Como Aumentar o CTR das Campanhas de Google Ads da sua Empresa

Sua empresa, negócio online ou site/blog tem uma campanha de anúncios pagos no Google? Ou talvez em outro buscador, como o Bing? Ter um bom CTR é o objetivo de qualquer um que faça anúncios pagos ou mesmo para aqueles que buscam um bom posicionamento nos mecanismos de busca, seja pago ou orgânico. E por quê? Porque mais cliques nos seus anúncios significam mais visitantes no seu site e mais oportunidades de venda.

Claro, um CTR alto nem sempre significa uma boa coisa. Afinal, um monte de cliques no seu anúncio, sem um retorno, sem uma venda, não é uma boa ideia. Você precisa ter seus anúncios direcionados corretamente e que cheguem ao público certo, para que você tenha muitos cliques e, o melhor de tudo, muitas vendas.

Falamos bastante sobre técnicas de SEO aqui no site e, embora essas dicas sejam mais eficazes para campanhas pagas, você pode adaptá-las e usá-las para alcançar melhores resultados orgânicos também. Vamos falar sobre essas técnicas e, se ficar com alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

    A Importância do CTR

    Aumentar a taxa de cliques (CTR) geralmente é uma ótima ideia. De que adiantam seus anúncios se eles estão recebendo uma tonelada de impressões, mas quase nenhum clique? O Google Ads (anteriormente AdWords) odeia isso tanto quanto nós. Altas impressões combinadas com alta CTR E uma alta taxa de conversão é a mágica do marketing digital com a qual nós, anunciantes, sonhamos.

    É aí que entra o “geralmente”.

    Impressões, cliques e conversões devem ser executados em uníssono quando sua pesquisa paga é totalmente discada – desde a segmentação, a cópia, a página de destino e todos os detalhes intermediários. Buscar uma CTR mais alta é sempre uma boa ideia quando você não está fazendo isso apenas pelos cliques.

    Esses cliques não significarão nada se os visitantes não estiverem realmente convertendo. Embora existam várias maneiras de atrair um clique, não estamos falando desse negócio. Neste artigo você aprenderá novas maneiras de atrair mais cliques e aumentar seu CTR. Use essas táticas para melhorar um pouco as coisas depois de definir os anúncios pagos que estão ganhando força e uma página de destino que oferece uma experiência estelar.

    O que são as taxas de cliques (CTR) do Google Ads?

    Uma taxa de cliques é uma proporção que mostra com que frequência as pessoas que veem seu anúncio pago e clicam nele. A CTR pode ser usada para avaliar o desempenho de suas palavras-chave e anúncios. CTR é o número de cliques que seu anúncio recebe dividido pelo número de vezes que seu anúncio é exibido: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se você tivesse 5 cliques e 100 impressões, sua CTR seria de 5%.

    Mas, o que é considerado uma boa CTR para anúncios do Google? As taxas de cliques variam de campanha para campanha, mas, em média, a faixa de 4% a 5% é boa. Qualquer coisa acima de 10% é ótimo, você está fazendo algo certo. Faça mais disso. Ocasionalmente, você pode encontrar CTRs acima de 50%, mas é raro. Você realmente verá isso apenas para campanhas de marca.

    Mas, como exatamente eu posso fazer o CTR dos anúncios da minha empresa conseguirem mais cliques? Estou gastando dinheiro com campanhas e não estou tendo resultados, vendas e conversões o bastante. Então, vamos dar algumas dicas para você melhorar os resultados das suas campanhas e truques que são feitos pelos profissionais de marketing.

    Ctr estratégia, marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, seo, tecnologia como aumentar o ctr das campanhas de google ads da sua empresa imagem 2023 01 06 150751075 empreendedorismo

    Relação Palavras-Chave e Anúncio

    Se você tem de 20 a 50 palavras para compor um anúncio e quer que as pessoas saibam o que você está vendendo, é interessante colocar elas de forma clara e direta no seu anúncio, correto? Acha que não é exatamente assim, então pense um pouco:

    Se você está vendendo “sofás de couro” e alguém digita “sofás de couro” então não faria mais sentido clicar no anúncio que diz “Melhor sofá de couro a preços acessíveis” em vez de um que está escrito “Couro de boi e Sofás de Madeira Envernizados”? Claro que sim! Portanto, comece a colocar palavras-chave em seus próprios anúncios e torne-os mais relevantes. Isso aumentará a CTR e melhorará seus índices de qualidade.

    A URL de visualização é tecnicamente parte do texto de seu anúncio, mas frequentemente vemos anunciantes deixando-o em branco ou digitando o nome de sua empresa. Em vez disso, tente adicionar a palavra-chave para a qual você está escrevendo o anúncio no URL. Isso não apenas adiciona mais espaço ao seu anúncio, mas também ajuda com o tão importante fator de relevância. Essa tática pode ser facilmente negligenciada, parecendo não ter nenhum valor real. Pelo contrário, na verdade pode ajudar com o CTR.

    Além disso, não basta ter apenas um anúncio por grupo de anúncios. Como você saberá se há um anúncio melhor para ser escrito? Mantenha cerca de 3 a 4 anúncios por grupo de anúncios e faça com que eles compitam entre si para aumentar a CTR.

    A partir daqui, você encontrará insights na plataforma de anúncios e até mesmo no Google Analytics para obter ideias para continuar a criar anúncios vencedores. Pause os de baixo desempenho e crie variações dos anúncios vencedores.

    Extensões de anúncio

    Extensões de anúncio
    Extensões oferecem mais informações aos compradores

    Você tem uma infinidade de extensões de anúncio para escolher, que podem ocupar um espaço valioso na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP). Use-os a seu favor e seu CTR aumentará. Todos deveriam usar extensões de sitelinks, e agora você pode até reforçá-las com novos recursos.

    Se você só vende localmente, adicione uma extensão de local com seu endereço para que as pessoas saibam onde você está antes de clicar em seu anúncio. E se você aceitar chamadas telefônicas, inclua uma extensão de chamada em seus anúncios. Novamente, veja as configurações do Google Ads para aprender a usar os snippets.

    Os cronômetros de contagem regressiva podem ajudar muito a gerar uma sensação de urgência para um clique. Há um cronômetro visível em contagem regressiva para o final da promoção/liquidação apresentada no anúncio. O cronômetro é adicionado ao anúncio real adicionando o snippet de tempo. Veja as configurações do Google Ads para aprender a usar os snippets.

    Use Palavras-chave negativas

    Essa ideia não serve apenas para ajudar a aumentar a CTR, mas também para interromper o desperdício de gastos com palavras-chave que você não pode capitalizar. Palavras-chave negativas são palavras que você adiciona a uma lista específica para impedir que os usuários que não estão procurando o que você vende vejam seu anúncio.

    Vamos pegar uma loja de sofás, por exemplo. Com sede em Capinas e eles só enviam dentro dos arredores e dentro da cidade. Se alguém digitar “sofá em Londres”, você não quer desperdiçar seu dinheiro com essa pessoa, correto? “Londres” seria adicionado à sua lista de palavras-chave negativas.

    Outro exemplo seria se alguém digitasse “curso de inglês grátis”. Você ou sua agência de pago adicionariam ‘grátis’ como palavras-chave negativas, já que você não está oferecendo um curso grátis. Outro exemplo para B2B pode ser adicionar palavras-chave como “carreira” ou “emprego”. Se você está vendendo software de TI, não quer desperdiçar seu precioso dinheiro em anúncios com alguém que está apenas procurando emprego em TI.

    Esta técnica reduzirá o seu CTR, mas vai economizar o seu dinheiro. Então, pense com carinho nas palavras-chave negativa da sua campanha.

    Palavras-chave negativas
    Se o seu curso, produto ou serviço não é grátis, então essas palavras não irão ajudá-lo a vender

    Minimize as Impressões

    Enquanto estamos no tópico de listas negativas, vamos dar um passo adiante. Discutimos exemplos que você pode adicionar a uma lista de palavras-chave negativas durante a configuração, mas não para por aí.

    Você deve verificar regularmente seu relatório de termos de pesquisa, que revela quais consultas de pesquisa reais as pessoas estão digitando ao encontrar seus anúncios. O relatório ainda fornece métricas como impressões e CTR.

    Adicione as palavras-chave com a CTR mais baixa à sua lista de palavras-chave negativas. Você pode estar preocupado que adicionar todas essas palavras-chave aparentemente relacionadas a uma lista negativa possa fazer com que suas impressões caiam – você está certo.

    É uma coisa boa.

    Só porque há um número menor de pessoas vendo seus anúncios, não significa que sua CTR diminui. Muitas vezes, abre caminho para uma taxa de cliques mais alta de uma maneira excelente. Ele permite que você concentre seu orçamento nos termos de pesquisa que estão funcionando.

    Qualidade > Quantidade.

    Além disso, adicionar regularmente consultas ou termos de pesquisa com baixo desempenho a palavras-chave negativas manterá sua pontuação de relevância alta, o que aumenta seu Índice de qualidade, o que mantém a posição de seus anúncios alta e reduz seu custo por clique (CPC).

    Outra estratégia para isso é aumentar seu lance pode ser a maneira mais rápida (e mais cara) de aumentar a CTR. Mas pode ser uma coisa que você precisa fazer para ir da posição 11 para a posição 4. E quando estiver em uma posição ainda boa da primeira página, então teste as outras maneiras de aumentar sua taxa de cliques primeiro, antes de começar a gastar dinheiro extra.

    Atenção ao Escrever seu Anúncio

    Seu anúncio deve ter ritmo. Colocar muitas paradas, pausas e perguntas pode prejudicar a velocidade de leitura e, por sua vez, prejudicar o potencial do clique. Teste ter a primeira linha de descrição relacionada diretamente à segunda linha de descrição e faça-a fluir. E então teste com paradas e pausas. Escrever um bom anúncio não quer dizer apenas ir direto ao ponto, sem uma técnica. Os melhores anúncios são aqueles que as pessoas conseguem ler e se identificar com eles. Vá testando seus anúncios até achar um que seja bom.

    Sempre que você puder usar símbolos diferentes dos velhos ABCs, você deve fazê-lo. Estas são ®marcas registradas, ©opyright, (parênteses), pontos de exclamação!, $ign$$ ou qualquer coisa que você possa usar sem ter seu anúncio reprovado. Experimente e teste diferentes combinações. Mas atenção: não exagere nos símbolos e pontuações (“compre agora!!!!!”) pois o Google pode nem aprovar o seu anúncio. Vá com calma e fique com, no máximo, um símbolo apenas por anúncio ou você pode ter problemas.

    E tente uma linguagem completamente fora do comum. Seja ridículo. Tente algo que seja “não marketing” e “não publicidade” – torne seu anúncio tão diferente que você pense que ninguém clicará nele e, em seguida, observe os resultados. Você ficará surpreso ao ver como seu anúncio pode se tornar o elefante na sala muito rapidamente se todos estiverem seguindo “o livro de regras”.

    Dê valor aos seus visitantes

    Dê aos seus possíveis compradores um bom motivo para clicar no seu anúncio. Não faça o anúncio apenas sobre você e seus serviços. Fale sobre seu público-alvo, seus problemas e o valor que você pode fornecer. Sempre que puder fornecer algo de valor, faça-o. Não importa se você é B2B ou B2C, há opções. Alguns dos nossos favoritos incluem:

    • Cupom ou código de desconto;
    • Lista de Verificação;
    • Folha de Referência;
    • Modelo;
    • Auditoria Competitiva;
    • Questionário;
    • Vídeo/Vídeo Curso;
    • Kit de ferramentas;
    • Calendário;
    • Podcast/Entrevista;
    • Consulta;
    • Demonstração ao vivo;
    • Ingressos;
    • Curso por E-mail;
    • Produto Físico;
    • Infográfico;
    • Preço personalizado;
    • White Paper;
    • e-Book;
    • Estudo de caso

    Se você conseguir chamar a atenção para esse valor em seu anúncio, os cliques aumentarão.

    FAQ Rápido

    Por que o meu CTR está tão baixo?

    Posicionamentos de anúncios abaixo do ideal no Google ou nas mídias sociais podem afetar a CTR do seu anúncio por vários motivos e também podem ser causados por vários fatores diferentes. Índice de qualidade do anúncio ruim, lance baixo em palavras-chave ou no próprio anúncio ou até mesmo conteúdo do anúncio com pouca relevância para a página de destino

    Um CTR de 10% é boa?

    Para anúncios de busca, por exemplo, Artes e Entretenimento tem de longe a CTR mais alta em anúncios de busca – 10,67% – enquanto Serviços Corporativos atingem uma média de apenas 4,72% de CTR, de acordo com uma pesquisa feita pelo Smart Insights.

    O que é um CTR alta?

    Um CTR alta é uma boa indicação de que os usuários consideram seus anúncios e listagens úteis e relevantes. A CTR também contribui para a CTR esperada de sua palavra-chave, que é um componente da classificação do anúncio. Observe que uma boa CTR é relativa ao que você está anunciando e em quais redes.

    Ter um CTR baixo é melhor?

    Não. Na prática, quanto maior o seu CTR, melhor para o seu negócio. Geralmente, uma taxa de cliques de 3% ou mais é considerada satisfatória dependendo do seu ramo de atividade e da posição do seu anúncio/site nas SERP.

    Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais matérias no nosso site.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *