O que são Soft Skills? Definição, importância e exemplos

Soft skills são traços de caráter e habilidades interpessoais que caracterizam as relações de uma pessoa com outras pessoas. No ambiente de trabalho ou para construir estratégias de investimentos, as soft skills são consideradas um complemento das hard skills, que se referem aos conhecimentos e habilidades ocupacionais de uma pessoa. Os sociólogos podem usar o termo “soft skills” para descrever o quociente de inteligência emocional (QE) de uma pessoa em oposição ao quociente de inteligência (QI).

As soft skills têm mais a ver com quem as pessoas são do que com o que elas sabem. Como tal, eles abrangem os traços de caráter que decidem o quão bem alguém interage com os outros e geralmente são uma parte definida da personalidade de um indivíduo.

Em um mercado de trabalho competitivo, os funcionários que demonstram ter uma boa combinação de hard e soft skills geralmente veem uma demanda maior por seus serviços. Vamos falar sobre as soft skills e sua importância e, se você ficar com alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

Entendendo as Soft Skills

Soft skills incluem atributos e traços de personalidade que ajudam os funcionários a interagir com os outros e ter sucesso no local de trabalho. Exemplos de soft skills incluem a capacidade de se comunicar com clientes em potencial, orientar seus colegas de trabalho, liderar uma equipe, negociar um contrato, seguir instruções ou planejar e realizar um trabalho no prazo.

As hard skills são mensuráveis e geralmente obtidas por meio de educação formal e programas de treinamento. Trabalhadores com boas habilidades interpessoais podem ajudar as empresas a alcançar níveis mais altos de eficiência e produtividade. Ao contrário das hard skills, as soft skills são mais difíceis de adquirir por meio de treinamento.

Os empregadores procuram um equilíbrio entre hard skills e soft skills ao tomar decisões de contratação. Por exemplo, os empregadores valorizam os trabalhadores qualificados com um histórico de terminar os trabalhos no prazo. Os empregadores também valorizam os trabalhadores com fortes habilidades de comunicação e um forte entendimento dos produtos e serviços da empresa.

Ao se comunicar com clientes em potencial, os funcionários com habilidades interpessoais podem fazer apresentações atraentes, mesmo que seu trabalho específico não seja em vendas ou marketing. Outra soft skill valorizada é a capacidade de treinar colegas de trabalho em novas tarefas.

Os líderes da empresa geralmente são mais eficazes quando possuem fortes habilidades interpessoais. Por exemplo, espera-se que os líderes tenham boas habilidades de oratória, mas grandes líderes também são bons em ouvir os trabalhadores e outros líderes em suas áreas.

A negociação é uma grande parte do trabalho para muitos líderes da empresa. Ao negociar com funcionários, clientes ou associados, os líderes precisam ser habilidosos em levar em consideração o que os outros desejam e, ao mesmo tempo, manter o foco em pressionar pelo que desejam. Bons líderes também precisam saber como tornar seu próprio trabalho mais eficiente, delegando estrategicamente tarefas aos funcionários.

As empresas geralmente gostam de contratar funcionários que possuam habilidades interpessoais que combinem bem com o restante da equipe, considerando-os um bom ajuste cultural para a empresa.

Hard Skills vs. Soft Skills

Algumas habilidades difíceis são mais procuradas do que outras, e os empregadores podem precisar contratar agências de recrutamento ou headhunters para preencher vagas que exigem habilidades de alto nível.

Os trabalhadores adquirem hard skills por meio de educação formal, programas de treinamento e esforço concentrado. Hard skills são as habilidades quantificáveis que os trabalhadores precisam ter para realizar com sucesso um trabalho específico. Os empregadores geralmente testam ou avaliam as habilidades técnicas de um candidato antes de contratá-lo. Exemplos de hard skills incluem programação de computadores, escrita, desenvolvimento web e design gráfico.

Hard skills podem ser aprendidas e aperfeiçoadas ao longo do tempo, mas soft skills são mais difíceis de adquirir e mudar. As habilidades interpessoais necessárias para um médico, por exemplo, seriam empatia, compreensão, escuta ativa e boas maneiras com seus pacientes. Alternativamente, as habilidades de hard skills necessárias para um médico incluiriam uma vasta compreensão de doenças, a capacidade de interpretar resultados de exames e sintomas e uma compreensão completa de anatomia e fisiologia.

As soft skills beneficiam as empresas quando são praticadas em toda a empresa. Por exemplo, um espírito colaborativo entre os trabalhadores é importante. Os membros da equipe que são capazes de trabalhar bem com pessoas de diferentes gerações e origens são geralmente mais produtivos e mais capazes de se concentrar em prioridades comuns. O coaching é um dos métodos mais comuns e eficazes para melhorar as soft skills.

A eficiência e a produção melhoram quando os trabalhadores colaboram, compartilhando conhecimento e ferramentas para realizar os trabalhos. A capacidade de aprender novos métodos e tecnologias também é uma soft skill desejada para todos os trabalhadores.

As empresas que valorizam o aprendizado como uma soft skill reconhecem vários estilos de aprendizado e incentivam os funcionários a buscar os métodos que funcionam melhor para eles. A boa solução de problemas é uma habilidade interpessoal que também é valiosa para as empresas. Por exemplo, as empresas podem operar com mais eficiência e aumentar a produtividade quando todos os funcionários sabem como solucionar problemas de software, em vez de depender do departamento de tecnologia da informação (TI) para cada solução.

As soft skills também podem ser consideradas habilidades pessoais. Isso pode incluir boa comunicação e habilidades interpessoais, liderança, resolução de problemas, sua ética de trabalho, gerenciamento de tempo e trabalho em equipe. São características que podem ser transportadas para qualquer posição.

Tipos de Soft Skills

As soft skills incluem os atributos pessoais, traços de personalidade e habilidades de comunicação necessárias para o sucesso no trabalho. Soft skills caracterizam como uma pessoa interage em seus relacionamentos com os outros. As soft skills incluem:

Adaptabilidade

Adaptabilidade no local de trabalho significa ser flexível e capaz de mudar para ter sucesso. A adaptabilidade é uma soft skill que os empregadores buscam ao contratar candidatos. Funcionários em cargos de liderança geralmente precisam administrar circunstâncias incomuns em que não há instruções explícitas. Eles devem aprender a confiar em seu próprio julgamento e ter confiança para tomar decisões difíceis.

Se você é uma pessoa que aprende rápido é porque sabe se adaptar. Você pode nutrir ainda mais suas habilidades de adaptabilidade tentando coisas novas e desafiando sua capacidade de resolver problemas em várias circunstâncias.

Comunicação

Comunicação
Comunicação

Pode parecer bastante simples dizer: “Eu sei me comunicar”. No entanto, aqueles com pouca experiência em comunicação com pessoas de diferentes esferas da vida não percebem como a comunicação pode ser complicada. Quantas vezes você já disse ou escreveu algo para alguém que ela entendeu errado? Isso acontece no local de trabalho o tempo todo.

Os melhores empregadores precisam de líderes que tenham cuidado em sua capacidade de ouvir e responder aos clientes e colegas de trabalho. Os empregadores procuram candidatos com habilidades de comunicação escrita e verbal superiores para quase todos os empregos para os quais contratam.

Compromisso

Compromisso é definido como fazer uma concessão ou abrir mão de algo para chegar a um meio termo. Fazer concessões é muito fácil para algumas pessoas, enquanto outras lutam diariamente. O compromisso saudável nos relacionamentos deixa cada pessoa satisfeita quando a concessão é alcançada.

Pequenos compromissos são naturais e inevitáveis na maioria dos relacionamentos saudáveis. Abrir mão de muito do que é importante para você em prol do relacionamento não é saudável e resultará em sentimentos de ressentimento e, às vezes, de raiva. O compromisso pode exigir que saiamos de nossa zona de conforto, assumamos riscos e estejamos dispostos a tentar coisas novas. Algumas coisas não podem ser comprometidas em um relacionamento e precisam ser comunicadas à outra parte.

Pensamento criativo

Pensamento criativo significa pensar fora da caixa. Muitas vezes, a criatividade envolve o pensamento lateral, que é a capacidade de perceber padrões que não são óbvios. O pensamento criativo pode significar a criação de novas maneiras de realizar tarefas, resolver problemas e enfrentar desafios. Significa trazer uma perspectiva nova e às vezes pouco ortodoxa para o seu trabalho. Essa forma de pensar pode ajudar departamentos e organizações a serem mais produtivos.

Confiabilidade

Um funcionário confiável é um trunfo incrível para uma empresa, pois eles são ótimos colegas de trabalho, podem fazer seu trabalho sem microgerenciamento e capacitar outras pessoas a fazer bem seu trabalho. Como resultado, ser conhecido como um funcionário confiável ajudará muito a torná-lo um candidato desejável.

Funcionários confiáveis são pontuais, comunicativos e detalhistas. Eles também seguem as políticas da empresa, são bons membros da equipe e tomam a iniciativa. Fazem com que equipes e empresas funcionem de maneira mais suave e eficiente. Você pode se tornar mais confiável melhorando suas habilidades de organização e gerenciamento de tempo, tornando-se mais tenaz e procurando maneiras de tomar a iniciativa.

Liderança

As habilidades de liderança podem ajudá-lo em todos os aspectos de sua carreira, desde a candidatura a empregos até a busca por avanço na carreira. Como uma das muitas habilidades sociais valorizadas pelos empregadores, a liderança geralmente incorpora vários traços de personalidade e habilidades de comunicação que qualquer pessoa pode aprender e praticar. Compreender as habilidades de liderança e como desenvolvê-las pode ser especialmente útil.

Líderes influentes ajudam a construir equipes fortes dentro de uma empresa e garantem que projetos, iniciativas ou outras funções de trabalho sejam executadas com sucesso. Eles têm fortes habilidades interpessoais e de comunicação, bem como habilidades para motivar equipes, delegar responsabilidades, responder a feedback e resolver problemas.

Bom Ouvinte

Ouvir é uma das habilidades mais importantes que você pode ter. O quão bem você ouve tem um grande impacto na eficácia de seu trabalho e na qualidade de seus relacionamentos com outras pessoas. Ouvir é a capacidade de receber e interpretar mensagens com precisão no processo de comunicação.

Sem a capacidade de ouvir de forma eficaz, as mensagens são facilmente mal interpretadas. Como resultado, a comunicação é interrompida e o remetente da mensagem pode facilmente ficar frustrado ou irritado. Ouvir é tão importante que muitos dos melhores empregadores oferecem treinamento de habilidades de escuta para seus funcionários. Isso não é surpreendente quando você considera que boas habilidades de escuta podem levar a uma melhor satisfação do cliente, maior produtividade com menos erros e maior compartilhamento de informações que, por sua vez, podem levar a um trabalho mais criativo e inovador.

Ética de trabalho

A ética de trabalho é uma característica valiosa que os empregadores procuram nos candidatos. Uma forte ética de trabalho permite que você se concentre nas tarefas, aja de maneira profissional, seja persistente em situações difíceis e demonstre responsabilidade e confiabilidade no local de trabalho.

Pessoas com boa ética de trabalho costumam ser funcionários melhores do que aqueles sem ela e, por esse motivo, os gerentes de contratação geralmente selecionam candidatos com uma forte ética de trabalho em vez de candidatos que não estão comprometidos com seu trabalho.

Trabalho em Equipe

Habilidades de trabalho em equipe são as habilidades que permitem que você trabalhe bem com os outros. Os candidatos com fortes habilidades de trabalho em equipe são procurados pelos empregadores por vários motivos – eles demonstram liderança, colaboração e boa comunicação.

Os empregadores esperam que os funcionários sejam jogadores de equipe. O trabalho em equipe é necessário para quase todos os setores, desde soluções de negócios até tecnologia da informação e serviços de alimentação.

Trabalho em equipe
Trabalho em Equipe

Positividade

O pensamento positivo é a ideia de que você pode mudar sua vida pensando positivamente sobre as coisas. Essa ideia pode soar um pouco “fofa”, o que é um problema para muitas pessoas que reconhecem que apenas ter bons pensamentos não mudará o mundo e, portanto, descartam toda a ideia.

Ser positivo é verdadeiramente uma habilidade. Existem pessoas para quem pensar positivamente vem naturalmente, é claro. No entanto, para a maioria de nós, desenvolver o hábito de pensar, falar e agir com positividade requer um esforço considerável. Mas vale a pena para você e para todos ao seu redor.

Gerenciamento de tempo

Funcionários que gerenciam bem seu tempo são mais produtivos, mais eficientes e mais propensos a cumprir os prazos. Eles se concentram nas tarefas mais importantes e urgentes e limitam a quantidade de tempo desperdiçado em tarefas não essenciais.

Habilidades de gerenciamento de tempo, como outras habilidades interpessoais, como habilidades organizacionais, estão em alta demanda. Os empregadores avaliarão sua capacidade de gerenciar seu tempo e a eficácia de sua equipe para atingir os objetivos do departamento.

Motivação

Motivar os outros com sucesso é uma habilidade importante que você deseja apontar para potenciais empregadores. Os funcionários podem usar habilidades de motivação para aumentar suas chances de obter resultados positivos ao interagir com clientes, subordinados, alta administração, fornecedores, doadores, membros da equipe, fontes de financiamento e supervisores. Para os gestores, que devem inspirar toda uma equipe, a capacidade de motivar costuma ser um requisito.

Solução de problemas

Habilidades de resolução de problemas ajudam você a resolver problemas de forma rápida e eficaz. É uma das principais habilidades que os empregadores procuram nos candidatos a emprego, pois os funcionários com essas habilidades tendem a ser autossuficientes. As habilidades de resolução de problemas exigem a identificação rápida do problema subjacente e a implementação de uma solução.

A resolução de problemas é considerada uma habilidade suave (uma força pessoal) em vez de uma habilidade difícil que é aprendida por meio de educação ou treinamento. Você pode melhorar suas habilidades de resolução de problemas familiarizando-se com problemas comuns em seu setor e aprendendo com funcionários mais experientes.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é a capacidade de analisar fatos e formar um julgamento. É uma forma de inteligência emocional. Alguém com habilidades de pensamento crítico pode pensar de forma clara e racional quando a situação exige. Isso permite que eles resolvam problemas e tomem decisões com mais eficiência.

Como resultado, você pode olhar além do que vê pela frente. Você é capaz de analisar o que vê em uma situação e ver algumas percepções que vão além do que é óbvio para alguém de fora. O pensamento crítico também requer ser capaz de entender a conexão lógica entre duas ou mais ideias ou conceitos. Por exemplo, uma equipe que trabalha na estratégia de preços de uma empresa precisa pensar criticamente sobre vários conceitos.

Resolução de conflitos

As habilidades de resolução de conflitos são necessárias para uma ampla gama de cargos em muitos setores de trabalho. Este requisito baseia-se no fato de que o conflito tende a reduzir a produtividade e criar um ambiente de trabalho difícil, levando a rotatividade indesejada de pessoal e redução do moral. Indivíduos que podem resolver conflitos geralmente são excelentes mediadores, racionais e capazes de lidar com personalidades difíceis a partir de um local de empatia.

Negociação

A negociação é uma discussão para resolver disputas e chegar a acordos entre duas ou mais partes, um processo de “dar e receber”, resultando em um compromisso em que cada lado faz uma concessão para o benefício de todos os envolvidos. Existem muitas situações em que você pode precisar ser um negociador.

Você pode estar envolvido na negociação de uma oferta de emprego, pedindo um aumento, reunindo um aumento de orçamento, comprando ou vendendo uma propriedade ou fechando uma venda com um cliente. Todos eles exigem habilidades de negociação se você quiser ser bem-sucedido.

Como adquirir Soft Skills

Ao contrário das hard skills que são aprendidas, as soft skills são semelhantes a emoções ou insights que permitem que as pessoas “leiam” os outros. Estes são muito mais difíceis de aprender, pelo menos em uma sala de aula tradicional. Eles também são muito mais difíceis de medir e avaliar.

Programas de treinamento profissional: Alguns programas de treinamento profissional cobrem soft skills. Eles podem discutir soft skills para que os candidatos saibam o que são e a importância de destacá-los em seus currículos. Existem também cursos online gratuitos que podem ajudá-lo a melhorar suas habilidades interpessoais.

Treinamento no local de trabalho: Se você já trabalha há algum tempo, é provável que já tenha desenvolvido algumas soft skills. Por exemplo, se você trabalhou no varejo, trabalhou em um ambiente de equipe. Se você ajudou clientes insatisfeitos a encontrar uma solução, você usou habilidades de resolução de conflitos e resolução de problemas.

Educação e Voluntariado: Se você é novo no trabalho, pense em outras atividades que você fez, seja na escola ou como voluntário. Provavelmente, você teve que se comunicar, se adaptar às mudanças e resolver problemas.

Você também pode refletir sobre as soft skills que precisa desenvolver. Por exemplo, em vez de apenas discutir problemas com seu gerente, sugira soluções para esses problemas. Se você vir um colega lutando, ofereça-se para ajudar. Se houver um processo que possa melhorar seu local de trabalho, sugira-o.

FAQ Rápido

Qual a diferença entre soft skill e hard skill?

Hard skills são as habilidades mensuráveis adquiridas por meio de treinamento, educação e prática. São as habilidades necessárias para realizar uma tarefa ou trabalho específico. Soft skills são habilidades comportamentais e interpessoais que se relacionam com a eficácia com que as pessoas interagem com outras e lidam com situações.

Por que as soft skills são importantes?

Quão bem você interage e trata os outros é crucial para o sucesso na carreira. A confiança se desenvolve por meio de interações e relacionamentos positivos, e a produtividade aumenta em ambientes onde as habilidades interpessoais florescem.

Como posso melhorar as soft skills?

Embora não sejam habitualmente adquiridas por meio de treinamento formal, as soft skills podem ser aprendidas. Para melhorar as soft skills, a pessoa deve estar aberta a feedbacks e tomar decisões para mudar comportamentos. O treinamento pode fornecer dicas e estratégias para desenvolver melhores práticas, como ouvir ativamente e ter empatia com os outros. E praticar pode fortalecer áreas onde existem deficiências.

O que é o treinamento de soft skills?

O treinamento de soft skills é um treinamento para ajudar a desenvolver ou melhorar habilidades interpessoais. Consiste em lições para melhorar a comunicação, aumentar a escuta ativa, resolver conflitos e muito mais.

Fale conosco e diga se você tem alguma boa soft skill. Quais são os seus pontos fontes e fracos em relação a suas soft skills? E quais são as suas hard skills. Fale nos comentários e aproveite para ler mais sobre empreendedorismo no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *