Investir na Web 3.0: Aprenda as Diversas Formas e os Riscos de Investimentos na Web

A internet conectou o mundo de mais maneiras do que qualquer outra tecnologia. E, como qualquer outra tecnologia, pessoas e empresas estão cada vez mais interessadas em descobrir formas de ganhar dinheiro com elas. Para as pessoas, ganhar dinheiro online que são viáveis, mas exigem esforço e trabalho duro. Para empresas grandes, como o Google (site oficial) ou a Meta (site oficial), surge uma zona cinzenta na discussão.

Com as pessoas cada vez mais preocupadas com seus dados e privacidade, no entanto, a internet em seu estado atual parece inadequada. Existem sérias preocupações sobre como as grandes empresas lidam e monetizam os dados do usuário, criando a necessidade de uma internet melhor ou alternativa.

A Web 3.0, através de tecnologias como as blockchains ou a inteligência artificial, é uma alternativa que está se popularizando porque coloca o poder da internet de volta nas mãos dos usuários finais. Respondemos a perguntas comuns sobre investimentos na Web 3.0 neste guia, de uma forma que qualquer investidor iniciante possa entender e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

O que é Web 3.0?

Web 3.0 (ou Web3) é um nome geral para a nova versão da Internet centrada no usuário que integra novos conceitos como descentralização, tecnologia blockchain, inteligência artificial (IA), realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) em uso diário da internet. É uma versão descentralizada da Internet que promete ajudar os usuários a controlar melhor o uso e o compartilhamento de dados, aprimorando a monetização e reduzindo a exposição à manipulação de dados.

O conceito da Web3 não é tornar nossa internet atual obsoleta; é integrar essas tecnologias à infraestrutura existente, permitindo que todos possam usar a internet livremente. Por exemplo, se você fizer uma postagem no Facebook ou Instagram que vá contra os padrões da comunidade Meta, o gigante da mídia social pode retirar a postagem do ar ou banir sua conta. Isso provavelmente seria impossível na Web 3.0, pois a maioria das plataformas será descentralizada.

Embora ainda seja um trabalho em andamento, muitos indivíduos, empresas e até governos começaram a se posicionar adequadamente para a web3. O governo de Hong Kong está se preparando para adotar uma estrutura para integrar essa tecnologia em muitos dos processos de sua cidade.

Desde que Gavin Wood cunhou o termo em 2014, o Web3 cresceu para oferecer potencial para diversas oportunidades. Nos últimos anos, houve muitas conversas sobre a Web3 e as oportunidades que ela oferece aos investidores. Embora as oportunidades de investimento na Web3 tenham se tornado um chavão da indústria, muitos ainda não perceberam sua importância e como podem investir antes de seu lançamento oficial.

GOSTOU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

Como Investir na Web 3.0

A Web 3.0 oferece aos investidores diferentes veículos de investimento que podem atender a diferentes apetites de risco. No entanto, como toda forma de investimento, investir em Web3 é arriscado e só deve ser feito com pesquisa adequada e uma boa estratégia.

As opções de investimento Web3 mais comuns são ações, criptomoedas e NFTs. No entanto, também existem métodos de investimento menos populares que você pode considerar, como investimento anjo ou compra na IDO (Oferta inicial de DEX) ou ICO (Oferta inicial de moedas) de uma empresa de criptografia. Em ambos os métodos, você investe em uma empresa participando de uma rodada inicial ou comprando sua moeda antes do lançamento.

Uma coisa a observar é que a maior parte do investimento na Web3 é baseada em narrativas: investidores divulgando o que uma empresa está fazendo para aumentar o ecossistema Web3. No entanto, você não deve depender de narrativas ao tomar decisões. Isso ocorre porque alguns influenciadores da Web3 divulgam uma boa narrativa sobre um projeto para fazer as pessoas comprarem o projeto e, então, acabam descartando o projeto. Em vez disso, concentre-se em investimentos com desempenho histórico razoável, como essas três opções.

Invista em ações envolvidas com a Web 3.0

Meta
Meta

As ações de empresas da Web 3.0 estão relacionadas a empresas que operam em setores emergentes da tecnologia descentralizada e da blockchain. Essas empresas buscam explorar oportunidades na economia digital, como fintechs, NFTs, DeFi e outras aplicações descentralizadas. As ações são uma das maneiras mais fáceis de entrar no Web3, especialmente porque oferecem algum nível de exposição ao Web3.

Várias empresas ativamente envolvidas na Web3 são empresas Web2 com múltiplas fontes de receita e, portanto, podem não ser afetadas por uma desaceleração da Web3 como estas ações da Web3:

  • Coinbase (COIN): Coinbase é a principal ação da Web3 para quem quer investir na Web3. A exchange de criptomoedas americana atua como uma das principais partes interessadas no ecossistema criptográfico, facilitando a conversão de cripto para fiduciário e oferecendo uma carteira completa que oferece suporte a NFTs.
  • Meta (META): Meta pode ter levantado poeira quando mudou seu nome de Facebook, mas ainda é um jogador importante no espaço Web3. Atualmente, a Meta está construindo dois Metaversos: Horizon Worlds e Workplace, para jogos e co-working, respectivamente.
  • Apple (APPL): A Apple está planejando lançar óculos de realidade aumentada (AR) para ajudar as pessoas a experimentar melhor o Metaverso e pode até permitir que os usuários instalem aplicativos de terceiros em uma tentativa de incentivar a adoção do Web3. Atualmente, integrou muitos recursos AR em dispositivos selecionados.

Invista em tokens não fungíveis (NFTs)

NFT, ou “Non-Fungible Token” (Token Não-Fungível), é um tipo de ativo digital único e indivisível que utiliza a tecnologia blockchain para representar a propriedade ou autenticidade de um item digital ou colecionável. Ao contrário das criptomoedas tradicionais, como o Bitcoin, que são fungíveis e podem ser trocadas por outras unidades idênticas, os NFTs são únicos e não podem ser substituídos por outros tokens com o mesmo valor.

Cada NFT é registrado em um blockchain, normalmente em plataformas específicas, como Ethereum, Binance Smart Chain, ou outras. Você pode comprar um NFT de um mercado secundário, como OpenSea ou Magic Eden, ou optar por criá-los e mantê-los com lucro. Os NFTs são investimentos Web3 importantes porque podem ser usados para desbloquear privilégios especiais ou como um investimento em uma empresa Web3.

Invista em Criptomoedas

Criptomoedas são moedas digitais operadas por uma entidade descentralizada na blockchain. Assim como o dinheiro normal, as criptomoedas podem ser usadas para pagar bens e serviços e como uma opção de investimento.

A criptografia é altamente volátil, por isso, se você for um trader avesso ao risco, talvez queira considerar outras opções de menor risco, como ETFs criptográficos e ações fracionárias.

Criptomoedas
Criptomoedas

Elas representam ativos digitais que podem ser utilizados como meio de troca, armazenamento de valor e investimento, e sua popularidade crescente tem impactado a economia global e a forma como as pessoas lidam com finanças e transações online. Essas opções fornecem exposição direta, mas protegem você da volatilidade diária do mercado. A criptografia permite a exposição direta no espaço e é uma boa opção para pessoas que desejam investir agressivamente na Web 3.0

Conheça os riscos de investir na Web 3.0

Os investimentos na Web 3.0, como qualquer outro investimento, representam algum risco para os investidores. a incerteza regulatória, uma vez que governos podem implementar políticas que afetem negativamente o mercado; e a segurança cibernética, pois a natureza descentralizada da Web 3.0 pode criar vulnerabilidades para ataques e roubos de ativos digitais, exigindo extrema cautela por parte dos investidores.

Os maiores riscos são volatilidade, segurança e confiabilidade nos processos e infraestruturas de investimento Web3 existentes:

  • Volatilidade: os preços dos ativos Web3 mudam muito em períodos curtos, o que pode ser uma grande vantagem ou desvantagem para o seu portfólio, dependendo do tempo e da demanda do mercado.
  • Segurança: problemas de contratos inteligentes, violações de segurança e hacks são ocorrências comuns no Web3. Se um projeto for atacado, isso pode levar a uma grande perda de seu capital. Como medida de segurança, vá com projetos que passaram por uma auditoria completa.
  • Confiabilidade: Os melhores investimentos em Web3 nem sempre são confiáveis. Sua melhor aposta seria ir para projetos com fortes casos de uso do mundo real em vez de exageros.

Por que investir na Web 3.0

A base do Web3 é construída sobre tecnologias emergentes, como tecnologia blockchain, contratos inteligentes e IA. Um investimento em posições Web3 dá a você a chance de ser um dos primeiros a adotar essas tecnologias disruptivas. A Web3 tem o potencial de mudar a forma como fazemos quase tudo, desde compras e pagamentos até a forma como consumimos conteúdo.

Como uma classe de investimento, a Web3 moldará como as empresas levantarão capital inicial e gerarão dinheiro com suas rodadas de financiamento. Mais importante ainda, o investimento em Web3 é amplamente lucrativo e pode fornecer retornos impressionantes em prazos mais curtos. Para obter o máximo de qualquer investimento Web3, você deve:

  • Use uma carteira segura para armazenar ativos digitais como criptos e NFTs.
  • Nunca compartilhe o PIN/senha da sua carteira.
  • Evite projetos com pouca ou nenhuma presença na mídia social e roteiros vagos.
  • Nunca abra links não oficiais ou reivindique “brindes gratuitos”.
  • Fatores a considerar ao investir na Web 3.0

Investir em Web3 pode ser um desafio, especialmente se você não tiver um plano claro ou não fez sua pesquisa. É essencial que você considere estes fatores antes de fazer um investimento em Web3:

  • Suas metas de investimento;
  • A equipe por trás de um projeto ou empresa;
  • Seus níveis de tolerância ao risco;
  • Regulamentos Web3 no seu país de residência;

Depois de ter projetado e mapeado claramente suas metas de investimento e o cronograma de investimento, você precisa conhecer os fundadores por trás do projeto Web3 de interesse. Escolha projetos com fundadores conhecidos publicamente. Você pode entrar em contato facilmente caso o projeto vá para o sul. Avalie seu nível de tolerância ao risco e escolha um projeto permitido em seu país para evitar problemas legais com seu investimento.

FAQ Rápido

Você pode investir diretamente na Web 3.0?

Não. Você não pode investir diretamente na Web 3.0, mas pode optar por ser um investidor ativo ou passivo por meio de uma variedade de opções de investimento. 
As opções ativas de investimento incluem criptomoedas e NFTs, enquanto as opções passivas de investimento envolvem a compra de ações de empresas ativamente engajadas na Web 3.0.

Qual é a diferença entre Web 2.0 e Web 3.0?

Web 2.0 é a internet atual, que deu origem a inovações como mídias sociais, lojas de comércio eletrônico e mecanismos de busca. Essas inovações tornaram o conteúdo rei e forneceram uma maneira de criar conteúdo. A Web 3.0 é uma atualização para a Web 2.0 e oferece aos usuários da Internet uma maneira de controlar seus dados, usar tecnologias descentralizadas para armazenar e compartilhar informações

Investir na Web 3.0 é seguro?

As opções de investimento da Web 3.0 são mais voláteis do que as opções de investimento regulares. Embora não seja totalmente inseguro, existe um grande risco de acabar do lado errado da volatilidade. 
É por isso que é fundamental ter um bom nível de conhecimento, fazer sua pesquisa e elaborar um plano de investimento robusto.

Quem deve investir na Web 3.0?

O investimento na Web 3.0 não é para todos os tipos de investidores, especialmente aqueles com apetite de baixo risco ou que desejam investir gradualmente. É uma classe de investimento em movimento rápido que requer algum nível de conhecimento do setor, paciência e tempo.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre as melhores exchanges de criptomoedas, no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *