Ramo de Serviços em TI é vice-líder nas exportações mundiais do setor

Relatório da Assespro-PR indica que são mais 500 bilhões movimentados por ano e o ramo tem na China o maior crescimento em exportação da década

Os Serviços em Tecnologia da Informação (TI) movimentaram mundialmente em 2020, em termos de exportações, cerca de 571 bilhões de dólares, o segundo ramo de serviços exportados, representando 12% do total mundial.

É o que informa o Insight Reports da Assespro-PR (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação) do mês de abril, com base em informações coletadas junto à Organização Mundial de Comércio (OMC). O objetivo do relatório é mostrar o aquecimento do mercado de Serviços de TI e como algumas economias têm lucrado com ele, apresentando oportunidades às empresas brasileiras de enxergarem movimentos estratégicos e mercados em expansão.

Serviços em ti
Serviços em TI

A dinâmica do comércio internacional de Serviços em TI é baseada em alguns países que concentram cerca de dois terços das exportações e das importações mundiais, ocasionando um cenário de intensa e longa terceirização destes serviços por empresas gigantes, oriundas dos Estados Unidos, Europa e Japão, que buscam pessoal qualificado em TI a partir de outsourcing em países com custos relativos mais baixos.

Assim, a Irlanda segue como principal exportador de Serviços em TI, com 27% do total mundial, seguida pela Índia, com 11%, e China, com 10%, só depois vem os Estados Unidos, com 7%.

Nesse contexto, os países da América do Sul ocupam uma pequena fatia de mercado, com 0,9% do total de exportação mundial, tendo o Brasil correspondido a 0,4% do total, com um valor da ordem de 2,1 bilhões de dólares. Mesmo com um número baixo, o Brasil apresentou um crescimento de 4%, entre 2010 e 2020, com aproximadamente 100 milhões de dólares a mais de faturamento.

“O Brasil pode assumir um papel de maior destaque nesse mercado que movimenta tanto dinheiro. Temos mão de obra qualificada e empresas capacitadas para brigarem com as grandes mundiais. Basta ajustarmos as nossas estratégias e pararmos de achar que o Brasil já é grande o suficiente. Não é”, diz o presidente da Assespro-PR, Lucas Ribeiro.

Outro dado que chama muita a atenção é o crescimento chinês no período de 2010 a 2020. Vindo de um processo de abertura ao mercado mundial, já que a China por décadas se manteve fechada por conta de suas políticas de mercado, o gigante oriental teve na última década 533% de crescimento em exportações de Serviços em TI, batendo, em 2020, 58 bilhões de dólares em faturamento.

O Insight Report salienta, como forma metodológica, que até a data de publicação do boletim não constavam nas bases os dados referentes aos valores totais transacionados pela China.

Serviços em ti assespro, empresas, negócios, tecnologia, ti ramo de serviços em ti é vice-líder nas exportações mundiais do setor 3b61f15dbf599ab296822baf879dbcd3 medium notícias

Por isso, para chegar aos números estimados do país e fornecer um panorama mais completo, a estimativa foi realizada a partir da análise da série histórica, comparando o percentual dos serviços de informática (SI2), por meio da técnica de suavização exponencial, com os dados que já constavam na base da OMC, o valor agregado do total de exportações dos serviços do grupo “Serviços de telecomunicações, informática e informação” (SI).

Serviços em ti assespro, empresas, negócios, tecnologia, ti ramo de serviços em ti é vice-líder nas exportações mundiais do setor 3fd3af45cb8711cc69f3c03221f83800 medium notícias

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *