dApps: Tudo Você Precisa Saber sobre os Aplicativos Descentralizados

Os dApps são parte fundamental da criação e utilização de criptomoedas e NFTs

Quando falamos na blockchain, falamos principalmente sobre a sua descentralização. Falamos sobre como essa tecnologia permite que as criptomoedas e NFTs sejam transferidos, criados e negociados sem o controle de uma autoridade central ou governo e como a essa descentralização garante mais segurança para seus usuários. Mas como essa blockchain pode ser acessada? Através dos aplicativos descentralizados!

Aplicativos descentralizados, ou dApps, são aplicativos ou programas digitais que existem e são executados em uma rede de computadores blockchain ou peer-to-peer (P2P, como os programas de torrent) em vez de um único computador. Esses dApps estão fora do alcance e controle de uma única autoridade e, geralmente no caso das criptomoedas e NFTs, são construídos na plataforma Ethereum e podem ser desenvolvidos para uma variedade de propósitos, incluindo jogos, finanças e mídia social.

Vamos falar um pouco sobre esses aplicativos, sua utilidade e como eles garantem que suas transações financeiras sem seguras. Se você ficar com alguma dúvida, deixe aí nos comentários.

Noções básicas sobre aplicativos descentralizados

Um aplicativo da web padrão, como Uber ou Twitter, é executado em um sistema de computador que pertence e é operado por uma organização, dando a ela total autoridade sobre o aplicativo e seu funcionamento. Pode haver vários usuários de um lado, mas o servidor, o “programa em si”, é controlado por uma única organização.

No contexto das criptomoedas, os dApps são executados em uma rede blockchain em um ambiente público, de código aberto e descentralizado e estão livres de controle e interferência de qualquer autoridade única. Por exemplo, um desenvolvedor pode criar um dApp semelhante ao Twitter e colocá-lo em uma blockchain onde qualquer usuário pode publicar mensagens. Uma vez postadas, ninguém – incluindo os criadores do aplicativo – pode excluir as mensagens.

Isso poderia garantir o anonimato e “livre expressão” dos usuários, mas também abriria margem para muitos problemas relacionados a falta de controle do que seria publicado e quem seria responsabilizado pela publicação daquele conteúdo. Da mesma forma que o uso de redes descentralizadas de criptomoedas podem ser usadas para enviar dinheiro para pessoas em situação de calamidade ou está sendo usado na Ucrânia por aqueles afetados na guerra, eles também são usados por aqueles que querem lavar dinheiro ou em outros crimes.

1 – Qual é a diferença entre um aplicativo centralizado e descentralizado?

Um aplicativo centralizado é de propriedade de uma única empresa. O software de aplicativo para um aplicativo centralizado reside em um ou mais servidores controlados pela empresa. Como usuário, você interagirá com o aplicativo baixando uma cópia do aplicativo e enviando e recebendo dados do servidor da empresa.

Um aplicativo descentralizado (também conhecido como dApp ou dapp) opera em uma rede blockchain ou peer-to-peer de computadores. Ele permite que os usuários se envolvam em transações diretamente uns com os outros, em vez de depender de uma autoridade central. O usuário de um dApp pagará ao desenvolvedor uma quantia em criptomoeda para baixar e usar o código-fonte do programa. O código-fonte é conhecido como contrato inteligente, que permite que os usuários concluam transações, compartilhem arquivos, invistam e gerenciem seus lucros sem revelar informações pessoais.

Quais são os benefícios dos dApps?

Os dApps têm vários aspectos interessantes:

  • Resistente à censura – Sem um único ponto de falha, é muito difícil para governos ou indivíduos poderosos controlarem a rede.
  • Sem tempo de inatividade – Confiar em um sistema ponto a ponto garante que os dApps continuem funcionando mesmo se computadores individuais ou partes da rede ficarem inativos.
  • Baseado em Blockchain – Como são feitos usando contratos inteligentes, eles podem facilmente integrar criptomoedas nas funcionalidades básicas do dapp.
  • Open-source – Os dApps de código aberto incentivam o desenvolvimento generalizado do ecossistema dapp e permitem que os desenvolvedores construam dApps melhores com funções mais úteis ou interessantes.

Quais são os pontos fracos dos dApps?

Embora os dApps prometam resolver muitos dos problemas enfrentados pelos aplicativos comuns, também existem algumas desvantagens.

  • Hacks – Como muitos dApps são executados em contratos inteligentes de código aberto, os hackers têm a oportunidade de revisar o código e sondar as redes em busca de pontos fracos. Isso levou a uma série de hacks em dApps populares.
  • Usabilidade – Muitos dApps têm interfaces de usuário ruins, algo que afastou muitos usuários. Você pode ler todas as nossas avaliações sobre esses serviços em nossa página de avaliações . No entanto, isso é algo que está melhorando com o passar do tempo.
  • Usuários – Como acontece com muitos aplicativos da Web 2.0, quanto mais usuários um dapp tiver, mais eficaz será a rede na entrega desses serviços. Isto é muitas vezes referido como o efeito de rede. Os dApps sofrem com o baixo número de usuários, o que pode torná-los menos interativos. Também pode torná-los menos seguros, pois a segurança de um dapp geralmente depende dos números de usuários.

2 – O que são dApps Ethereum?

Os dApps podem ser executados em uma rede P2P ou em uma rede blockchain. Por exemplo, BitTorrent, Tor e Popcorn Time são aplicativos executados em computadores que fazem parte de uma rede P2P, em que vários participantes estão consumindo conteúdo, alimentando ou distribuindo conteúdo ou executando simultaneamente ambas as funções. Eles podem ser executados diretamente na blockchain ou em outra rede. A diferença é que um dApp Ethereum está em suas vantagens por estar nessa rede.

Esses são aplicativos descentralizados que são alimentados e desenvolvidos usando a plataforma Ethereum. Os dApps Ethereum usam contratos inteligentes para sua lógica. Eles são implantados na rede Ethereum e usam o blockchain da plataforma para armazenamento de dados. O próprio site da plataforma Ethereum oferece uma lista de softwares descentralizados construídos em sua plataforma para você baixar. Esses variam de softwares relacionados a criptomoedas, carteiras criptograficas e jogos.

3 – Vantagens e desvantagens dos dApps

Muitas das vantagens dos dApps giram em torno da capacidade do programa de proteger a privacidade do usuário. Com aplicativos descentralizados, os usuários não precisam enviar suas informações pessoais para usar a função que o aplicativo oferece. Os DApps usam contratos inteligentes (o criptógrafo e cientista da computação norte-americano Nick Szabo introduziu o termo “contrato inteligente” pela primeira vez em 1996, como estudante de pós-graduação na Universidade de Washington) para concluir a transação entre duas partes anônimas sem a necessidade de depender de uma autoridade central.

Os proponentes interessados na liberdade de expressão apontam que os dApps podem ser desenvolvidos como plataformas alternativas de mídia social. Uma plataforma de mídia social descentralizada seria resistente à censura porque nenhum participante no blockchain pode excluir mensagens ou bloquear mensagens de serem postadas.

O Ethereum é uma plataforma flexível para a criação de novos dApps, fornecendo a infraestrutura necessária para que os desenvolvedores concentrem seus esforços em encontrar usos inovadores para aplicativos digitais. Isso pode permitir a rápida implantação de dApps em vários setores, incluindo bancos e finanças, jogos, mídia social e compras online.

4 – As desvantagens dos dApps

Já em relação as desvantagens, o uso de dApps ainda está nos estágios iniciais e, portanto, é experimental e propenso a certos problemas e incertezas. Há dúvidas sobre se os aplicativos serão capazes de escalar de forma eficaz, principalmente no caso de um aplicativo exigir cálculos significativos e sobrecarregar uma rede, causando congestionamento na rede.

A capacidade de desenvolver uma interface amigável é outra preocupação. A maioria dos usuários de aplicativos desenvolvidos por instituições centralizadas tradicionais têm uma expectativa de facilidade de uso que os incentiva a usar e interagir com o aplicativo. Fazer com que as pessoas façam a transição para dApps exigirá que os desenvolvedores criem uma experiência de usuário final e um nível de desempenho que rivalize com programas já populares e estabelecidos.

O desafio de fazer modificações de código é outra limitação dos dApps. Uma vez implantado, um dApp provavelmente precisará de alterações contínuas para fins de aprimoramento ou correção de bugs ou riscos de segurança. De acordo com a plataforma Ethereum e suas diretrizes de uso e documentação, pode ser um desafio para os desenvolvedores fazer as atualizações necessárias nos dApps porque os dados e o código publicados no blockchain são difíceis de modificar.

PrósContras
Promove a privacidade do usuárioExperimental, pode não ser capaz de dimensionar
Resiste à censuraDesafios no desenvolvimento de uma interface amigável
Plataforma flexível permite o desenvolvimento de dAppDifícil fazer as modificações de código necessárias

5 – Quais são exemplos de aplicativos centralizados e descentralizados?

Exemplos bem conhecidos de aplicativos centralizados são Twitter, Facebook, Instagram e Netflix. Bancos e outras instituições financeiras usam aplicativos centralizados para permitir que seus clientes acessem suas contas online.

Peepeth, uma rede social alternativa ao Twitter, é um exemplo de aplicativo descentralizado. Cryptokitties é um jogo dApp que permite aos usuários comprar e vender gatos virtuais. MakerDAO é um serviço de crédito descentralizado que suporta a stablecoin Dai e permite que os usuários abram uma posição de dívida colateralizada (CDP).

O aplicativo descentralizado mais comum e conhecido do grande publico são os programas de Torrent, como o BitTottent ou uTorrent, que permite o compartilhamento de arquivos via formato torrent, onde cada usuário que possui o arquivo compartilha com os outros usuários pequenos fragmentos dele. Quanto mais pessoas nessa rede, mais pedaços do arquivo estão disponíveis para que o programa “pegue” e faça o donwload. Quando o programa “pega” todos os pedaços, o download está completo e você passa a “fornecer” esses pedaços do arquivo aos outros usuários que também estão fazendo o donwload dele.

Esse tipo de programa é muito utilizado para o compartilhamento ilegal de filmes ou jogos, o que faz com que muitos sistemas de antivírus ou o Windows reconheça ele como um programa malicioso. O uTorrent também foi acusado de instalar silenciosamente um minerador de criptomoedas nos computadores dos usuários.

6 – O futuro dos dapps

Dapps ainda estão em seus estágios iniciais. No entanto, já existem milhares de dapps que oferecem inúmeros serviços, seja jogando, investindo em DeFi ou negociando NFTs. No primeiro trimestre de 2022, havia quase 2,4 milhões de usuários ativos diários de dApps. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Antes que os dapps cheguem ao mainstream, os desenvolvedores e as redes nas quais eles criam os dApps têm uma longa lista de desafios a serem enfrentados, incluindo escalabilidade, segurança e usabilidade. Assim que o fizerem, o alvorecer do aplicativo descentralizado estará sobre nós. Alguns dos tokens e dApps Ethereum mais promissores estão lançando as bases para o futuro da Internet, incluindo:

  • Basic Attention Token (BAT): usado para melhorar a privacidade e a transferência de valor entre usuários, editores e anunciantes. Usado no navegador Brave.
  • Golem (GNT): usado para executar código em um ou vários nodes de computação distribuídos.
  • Minds: uma plataforma de mídia social que melhora a transferência de valor entre criadores de conteúdo e consumidores.
  • TokenSets: usado para gerenciar ativos de criptomoeda por meio de estratégias de gerenciamento de ativos automatizados com token.
  • Aave: usado para ganhar juros sobre depósitos de criptomoedas e emprestar ativos de criptomoedas.
  • IDEX: uma exchange de criptomoedas descentralizada.

Como posso comprar Ethereum e outras criptomoedas?

Os investidores podem usar uma das muitas plataformas de troca de criptomoedas para comprar e vender ether. Ethereum é suportado por exchanges de criptomoedas dedicadas, incluindo Coinbase, Kraken, Gemini e corretoras como Robinhood.

Mas, se você quiser investir com segurança, então recomendamos a Binance.

A Binance é adequada para pessoas que desejam negociar ou investir em bitcoins, ether ou altcoins menos conhecidas. A Binance oferece mais de 50 criptomoedas diferentes para negociar e é uma boa opção para quem deseja gráficos mais avançados do que a maioria das outras exchanges. Os recursos, habilidades de gráficos e dados que acompanham sua conta são realmente impressionantes, especialmente quando você considera suas taxas razoáveis.

Faça a sua conta na Binance agora mesmo. Abra sua conta

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é nft4-1024x576. Jpg
Binance

FAQ Rápido

O que significa dApps?

Significa “aplicativo descentralizado”. Um tipo de aplicativo de software de código aberto distribuído que é executado em uma rede blockchain ponto-a-ponto (P2P) em vez de em um único computador.

Qual a diferença entre um dApp e um aplicativo comum?

Os DApps são visivelmente semelhantes a outros aplicativos de software que são suportados em um site ou dispositivo móvel, mas são compatíveis com as P2P e não estão sob o controle de uma única empresa ou entidade.

Quais são os dApps mais conhecidos?

Dapps são aplicativos descentralizados que são hospedados na blockchain. Eles podem ser exchanges, jogos, mercados de finanças, redes sociais e muito mais. Várias plataformas estão disponíveis para implantar dApps, incluindo o Ethereum, Polygon, Solana, Avalanche e etc.

O Bitcoin é um DApp?

O Bitcoin, a primeira criptomoeda, pode ser considerado um exemplo de DApp. já que é de código aberto, todas as transações na blockchain do Bitcoin são abertas e públicas e opera sem o controle de nenhuma entidade centralizada, mas o Bitcoin não é um “aplicativo”, no sentido mais conhecido da palavra, já que você não interage ou realiza funções neles.

Agora, fale conosco. Você utiliza algum aplicativo descentralizado? Tem algum aplicativo descentralizado que é essencial no seu dia-a-dia? Fale conosco nos comentários e aproveite também para ler mais sobre criptomoedas no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *