, através de uma corretora da sua confiança ou até mesmo via bancos. Sem nem ter que remeter dólares para o exterior ou outras complicações que você pode imaginar quando o assunto é enviar dinheiro para fora. Mas vamos ao que interessa e falar sobre como é possível fazer isso.

A principal vantagem de investir no exterior e em ativos de fora do país é a diversificação dos seus ativos. Você não fica preso apenas ao cenário econômico brasileiro (que hoje em dia é uma coisa bem complicada), mas tem a possibilidade de trabalhar com mercados diferentes, índices e empresas influentes na economia mundial, e isso reflete uma dinâmica bem diferente da nossa, uma vez que há vários fatores econômicos e políticos que devem ser considerados.

Agora, assim como no mercado brasileiro, investir no exterior também tem seus riscos. Riscos daquele país ou mercado. Isso é esperado, já que nenhuma modalidade de investimento está totalmente isentos de riscos. Por isso, é muito importante ter uma boa e bem definida estratégia e uma boa diversificação mas é claro, sempre respeitando o seu perfil de investidor e a sua vontade de correr riscos.

Vamos falar sobre isso e, se ficar com alguma dúvida, deixe aí nos comentários, que vamos tentar ajudá-lo.

Investir no exterior | rico com bacon | dólares
Investimentos no exterior vão envolver muitas dessas notas

Como começar a investir no exterior?

A primeira e melhor maneira de começar a fazer seus investimentos no exterior é abrindo uma conta corretora com acesso as bolsas de valores norte-americanas. Isso porque, diferente de algumas corretoras no Brasil, essas terão acesso à bolsa de valores internacionais, onde são negociadas ações de empresas de vários locais, como as bolsas da Europa, Ásia e Oceania. Enfim, bolsas ligadas as maiores bolsas de valores do mundo, as bolsas norte-americanas NASDAQ e NYSE.

E além de você poder comprar ações de empresas internacionais, há também a possibilidade de investir também em ETFs (Exchange Traded Funds) de vários países, como por exemplo, é possível comprar ETFs de empresas com sede na Turquia ou da Índia diretamente das corretoras que trabalham com esses investimentos. Por isso, abrir uma conta em uma corretora destas vai lhe dar acesso a ativos de empresas de todo o mundo, em um só lugar, sem ter que negociar com várias pessoas diferentes.

Claro, além de criar uma conta em uma corretora estrangeira, existem outras formas investir no exterior:

Fundos de Investimentos no Exterior

Investir em Fundos de Investimentos no Exterior, ou seja, investir em fundos de ativos que também possuem ativos fora do país. Sendo que essa alternativa, ela evita as obrigações com o Banco Central ou o Imposto de Renda. Embora essas obrigações com órgãos regulatórios continuem existindo, quem arca e cuida delas é a gestora do fundo. Ela é que cuida da burocracia e a gestão da carteira, o que lhe dá mais comodidade e um menor custo, já que os investidores, adquirem apenas cotas desse fundo.

Vale destacar que todo o investimento em fundos que tenha investimento no exterior é legalizado, pelo fato de que esses fundos são obrigados, pela Comissão de Valores Mobiliários, a incluir uma observação de “investimento no Exterior” em cada título dos ativos. Vale ressaltar que, devido às cobranças, é preciso ter cuidado ao entrar nos Fundos de Investimento do Exterior as taxas de administração podem ser altas.

REITs

Investir no exterior | rico com bacon | casa de luxo
Investir em imóveis é sempre rentável

Outro tipo de investimento que tem atraído bastante a atenção de investidores no Brasil são os REITs (Real Estate Investment Trust), que funcionam de forma parecida com os Fundos Imobiliários brasileiros. Se quiser saber sobre os FIIs, você pode ler nossa matéria aqui no site. Os Reits são um tipo de investimento em empresas negociadas na bolsa que atuam no setor imobiliário. Você pode encontrar Real Estates que investem em:

  • Lajes corporativas;
  • Centro de dados;
  • Campos de golf;
  • Residências;
  • Hospitais;
  • Florestas;
  • Indústrias;
  • Cassinos;
  • Hotéis.

Os REITs compram imóveis e os alugam para diversos inquilinos, assim como também acontece nos FIIs. A maior diferença é que, nos REITs, as empresas podem pegar empréstimos para adquirir novos imóveis, o que não é permitido nos FIIs brasileiros. Essa permissão de empréstimos aumenta os potenciais ganhos de um REIT.

Outro atrativo desse tipo de investimento é a necessidade de distribuição de 90% do lucro líquido aos acionistas Por isso, diversos investidores que procuram gerar renda passiva consistente buscam investir nos REITs.

ETFs (Exchange Traded Funds)

Os Exchange Traded Funds (ETFs) são produtos negociados na bolsa que reúnem um conjunto de ações em um mesmo ativo. Investindo nele, você pode comprar cotas de fundos como se eles fossem ações. Aqui o investidor compra cotas dos ETFs e ele será administrado de forma passiva por uma gestora que segue uma metodologia de investimentos.

E quanto ao custo, investir em um ETF tem o mesmo custo de comprar uma ação ou fundo imobiliário, além da taxa da corretora. A diferença dos ETF é que existe também uma taxa cobrada pelas gestoras para cuidar de todos os investimentos.

A título de exemplo, os mais negociados na B3 são o IVVB11 e o SPXI11. Ambos replicam em Reais a performance do S&P 500 — o índice americano que reúne as 500 maiores companhias de capital aberto dos EUA.

BDRs (Brazilian Depositary Receipts)

Outra forma de investir no exterior é através das BDRs (Brazilian Depositary Receipt), que são um certificado de depósito de ações estrangeiras negociado na B3, em reais e disponíveis para os investidores de renda variável que querem investir lá fora. Assim, os BDRs funcionam como recibos dos ativos das companhias que possuem capital aberto em bolsas de valores como a NYSE ou a NASDAQ.

Vale destacar que esse tipo de investimento é uma alternativa para os investidores que querem investir em ações de empresas americanas e se expor ao mercado internacional. Algumas das empresas estrangeiras que possuem BDRs negociados na B3 são a Apple (AAPL34), o Google (GOGL34), a Microsoft (MSFT34), o Facebook (FBOK34), a Amazon (AMZO34) entre outras. Além de ser uma alternativa de investimento, Os BDRs já estão disponíveis para investidores em geral. Se quiser entender um pouco mais sobre os BDRs, então, você pode ver essa matéria no nosso site.

Como enviar dinheiro para o exterior?

Investir no exterior | rico com bacon | wall street
Você mais perto de Wall Street

Vários investidores em potencial deixam de investir lá fora porque não sabem como enviar dinheiro para o exterior, em dólar. Então, vamos mostrar aqui como você pode mandar o seu dinheiro para a conta de uma corretora norte-americana em um processo extremamente simples. Tão fácil que qualquer investidor pode fazer. Existem duas principais de se enviar dinheiro para uma corretora no exterior.

Plataforma da corretora

A primeira maneira de enviar dinheiro para fora através da plataforma de envio de dinheiro do Brasil que a própria corretora oferece. Nesse caso, a sua corretora terá a tarefa de enviar o dinheiro, que normalmente é bastante simples. Para isso, é só o investidor fazer um TED do valor em reais para uma conta no Brasil e, depois de um tempo, a corretora fará a conversão desse dinheiro e creditará o valor em dólar na conta do investidor. Para fazer isso, basta conversar com a sua corretora e conhecer os detalhes do processo.

Plataformas terceirizadas

Uma outra forma de enviar dinheiro para uma corretora no exterior é através de plataformas de empresas terceirizadas. Neste caso, as empresas que fazem toda essa transação, recebendo um valor em reais, fazendo a conversão para a moeda estrangeira (em geral dólar) e enviando esse dinheiro diretamente para a conta da corretora.

Vale destacar que as taxas cobradas por essas empresas terceirizadas normalmente são menores se comparados aos encargos cobrados pelas plataformas próprias das corretoras. Por fim, o processo de envio do dinheiro é feito da seguinte forma:

  • Criar uma conta em uma das plataformas de envio de dinheiro para o exterior;
  • Decidir a quantidade a ser enviada na moeda escolhida;
  • Informar a conta de destino do dinheiro (a conta da corretora estrangeira);
  • Fazer um TED (em reais) do valor total de envio para a conta da empresa terceirizada que fará a transferência.
  • Então, após realizar o TED, em alguns poucos dias o valor determinado será recebido diretamente na conta da corretora estrangeira.

FAQ Rápido

Como investir no exterior?

Para investir no exterior, uma das melhores opções é abrir conta em uma corretora fora do país. Com isso, é possível investir no exterior através de fundos de investimentos, ETFs (Exchange Traded Funds) e BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

O que é investimento internacional?

O investimento internacional é quando você aplica seu dinheiro em investimentos fora do seu país. Por exemplo, um brasileiro que compra ações de empresas norte-americanas está fazendo um investimento no exterior. Comprar cotas ou títulos de empresas como a Apple, Google ou Amazon são exemplos de investimentos no exterior.

Onde comprar ações de empresas norte-americanas?

Existem duas formas em que um potencial investidor pode comprar ações de empresas norte-americanas: a primeira é abrindo conta no exterior e comprando as ações diretamente na bolsa dos Estados Unidos, como a NASDQ. Já a segunda é comprando BDRs (Brazilian Depositary Receipts), na própria bolsa brasileira, que te dá direito a cotas de ações fora do país.

Feito isso, basta você escolher a forma de investimento, Fundos, ETF ou BDR, e está tudo pronto. Qual será a forma e quais são os rendimentos, isso fica por conta do seu investimento e do seu perfil de investidor. Agora, fale conosco se você costuma fazer esse tipo de investimento. Deixe nos comentários as suas dicas e dúvidas. Aproveite também e leia mais sobre investimentos no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *