A diferença entre exchanges centralizadas e descentralizadas em 5 tópicos

O termo “Criptomoeda” está dominando as conversas sobre finanças e investimentos últimos anos. A principal preocupação sobre o tema são as várias dúvidas que rodeiam o tema: são seguras? São confiáveis para negociar? Como elas garantem meus investimentos? Embora muita gente já saiba como elas funcionam, qual é a melhor opção: exchanges centralizadas e descentralizadas, qual criptomoeda investir e qual é mais segura ou não, vamos falar sobre um dos pontos mais importantes: as exchanges.

Com o aumento da popularidade e da quantidade de criptomoedas sendo oferecidas no mercado, a demanda dos serviços de traders por exchanges de criptomoedas para realizar negociações aumentou bastante. As exchanges de criptomoedas desempenham um papel vital no desenvolvimento da indústria de blockchain. Então, se você tiver dúvidas, temos matérias sobre as melhores exchanges e o que são as exchanges descentralizadas. Vamos falar um pouco sobre a diferença entre ambos os tipos de exchanges e, se ficar com alguma dúvida, só deixar um comentário.

Leia Também:
O que são Bitcoins?
Como declarar bitcoins no imposto de renda
Cinco coisas que você precisa saber sobre criptomoedas
Ainda é possível minerar bitcoins?
O que são NFTs e vale a pena investir?

Exchanges centralizadas binance, bitcoin, blockchain, criptomoeda, criptomoedas, dex, exchange, exchanges centralizadas, exchanges descentralizadas, investimentos a diferença entre exchanges centralizadas e descentralizadas em 5 tópicos dex e cex criptomoedas
Exchanges centralizadas e descentralizadas, qual é melhor?

Exchanges centralizadas e descentralizadas: O que são?

Para resumir em palavras simples, exchanges centralizadas e exchanges descentralizadas de criptomoedas permite que os investidores negociem, comprem ou vendam criptomoedas instantaneamente. Normalmente, uma exchange de criptomoedas suporta mais de 20 moedas para realizar negociações bem estabelecidas. Portanto, eles preferem exchanges que ofereçam ótimas funcionalidades com soluções repletas de recursos e segurança na hora de negociar.

De acordo com o DataLight, um site analítico de criptomoedas publicou um relatório que revelou que os Estados Unidos registraram o maior número de visitas em exchanges de criptomoedas. De acordo com o relatório, registrou 22 milhões de visitas mensais, levando em consideração 100 exchanges de criptomoedas. Com esse aumento, essas exchanges são o novo grande assunto no mundo das finanças!

Como funcionam as Exchanges Centralizadas

Uma exchange centralizada opera de forma semelhante aos bancos hoje:

  • Eles tem um dono.
  • Eles estão seguros.
  • Eles seguem regras e regulamentos.
  • Oferecem, dependendo do tipo de contrato, reembolso em caso de falhas em seu sistema que cause prejuízos aos investidores.

Embora existam exchanges centralizadas, o conceito de exchanges descentralizadas também se tornou bastante popular e uma guerra contra Exchange Centralizadas já começou! Quer saber como? Você provavelmente já ouviu falar do conceito de Prova de Chaves que foi dado pelo famoso consultor de bitcoin, Trace Mayer. Ele sugere que todo proprietário de bitcoin que armazenou seu BTC em uma exchange centralizada deve transferir os fundos para sua própria carteira.

Como todos sabem, moedas que são armazenadas por um serviço de terceiros e não seu. Isso pode levantar questões com segurança! Foi exatamente isso que aconteceu com a HitBTC, que é uma exchange centralizada com um volume de negociação de cerca de 40.000 BTC. Ao tentar retirar seu BTC, alguns traders receberam uma mensagem: “As retiradas estão temporariamente desativadas para esta conta”. O porque isso aconteceu? Não sabemos. Talvez uma segurança pelo horário da retirada, uma tentativa de invasão, um bug no sistema? Não temos a informação, mas, quem estava usando essa exchange centralizada passou por alguns momentos bem difíceis quando isso aconteceu. Você precisa conhecer os riscos associados à exchange centralizada:

  • Eles podem ser hackeados através dos quais os fundos podem ser perdidos.
  • A exchange inteira pode desaparecer do dia para noite.

Agora você entenderia os problemas reais com exchanges centralizadas. No entanto, para tornar o Prova das Chaves ultrapassado e você ser o verdadeiro proprietário de seus ativos, a exchange de criptomoedas descentralizada veio como uma alternativa. Isto é porque:

No caso das DEX, a privacidade é aprimorada devido à ausência de requisitos de registro ou processos de cadastros. Nenhum depósito ou retirada é necessária. Todas as transações ocorridas entre ponto a ponto são tratadas por contratos inteligentes programaticamente seguros. Nenhum tipo de controle ou regulação de terceiros está envolvido nas exchanges descentralizadas. Diferente das exchanges centralizadas.

Antes de alguns anos, a Exchange Descentralizadas estava com problemas e as pessoas estavam perdendo fundos mesmo cometendo pequenos erros o que, no caso dessas exchanges, não há nenhum tipo de seguro ou suporte para te ajudar. Se você cometer um erro e enviar seus ativos para a rede incorreta, não há ninguém que vai te ajudar a recuperá-los.

Se você ainda não tem certeza do que é uma exchange descentralizada, esta é a exchange que permite que os usuários controlem seus fundos de criptografia por si mesmos. Isso significa que os usuários podem negociar com outros usuários e as criptomoedas serão transferidas umas das outras carteiras que não sejam carteiras na exchange de criptomoedas.

Exchanges centralizadas binance, bitcoin, blockchain, criptomoeda, criptomoedas, dex, exchange, exchanges centralizadas, exchanges descentralizadas, investimentos a diferença entre exchanges centralizadas e descentralizadas em 5 tópicos decentralized criptomoedas
A descentralização oferece vantagens e desvantagens

Como funciona um Exchange Descentralizada?

Uma exchange descentralizada funciona da seguinte forma:

  • Um proprietário de token faz o pedido: Para trocar seus ativos por outro ativo disponível na DEX. O proprietário do token especifica o número de unidades que eles precisam vender, o custo do token e até que momento os lances para seus ativos são permitidos.
  • Depois que a ordem de venda é definida, outros usuários podem enviar lances selecionando uma ordem de compra.
  • Uma vez que o tempo é definido pelos vendedores, todos os lances são revisados e executados por ambas as partes.

Ao ver de fora, como usuário fazendo um pedido:

  • Você está usando seu endereço de carteira para entrar na exchange descentralizada de blockchain.
  • Você pode enviar uma solicitação de compra ou venda.
  • Os contratos inteligentes são executados e a transferência de ativos é feita.
  • Desconecte-se da exchange.

Como escolher uma exchange?

Ao levar em conta todos esses critérios, você precisa levar em conta também as seguintes estratégias:

Honorários

As taxas de negociação são a área em que a maioria dos traders de criptomoedas presta atenção. No caso das plataformas tradicionais, os clientes têm que pagar uma taxa por negociação que é diferente das plataformas de negociação de criptomoedas! As exchanges centralizadas geralmente cobram uma porcentagem da taxa para cada transação, enquanto em uma exchange descentralizada de marca branca ela opera de maneira semelhante à taxa por negociação!

Portanto, quando uma transação estiver pronta para ser colocada numa DEX, você precisará pagar uma taxa de gas através da qual sua negociação será confirmada por meio do Blockchain. O custo do gas geralmente varia entre US $ 0,05 e US $ 1.

Anonimato

O script de exchange descentralizado geralmente não tem uma autoridade central envolvida. Portanto, nenhuma exigência será imposta a eles. Pode-se entrar e começar a negociar sem qualquer verificação de identidade. No caso, isso permite a negociação de ativos sem interferência de uma autoridade central, o que significa que você está por conta própria, tanto para o bem quanto para o mal.

Se tudo der certo nas suas negociações, está tudo bem e você não teve nenhum tipo de controle no meio da sua negociação. Porém, se tudo der errado, então você está sozinho e, se não tiver um meio de recuperar o que perdeu, ninguém fará isso por você.

Propriedade

Ainda outra característica do bitcoin de exchange descentralizada é a propriedade sobre seus ativos. Em uma exchange centralizada, a propriedade das moedas é totalmente detida pela exchange. Ter suas criptomoedas em uma exchange pode ser um risco, pois uma invasão a um site pode causar um prejuízo enorme aos investidores. Você tem um exemplo real disso. Em 2018, US$ 713 milhões foram roubados, com a maioria deles vindo do hack do Coincheck Exchange.

Em um Exchange Descentralizado, você está completamente livre desses riscos, mas sujeitos a outros. Se você perder a sua chave de acesso à sua carteira criptográfica, não há ninguém que vai te ajudar a recuperar sua senha. Se alguém, de alguma forma, descobrir a sua senha e trocá-la, pode dar adeus a tudo o que você tem.

Escolha o que melhor se encaixa nas suas necessidades

Escolher a melhor exchange descentralizada ou centralizada dependerá completamente de você e do seu objetivo e definição de “sucesso”! Se você estiver com uma exchange descentralizada, é sempre necessário um nível mais alto de responsabilidade para proteger seus próprios ativos! A descentralização nos traz o novo mundo da falta de confiança, mas você deve confiar em si mesmo para ser responsável!

Numa exchange centralizada, você tem a segurança de uma empresa que lhe dá algumas garantias, mas fica vulnerável a perdas e prejuízos decorrentes de uma invasão hacker ou problema com a empresa. Você tem mais segurança e menos controle dos seus ativos.

Exchanges centralizadas e descentralizadas | rico com bacon | binance
Faça sua conta na Binance

Controle ou segurança? Qual é a sua prioridade? Você é quem define. Se você quer uma sugestão? A melhor exchange centralizada que você pode confiar!

A Binance é adequada para pessoas que desejam negociar ou investir em altcoins menos conhecidas. A Binance oferece mais de 50 criptomoedas diferentes para negociar e é uma boa opção para quem deseja gráficos mais avançados do que a maioria das outras exchanges. Os recursos, habilidades de gráficos e dados que acompanham sua conta são realmente impressionantes, especialmente quando você considera suas taxas razoáveis.

Faça a sua conta na Binance agora mesmo.

FAQ Rápido

O que é Derrapagem?

Derrapagem é a diferença entre o preço que um negociador espera pagar ou receber e o preço real que paga ou recebe devido à forma como o mercado se movimentou até ao momento em que a sua ordem foi executada.

O que é uma DEX?

DEX são mercados peer-to-peer onde os comerciantes de criptomoedas fazem transações diretamente sem entregar o gerenciamento de seus fundos a um intermediário ou custodiante.

Como funciona uma exchange descentralizada?

As exchanges descentralizadas adotam uma abordagem diferente para comprar e vender ativos digitais: elas operam sem uma organização intermediária para compensação de transações, confiando em contratos inteligentes autoexecutáveis para facilitar a negociação.

Qual é a maior DEX?

Lançada em setembro de 2020, a PancakeSwap é o primeiro e até agora maior protocolo cripto DEX construído na Binance Smart Chain (BSC). O popular DEX com tecnologia AMM facilita as trocas de tokens, staking e cultivo de rendimento.

Quantas exchanges descentralizadas existem?

Existem agora mais de 35 opções de câmbio descentralizadas e crescendo. Plataformas como Uniswap, Kyber e Bancor tornaram-se amplamente reconhecidas como alternativas descentralizadas para exchanges centralizadas.

A Binance é uma exchange centralizada?

Sim, a Binance é uma das maiores exchanges centralizadas que atua no país com diversas opções de criptomoedas para serem negociadas.

Deixe um comentário: Você usa uma exchange descentralizada? Qual você usa? Prefere as exchanges centralizadas? Fale conosco e deixe nos comentários a sua recomendação. Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais sobre criptomoedas e investimento no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *