Como criar sua Criptomoeda, Blockchain ou Token Personalizado em 2022

Por quê jogar com as regras de outros jogadores se você pode criar a sua criptomoeda e e fazer as suas próprias regras?

Investir em criptomoedas é algo que pode ser lucrativo se você souber como jogar de acordo com as regras de cada uma das várias opções que existem no mercado. Assim como outros investimentos, existem riscos e benefícios ao jogar o jogo de cada um dos vários competidores que existem na internet querendo os seus investimentos. Agora, e se você quem fizesse as regras desse jogo? É possível criar sua criptomoeda e, com isso conseguir se tornar o “dono da bola”.

Criptomoedas são criadas aos montes e poucas acabam “vingando” a ponto de se tornarem relevantes no mercado, mas, ainda assim, para quem está disposto a correr riscos, essa pode ser uma aposta a ser considerada. Com uma boa ideia, é possível conseguir se tornar um novo “Satochi” e criar o novo bitcoin. Pense, por exemplo, nas memecoins, como a Dogecoin, que era para ser uma brincadeira, mas, por causa de um tuíte de alguém como Elon Musk, acabou se tornando uma das criptomoedas mais relevantes atualmente.

Claro, isso foi uma incrível coincidência e uma sorte incrível que não é possível esperar que aconteça com alguém que esteja começando, mas, não é impossível! Se você já pensou na possibilidade de criar suas criptomoedas e entrar nesse mundo como um criador e não investidor, vamos falar como você pode fazê-lo. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Leia Também:
O que são Bitcoins?
Como declarar bitcoins no imposto de renda
Cinco coisas que você precisa saber sobre criptomoedas
Ainda é possível minerar bitcoins?
O que são NFTs e vale a pena investir?

Criar sua criptomoeda | rico com bacon | bitcoins
Criar o próximo bitcoin é possível

Como as criptomoedas são feitas?

Se você deseja criar uma criptomoeda, você tem algumas opções diferentes. Do mais para o menos difícil, você pode:

  • Crie sua própria blockchain e criptomoedas nativas
  • Modifique o código de um blockchain existente.
  • Estabeleça uma nova criptomoeda em uma blockchain existente.
  • Contrate um desenvolvedor de blockchain para criar uma criptomoedas para você.

A maioria dessas opções requer pelo menos algum conhecimento técnico de programação, além de recursos financeiros e humanos. As alternativas mais técnicas oferecem o mais alto grau de personalização, o que para alguns desenvolvedores de criptomoedas vale a pena. Veja as possibilidades:

Criar sua criptomoeda nativa em um blockchain próprio

Você pode escrever seu próprio código para criar um novo blockchain que suporte a criptomoedas nativas. Buscar essa opção geralmente requer treinamento técnico extensivo para desenvolver habilidades de codificação e uma compreensão fundamental da tecnologia blockchain – mas também oferece a maior liberdade de design. Se você deseja criar uma criptomoeda que seja realmente nova ou inovadora de alguma forma, construir seu próprio blockchain para suportar essa moeda é provavelmente sua melhor opção.

Você pode projetar sua moeda nativa da maneira que desejar. As moedas nativas, que por definição possuem blockchains próprios, são consideradas superiores aos tokens, que são moedas digitais que operam em outras redes blockchain. Se você decidir que construir um novo blockchain é o seu próximo passo, então aqui está o que você precisa fazer:

Escolha um mecanismo de consenso. O protocolo operacional de um blockchain também é conhecido como mecanismo de consenso. Os mecanismos de consenso mais usados são a prova de trabalho (PoW) e a prova de participação (PoS). Você pode saber mais sobre o consenso, lendo nossa matéria sobre Prova de Trabalho e Prova de Participação.

Criar sua criptomoeda | rico com bacon | programação
Saber programação é uma parte importante do processo

Projete sua arquitetura blockchain. Sua blockchain deve ser privada ou pública? Com permissão ou sem permissão? Você decide, e tudo depende das suas razões para criar criptomoedas.

Audite seu novo blockchain e seu código. Muitos desenvolvedores de criptomoedas optam por contratar auditores especializados em blockchain para revisar o código de seu blockchain e identificar quaisquer vulnerabilidades.

Verifique a conformidade legal. É uma boa ideia pagar por aconselhamento jurídico especializado antes de cunhar qualquer nova criptomoeda. Profissionais jurídicos podem confirmar que suas criptomoedas estão em conformidade com todas as leis e regulamentos relevantes.

E então, finalmente, você está pronto para cunhar sua nova criptomoeda. Quantas moedas você decide emitir inicialmente depende de você. Você pode decidir cunhar o suprimento completo de moedas em um único lote ou aumentar gradualmente o suprimento de moedas ao longo do tempo à medida que novos blocos são adicionados ao blockchain.

Leia Também: Como criar o seu próprio NFT

Modifique o código de uma blockchain existente

Você pode decidir usar o código-fonte de outro blockchain para criar um novo blockchain e criptomoeda nativa. Perseguir essa opção provavelmente ainda requer conhecimento técnico, pois para modificar o código-fonte para satisfazer seus objetivos de design você precisa conhecer a linguagem original com a qual o blockchain escolhido foi criado.

O código para a maioria das blockchains é de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode visualizá-lo e baixá-lo. Você pode encontrar os códigos-fonte da maioria das blockchains na plataforma GitHub. Depois de baixar e modificar o código-fonte de uma blockchain existente, você ainda precisa trabalhar com um auditor de blockchain e obter aconselhamento jurídico profissional. Depois disso, você está pronto para cunhar sua nova criptomoeda.

Estabeleça uma nova criptomoeda em uma blockchain existente

Você pode criar uma criptomoeda sem necessariamente criar ou modificar qualquer blockchain. Plataformas como a blockchain Ethereum são projetadas para hospedar as criptomoedas de muitos desenvolvedores diferentes. A nova moeda resultante seria classificada como um token, que é qualquer dinheiro digital que não seja nativo da blockchain em que opera.

Criar um token que usa um blockchain existente pode exigir algum conhecimento técnico, mas qualquer pessoa com conhecimento moderado de programação provavelmente pode criar seu próprio token sem muita dificuldade. Vamos percorrer as etapas básicas para criar um novo token em uma plataforma blockchain existente:

Escolha a plataforma blockchain: seu primeiro passo é decidir qual blockchain deve hospedar seu token. Você tem muitas opções, com a plataforma Ethereum e a Binance Smart Chain entre as mais populares.

Crie o token: o processo necessário para criar seu token varia de acordo com o quanto você deseja personalizar o token. A criação de um token altamente personalizado geralmente requer conhecimento técnico avançado, mas ferramentas online gratuitas, como WalletBuilders, podem facilitar o processo de criação de token em apenas alguns cliques.

Criar sua criptomoeda | rico com bacon | wallet builders
Algumas plataformas permitem a criação de tokens

Cunhe sua nova criptomoeda: Depois de criar a criptomoeda, você está pronto para cunhar os novos tokens. Usar uma plataforma confiável como Binance Smart Chain ou Ethereum significa que você pode não precisar dos serviços de um auditor ou advogado profissional antes de emitir um lote de tokens.

Os tokens geralmente são menos personalizados que as moedas, mas fazer um token geralmente é a maneira mais rápida e barata de criar uma criptomoeda. Seu token pode se beneficiar das provisões de segurança de uma plataforma blockchain estabelecida, e a plataforma blockchain pode oferecer outros recursos inovadores para criadores de tokens. Estar associado a uma plataforma blockchain bem estabelecida pode ajudar a aumentar o valor e a credibilidade do seu token.

Contrate um desenvolvedor de blockchain

Você pode criar uma criptomoeda ou token com qualquer grau de personalização contratando uma empresa de desenvolvimento de blockchain. Muitas empresas, conhecidas como empresas blockchain como serviço (BaaS), existem para criar e manter novas redes blockchain e criptomoedas.

Algumas empresas BaaS desenvolvem blockchains personalizados, enquanto outras usam sua própria infraestrutura de blockchain existente. Você também pode trabalhar com uma empresa BaaS para lançar um token altamente personalizado em uma plataforma blockchain existente. Algumas das empresas de BaaS mais proeminentes incluem Amazon Web Services, Microsoft Azure, ChainZilla e Blockstream.

Prós e contras de fazer uma criptomoeda

Prós

  • Pode personalizar a criptomoeda de qualquer maneira
  • Oportunidade de aprender mais sobre a tecnologia blockchain
  • Potencial para a criptomoeda ganhar valor

Contras

  • Geralmente requer conhecimento técnico
  • Pode ser demorado e caro
  • Requer manutenção contínua para que a criptomoeda seja bem-sucedida

O que saber antes de fazer uma criptomoeda

Qualquer um pode criar uma criptomoeda, mesmo que seja apenas por diversão. Mas lançar uma criptomoeda que seja bem-sucedida e ganhe valor geralmente requer compromissos de tempo, dinheiro e outros recursos, além de conhecimento técnico avançado. Fazer uma criptomoeda é a parte fácil. Mantê-lo e cultivá-lo ao longo do tempo geralmente é muito mais desafiador.

Se você está simplesmente curioso sobre criptografia, provavelmente não há mal nenhum em criar seu próprio token. Apenas certifique-se de evitar quaisquer atividades que possam ser consideradas como ilegais, pois você não deseja violar acidentalmente nenhuma lei federal de valores mobiliários. Com tantas moedas e tokens sendo lançados, você não será a única pessoa ou organização experimentando fazer sua própria criptomoeda.

Posso fazer minha própria criptomoeda?

Você pode fazer sua própria criptomoeda. Normalmente, a criação de uma nova moeda ou token requer alguma experiência em codificação de computador, mas você também pode optar por contratar um desenvolvedor de blockchain para criar uma moeda digital para você. O lançamento de um token em uma plataforma blockchain existente como o Ethereum pode ser realizado com relativamente pouco conhecimento técnico.

Quanto custa fazer uma criptomoeda?

O custo de criação de uma criptomoeda varia muito com base em quanto você escolhe personalizar a moeda ou token. Moedas altamente personalizadas estabelecidas em blockchains nativas são as mais caras para criar, enquanto o lançamento de um token padronizado na plataforma Ethereum pode ser gratuito por meio de aplicativos como WalletBuilders.

A criação de uma criptomoeda geralmente é legal, embora alguns países e jurisdições tenham banido parcial ou totalmente a criptomoeda. Na China, por exemplo, arrecadar dinheiro por meio de moedas virtuais é ilegal desde 2017, e todas as transações de criptomoedas foram banidas desde então. Mesmo onde a criptomoeda é legal, é possível entrar em conflito com os regulamentos de valores mobiliários existentes ao lançar e promover uma nova criptomoeda.

Agora, fale conosco: Pretende criar a sua própria criptomoeda? Já comprou ou criou algum? Deixe aí um comentário e aproveite também e leia mais sobre criptomoedas e NFTs no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *