Site falso do Banco Central tenta roubar dados de clientes via redes sociais

Atenção! Um site falso do Banco Central está circulando através das redes sociais e aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram e tenta convencer os usuários a inserir seus dados com a promessa de ser possível realizar a consulta de valores esquecidos e pagamento através de Pix desses valoras. Conforma falamos nessa notícia, cerca de R$ 8 milhões estão esquecidos em contas inativas e outros, e caso você tenha algum dinheiro esquecido, você poderá sacar esses valores e transferi-los para sua conta.

A que está sendo compartilhada em aplicativos de mensagem diz o seguinte: “Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via PIX, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram. Consulte agora.” Em seguida oferece um link que menciona a palavra “registrato” e termina com “E/?/Consultar”.

A palavra “registrato” remete ao Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central. O site Fato ou Fake do G1 enviou uma cópia da mensagem à assessoria de imprensa do Banco Central, que respondeu afirmando que o “material citado não é do BC”. Também é possível consultar o link através do site Psafe para checar a autenticidade dos links enviados.

Site falso do banco central | rico com bacon | hacker
Atenção aos falsos links

O que pode acontecer ao consultar o site falso do Banco Central?

O risco a segurança do usuário ao inserir seus dados variam de moderado a alto, dependendo das informações compartilhadas com os scammers (termo usado para se referir aos criminosos virtuais que usam links ou sites falsos para conseguir dados). Você pode passar a receber mensagens indesejadas ou propaganda maliciosa, se for um site de cadastro simples, ou até ter seus valores roubados ou ter compras e outros débitos em seu nome, se informar dados sensíveis como CPF ou senhas.

O Banco Central reafirma que, no momento, o site para consulta de Valores está indisponível, devido ao alto tráfego de consultas e acessos, e pede que nenhum dado ou informação seja compartilhado com esse tipo de ação. O Banco Central não manda links ou mensagens via aplicativos mensageiros e nem através de redes sociais.

Se, caso você tenha clicado no link ou informado os seus dados, é importante agir imediatamente para evitar futuros problemas. A primeira coisa a se fazer é mudar suas senhas principais de aplicativos bancários e verificar se não aconteceu nenhuma movimentação indevida em suas contas. Se houver qualquer mudança ou transação que você não reconheça, entre em contato imediatamente com o seu Banco e cancele quaisquer transações que você não tenha feito.

Fique de olho também em sites de serviços de proteção ao crédito para saber se houve algum tipo de compra em seu nome ou CPF. Fique atento a e-mails ou mensagens de celular e não clique em nenhum link enviado por mensagens que você não conheça. Muita atenção também a mensagens de pessoas se identificando como amigos ou familiares que estão lhe pedindo dinheiro. Se isso acontecer, tente entrar em contato com a pessoa de alguma outra forma e confirme a história.

Como consultar se tenho dinheiro esquecido no Banco Central?

  • Primeiro, você deve acessar o site do Banco Central, clicar em “Minha vida Financeira” e, em seguida, em “Valores a Receber”. Na página seguinte, você deve clicar em “Consulta ao Relatório Valores a Receber”.
  • Informe o seu CPF ou CNPJ, transcreva o código que aparecer na tela e clique em “Consultar”. Em seguida, o sistema mostrará os valores que você tem a receber ou se não há valor nenhum.

No momento da escrita dessa matéria, o site do Banco Central está fora do ar. Não há uma previsão de retorno.

Resgatar dinheiro esquecido | rico com bacon | site do banco central
Site do banco central para consultas

De acordo com o site de Acesso a Informação do Banco Central, o site para a consulta da Minha Vida Financeira voltará ao ar no dia 14 de Fevereiro. Se quiser entrar em contato com eles, você pode acessar o site na Guia “Fale Conosco” ou ligar para o número 145.

Se você tiver valores a receber, você poderá fazer um cadastro através do site Registrato e resgatrar os valores via PIX ou por TED. Uma vez dentro do Registrato, basta informar os seus dados bancários e como deseja que a transferência seja feita. Importante destacar que apenas os bancos conveniados com o Banco Central podem liberar os recursos “esquecidos” através desse site. Contas em instituições que já tenham ido à falência ou não existam mais não fazem parte dessa liberação.

É possível receber o dinheiro via PIX ou transferências do tipo DOC e TED. No caso do PIX, é preciso que o banco do usuário tenha feito um acordo para transferir por esse método, o que deve ocorrer dentro de um prazo de até 12 dias. Nesse caso, aparecerá a opção “Solicitar por aqui” assim que o usuário entrarem em seus cadastros do Registrato.

Mesmo que o banco tenha feito acordo para transferir por PIX, os usuários podem solicitar o pagamento via DOC ou TED. Esse será o método usado pelos bancos que não fizeram o acordo ou para os aqueles que já não têm mais as contas com os valores esquecidos.

Agora, conte para nós: Você chegou a ver esse tipo de link? Por acaso clicou nele? Fale conosco e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *