5 Mitos e Verdades sobre as Criptomoedas que você precisa saber

São ilegais? São só para hackers? São isentas de impostos? Saiba o que é verdade ou não

É muito fácil ouvir falar sobre criptomoedas na TV, em especial (e infelizmente) somente nos programas policiais. Todos os dias há um novo “príncipe das bitcoins” ou esquema de lavagem de dinheiro ou a descoberta que grupos criminosos estão usando as bitcoins como forma de esconder seus lucros e impedir da polícia de acessá-los.

No geral, as moedas digitais se tornaram um dos fatores de investimento mais caros e lucrativos. Especialmente bitcoin. Antes das criptomoedas, o ouro e as ações das empresas eram os fatores de investimento mais preferidos entre as pessoas em geral nos negócios. Mas, quando as criptomoedas se tornaram populares e ficou fácil comprar bitcoin e outras moedas digitais online, o interesse do público em geral também aumentou. Hoje, você pode trocar BTC por reias legalmente e com bastante facilidade.

Mas um fato relacionado ao comportamento humano é que: quando há algo novo, fatos e mitos sobre a novidade manipulam a mente das pessoas. Hoje, vamos dar uma olhada nos 10 principais mitos sobre criptomoedas que todos devem conhecer. Se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Mitos e Verdades sobre as Criptomoedas que você deve saber

Da mesma forma que tudo que é relativamente novo e não está ao alcance do público geral (embora qualquer um possa comprar criptomoedas, nem todos tem condições de fazer investimentos de longo prazo, então desde a popularização das criptomoedas existem vários mitos que você pode ouvir de várias fontes.

Não apenas isso, mas alguns recém-chegados no mundo da criptografia também acreditam nos mitos relacionados às criptomoedas e acabam se decepcionando. Aqui estão alguns fatos “verdadeiros” que resolvem esses mitos.

Mito 1: Criptomoedas não são tributáveis

Muitos pensam que a criptomoeda é um negócio online para que possam evitar quaisquer impostos. Ao explorar mais, você pode encontrar afirmações dizendo que as criptomoedas não são controladas ou governadas pelo governo ou instituições bancárias. De fato, é uma moeda digital independente que os sistemas de computador controlam. É verdade. Mas, um “Falso” que surge desse fato é que as criptomoedas não são tributáveis.

Mais uma vez, os defensores do mito apoiarão sua afirmação afirmando os seguintes argumentos:

Uma vez que nem o governo nem a instituição bancária criam ou controlam criptomoedas como o Bitcoin. Assim, eles não são dignos de receber “uma parte do lucro” na forma de impostos.

Este argumento é, sem dúvida, forte.

No entanto, o fato é o seguinte:

Fato: Para começar, as autoridades governamentais de todo o mundo não contam criptomoedas como moedas reais. De fato, para instituições bancárias, criptomoedas como Bitcoin são ativos de capital (ou seja, ações nas mãos de um empresário ou investidor). Portanto, como outros bens de capital, as criptomoedas permanecem tributáveis. Se você quiser saber como as criptomoedas e NFTs são tributados, temos uma matéria que ensina você a declarar seus bitcoins a Receita Federal.

Mito 2: Criptomoeda é ilegal e desencadeia lavagem de dinheiro

Chamar a criptomoeda de “uma forma ilegal de moeda” é muito comum entre o público em geral que não se interessa por finanças e tecnologia. O bitcoin, uma das criptomoedas mais proeminentes, e um investimento real, com várias corretoras online e físicas que as oferecem como uma possibilidade de ganhos em seus porrifólios. E isso não é considerado ilegal.

Por exemplo, a Índia (que ainda está em fase de desenvolvimento) está impulsionando o uso de criptomoedas para fortalecer o poder das transações de dinheiro digital e sistemas de segurança. E vários países já adotaram as criptomoedas como forma de pagamento para transações diárias. Alguns países, como a China, atualmente baniram as criptomoedas de seu país pelo gasto de energia usado em sua mineração, mas não por algum tipo de irregularidade.

Fato: Portanto, pode-se dizer que a Criptomoeda não é ilegal, exceto em alguns países por razões especificas. No entanto, se um investidor tentar sonegar impostos ou usar criptomoedas para administrar negócios ilegais, somente nesse caso será ilegal. Acima de tudo, o ato de “lavagem de dinheiro com criptomoedas” também se tornou parte dos crimes cibernéticos.

Para começar, a lavagem de dinheiro com criptomoedas acontece porque sites ou aplicativos online de corretoras descentralizadas permitem que os usuários usem as carteiras sem que seja preciso uma identificação. Ou seja, a identidade do usuário permanece anônima em algumas corretoras e isso facilita esses crimes.

Mito 3: Criptomoedas são uma maneira de criminosos fugirem com dinheiro

Quando se trata da utilização de moeda digital, que é transferível sem verificação de qualquer forma de informação bancária ou identificação legal do usuário, as criptomoedas são visadas por criminosos. Você pode ouvir de muitos ao seu redor que as criptomoedas são usadas para fins ilegais.

Fato: Após o evento que ficou conhecido como Silk Road, em 2013, governos de todo o mundo tomaram medidas para tornar o uso da criptomoeda legal e seguro. De fato, países como a Índia introduziram o KYC ou, Know Your Customer, para cada indivíduo que abre uma carteira bitcoin. Isso ajuda as autoridades a criar dados sobre o detentor do bitcoin, solicitando que eles enviem ou criem um ID de verificação online.

Além disso, o KYC pode incluir um procedimento de verificação de “impressão digital” para fortalecer o sistema. Assim, o uso de criptomoedas em mercados negros e cassinos não é mais uma estatística.

Mito 4: Blockchains de criptomoedas são bancos de dados monetários semelhantes a arquivos na nuvem

Para os investidores recém-chegados, a mineração de criptomoedas parece um assunto muito complicado e tecnológico para entender. Por exemplo, investidores inexperientes podem dizer que blockchains são um tipo de instalação de armazenamento para os usuários economizarem bitcoin ou litecoin. Mas isso não é verdade.

Fato: as blockchains são bastante semelhantes aos “livros contábeis” que são preparados em finanças e contabilidade que fazem essa relação entre a Blockchain e as transações baseadas em criptomoeda. O Blockchain garante que o minerador de bitcoin não repita transações e, assim, aumentando o nível de transparência e segurança.

A comparação de blockchains de criptomoedas com bancos de dados em nuvem que dizer que o blockchain apenas armazena arquivos. Mas isso não é de todo verdade. No futuro, existe a possibilidade de que as blockchains armazenem várias formas de dados, como já tem feito com os NFTs e Contratos Inteligentes.

No entanto, por enquanto, blockchains de criptomoedas são simplesmente um grupo de blocos encadeados. Além disso, cada bloco contém um ledger (livro de registros digital, como um livro caixa que guarda suas informações e, uma vez registradas, não podem ser apagadas).

Assim, uma vez que um bloco tenha sido resolvido e verificado, ele se encadeia a um blockchain. Este processo permanece irreversível. Esse fato também apoia a falsa narrativa de que a criptomoeda é uma farsa. Você pode clicar aqui se quiser saber como funciona o blockchain.

Mito 5: A criptomoeda não é tão valorizada quanto a moeda real

No mundo de hoje, é da natureza humana acreditar só no que pode ver. Não é verdade?

Mas, no século 21, o mundo mudou. Especialistas técnicos em todo o mundo criaram um universo “virtual” onde os humanos existem na forma de “dados”. De compras online a pagamentos online e outros enfeites, esse mundo virtual está fugindo. Assim, o mundo está atualmente dividido em dois, aqueles que acreditam que a Criptomoeda é dinheiro real e aqueles que não acreditam.

Mas, aqui está a verdade: a criptomoeda é equivalente à moeda real. Hoje em dia, tornou-se comum e alguns países até mesmo estão começando a aceitar criptomoedas como forma de pagamento. No entanto, o valor das criptomoedas é tão alto que elas não são muito compreendidas entre o público em geral.

Hoje, um bitcoin custa R$187.131,69 o que é um valor bem grande. Já nos anos 2000, quando a primeira criptomoeda descentralizada, ou seja, bitcoin, chegou ao mercado, ela valia menos de um centavo de dólar. Mais tarde, em 2013, o bitcoin começou a aumentar e seu valor chegou a centenas de milhares de reais. Além de todos os argumentos acima, as pessoas acreditam nesse mito porque, para essas pessoas, o “valor” das criptomoedas é incompreensível.

Por exemplo, no início, a mineração de bitcoins era um estágio importante para as pessoas conseguirem bitcoins. E essa mineração inclui a verificação de blocos (entenda oque é a Prova de Trabalho e Prova de Participação), que demandam um conhecimento muito alto de sistemas e redes de computadores. Portanto, se prestarmos atenção na história, fica parecendo que as criptomoedas são feitas para hackers, tech-savages e empresas baseadas na nuvem.

Fato: Como sabemos, hoje, o público em geral pode comprar e investir em criptomoedas online e não é algo que depende de tanto conhecimento técnico de computadores. De fato, investir nelas depende mais do seu conhecimento financeiro (assim como investir no mercado de ações) do que em tecnologia. Você não precisa realmente de um conhecimento aprofundado sobre a blockchain para ganhar dinheiro com elas, mas precisa saber a hora de vender ou comprar para ter lucro ou evitar o prejuízo.

Agora, se você quer comprar Ethereum, Bitcoin, Bitcoin Cash ou outras criptomoedas com toda a segurança, então a melhor exchange centralizada que você pode confiar é a Binance!

A Binance é adequada para pessoas que desejam negociar ou investir em altcoins menos conhecidas. A Binance oferece mais de 50 criptomoedas diferentes para negociar e é uma boa opção para quem deseja gráficos mais avançados do que a maioria das outras exchanges. Os recursos, habilidades de gráficos e dados que acompanham sua conta são realmente impressionantes, especialmente quando você considera suas taxas razoáveis.

Faça a sua conta na Binance agora mesmo. Abra sua conta

Mitos e verdades sobre as criptomoedas binance, bitcoin, blockchain, ethereum, exchange, investimentos, investir 5 mitos e verdades sobre as criptomoedas que você precisa saber binance criptomoedas
Binance

FAQ Rápido

Criptomoedas são ilegais?

No Brasil, não! Em alguns países elas foram banidas, mas alguns já as aceitam como forma de pagamento para transações financeiras do dia-a-dia.

Preciso pagar imposto sobre minhas criptomoedas?

Sim, as criptomoedas são tributáveis e o pagamento de impostos sobre o rendimento de ativos digitais deve ser feito de acordo dom a legislação do país. Veja aqui como declarar seus bitcoins a Receita Federal.

Preciso saber programação para investir em bitcoin?

Investir em bitcoins ou outras criptomoedas não exige conhecimentos de informática avançados ou programação de computadores.

Criptomoedas são usadas só por criminosos?

Criptomoedas são considerados ativos financeiros, como ações ou ouro, e o uso delas não é considerado crime. Assim como qualquer outro ativo financeiro ou moeda, como o dinheiro impresso em papel, elas podem ser usadas em ações criminosas, mas isso nãos as torna ilegais.

Enquanto a indústria de criptomoedas entra no sistema financeiro tradicional, muitos mitos e fatos continuarão surgindo e afetando sua ideia de investir ou não, mas, uma coisa é certa, n ão há dúvida de que as criptomoedas mudaram o futuro do mundo financeiro e continuarão mudando. Agora, fale conosco se concorda com isso e se conhece algum mito sobre as criptomoedas. Deixe nos comentários e aproveite para ler mais sobre criptomoedas no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *