Como Montar Um Plano De Negócio em 10 Passos Fáceis

Todo negócio começa com uma visão, que é destilada e comunicada por meio de um plano de negócios. Além de suas esperanças e sonhos de alto nível, um forte plano de negócios descreve metas de curto e longo prazo, orçamento, métodos de atendimento e tudo o mais que você precisa para começar.

Os planos de negócios são importantes para empresas de todos os tamanhos, para que você possa definir onde está sua empresa e para onde deseja chegar. O crescimento do seu negócio requer uma visão, e dar a si mesmo um roteiro na forma de um plano de negócios irá prepará-lo para o sucesso.

Alguns cursos do Sebrae podem te ajudar neste objetivo, mas para você começar, neste guia, vamos orientá-lo sobre como escrever um plano de negócios que você pode seguir e ajudar a orientar suas operações quando você começar e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

O que é um plano de negócios?

Um plano de negócios é um roteiro abrangente para o crescimento e desenvolvimento de sua pequena empresa. Ele comunica quem você é, o que planeja fazer e como planeja fazê-lo. Também ajuda a atrair talentos e investidores. Mas lembre-se de que uma ideia ou conceito de negócio não é um plano. Para elaborar um plano, pense no que os investidores querem saber de você:

  • Pesquisa de Mercado: Você fez a pesquisa para determinar a demanda por seu produto ou serviço?
  • Uma equipe sólida no local: Você tem as pessoas de que precisa para apoiar suas metas e objetivos? Ou você está procurando esses parceiros? Descreva!
  • Escalabilidade: Você pode aumentar o volume de vendas sem aumentar proporcionalmente o número de funcionários e os custos fixos?

Um modelo de plano de negócios oferece aos investidores um plano do que esperar de sua empresa e fala sobre você como empreendedor.

Por que você precisa de um plano de negócios?

Você precisa de um plano de negócios porque a maioria dos investidores de risco e todas as instituições bancárias não investirão em uma startup ou pequena empresa sem um plano sólido e por escrito. Um plano de negócios não apenas ajuda você a se concentrar em objetivos concretos, mas também dá às partes externas a garantia de que você pensou no futuro.

Em 2018, o centro de recursos empresariais Bplans fez um estudo junto a Universidade de Oregon para compilar e analisar pesquisas sobre os benefícios do planejamento de negócios. Estes são os resultados:

  • Empresas com plano de negócios crescem 30% mais rápido do que aquelas sem.
  • Proprietários com planos de negócios têm duas vezes mais chances de crescer, obter investimentos ou obter empréstimos do que aqueles sem.
  • Os empreendedores com um plano de negócios têm uma probabilidade 129% maior de crescer além da fase inicial e uma probabilidade 260% maior de passar de “ideia” para “novo negócio”.

Os planos de negócios ajudam você a administrar seus negócios

Um bom plano de negócios orienta você em cada estágio de iniciar e gerenciar seu negócio. Você usará seu plano como um roteiro para estruturar, administrar e expandir seu novo negócio. É uma maneira de pensar nos elementos-chave do seu negócio.

Os planos de negócios podem ajudá-lo a obter financiamento ou trazer novos parceiros de negócios. Os investidores querem se sentir confiantes de que verão um retorno sobre seu investimento. Seu plano de negócios é a ferramenta que você usará para convencer as pessoas de que trabalhar com você – ou investir em sua empresa – é uma escolha inteligente.

Não há maneira certa ou errada de escrever um plano, já que o importante é que seu plano atenda às suas necessidades. A maioria se enquadra em uma das duas categorias comuns: inicialização tradicional ou enxuta.

Os planos mais tradicionais são mais comuns, usam uma estrutura padrão e incentivam você a entrar em detalhes em cada seção. Eles tendem a exigir mais trabalho inicial e podem ter dezenas de páginas.

Os planos de negócios de startups enxutas são menos comuns, mas ainda usam uma estrutura padrão. Eles se concentram em resumir apenas os pontos mais importantes dos elementos-chave do seu plano. Eles podem levar apenas uma hora para serem feitos e normalmente têm apenas uma página.

1. Elaborando um Resumo

Um sumário executivo, resumo ou apenas um brainstorm básico, é um primeiro passo extremamente importante no seu negócio. Você tem que ser capaz de colocar os pontos básicos do seu negócio em uma frase simples e objetiva que descreva o que você pretende fazer para atrair a atenção dos investidores e manter seu interesse. Isso deve comunicar o nome da sua empresa, quais são os produtos ou serviços que você está vendendo e em qual mercado você está entrando.

Ao redigir o resumo executivo, você deve ter algumas opções diferentes. Recrute alguns parceiros, ou seus possíveis sócios, mostre a eles seus pensamentos, para que juntos vocês possam revisar suas possibilidades de elaboração de um resumo executivo para determinar qual é a melhor forma de terem sucesso em conseguir investidores em potencial.

2. Crie uma descrição da empresa

Depois de ter o resumo executivo pronto, você pode trabalhar na descrição da empresa, que contém informações mais específicas. Na descrição, você precisará incluir o nome registrado de sua empresa, seu endereço comercial e todos os principais funcionários envolvidos na empresa.

A descrição do negócio também deve incluir a estrutura do seu negócio, como empresa individual, sociedade de responsabilidade limitada, parceria ou corporação. Este é o momento de especificar quanto de participação acionária cada um tem na empresa. Por fim, inclua uma seção que descreva a história da empresa e como ela evoluiu ao longo do tempo.

3. Metas baseadas em números

Onde quer que você esteja na jornada de negócios, você sempre deve retornar aos seus objetivos e avaliar onde está atingindo suas metas em andamento e onde ainda não conseguiu o sucesso esperado e aí sempre estabelecendo novas metas para trabalhar. As metas podem abranger uma variedade de seções do seu negócio.

Objetivos financeiros e de lucro são dados quando você está estabelecendo seu negócio, mas há outros objetivos a serem levados em consideração também em relação ao reconhecimento e crescimento da marca. Por exemplo, você pode querer atingir um certo número de seguidores nos canais sociais ou aumentar suas taxas de engajamento.

Outro objetivo pode ser atrair novos investidores ou encontrar subsídios se você for uma empresa sem fins lucrativos. Se você deseja crescer, convém definir metas de receita para que isso aconteça também.

Metas não relacionadas a números rastreáveis também são importantes. Isso pode incluir ver o anúncio da sua empresa atingir o público em geral ou receber uma ótima avaliação do cliente. Essas metas são importantes para a direção que você leva para o seu negócio e para a direção que deseja que ele tome no futuro.

4. Descreva seus serviços ou produtos

O plano de negócios deve ter uma seção que explique os serviços ou produtos que você está oferecendo. Esta é a parte onde você também pode descrever como eles se encaixam no mercado atual ou estão fornecendo algo necessário ou totalmente novo. Se você tiver patentes ou marcas registradas, é aqui que você também pode incluí-las.

Se você tiver recursos visuais, eles também devem ser incluídos aqui. Este também seria um bom lugar para incluir a estratégia de preços e explicar seus materiais. Saber como definir seu preço de venda também poderá ajudar você a seguir em frente nesse ponto.

5. Realizar pesquisa de mercado

Esta é a parte do plano de negócios em que você pode explicar seus conhecimentos e diferentes abordagens com mais profundidade. Mostre como o que você está oferecendo é vital para o mercado e preenche uma lacuna importante. Você também pode situar seu negócio em seu setor e compará-lo com outros e como você tem uma vantagem competitiva no mercado.

Aqui você deve ter uma visão clara de quem é o seu público-alvo e como o seu produto ou serviço é importante para eles. Vai vender camisetas de personagens da cultura pop? Claramente seu público são jovens que são fãs de filmes, séries e games. Não vai adiantar mirar em senhoras de 50-60 anos pois o produto não vai atraí-las. Então, saiba para quem você quer vender.

6. Criar Planos Financeiros e Custos

Além das metas financeiras, você precisa ter um orçamento e definir seus gastos semanais, mensais e anuais planejados. Existem vários custos diferentes a serem considerados, como custos operacionais.

O aluguel do seu negócio é o primeiro grande custo a ser levado em consideração no seu orçamento. Se o seu negócio for remoto, o custo que substitui o aluguel será o software que mantém suas operações virtuais.

Os custos de marketing e vendas devem ser os próximos da sua lista. Dedicar dinheiro para garantir que as pessoas saibam sobre o seu negócio é tão importante quanto garantir que ele funcione.

Embora você não possa prever desastres, provavelmente haverá custos imprevistos que surgirão em algum momento da existência de sua empresa. É importante incluir esses possíveis custos em seus planos financeiros para que você não seja pego desprevenido.

7. Organização e gestão

Diga ao seu investidor em potencial como sua empresa será estruturada e quem a administrará. Neste passo, descreva a estrutura legal do seu negócio. Declare se você tem ou pretende incorporar seu negócio como uma empresa que formará uma sociedade geral ou limitada ou se você é um único proprietário ou sociedade de responsabilidade limitada (LLC).

Use um organograma para definir quem é responsável pelo quê na sua empresa. Mostre como a experiência única de cada pessoa contribuirá para o sucesso do seu empreendimento. Considere incluir currículos e currículos dos principais membros de sua equipe.

8. Marketing e vendas

Não há uma maneira única de abordar uma estratégia de marketing. Sua estratégia deve evoluir e mudar para atender às suas necessidades exclusivas e principalmente se adaptar a sua realidade de orçamento, produtos e preços dos seus produtos.

Seu objetivo nesta seção é descrever como você atrairá e reterá clientes. Você também descreverá como uma venda realmente acontecerá. Você consultará esta seção mais tarde quando fizer projeções financeiras, portanto, certifique-se de descrever minuciosamente suas estratégias completas de marketing e vendas.

9. Solicitação de financiamento

Se você está pedindo dinheiro de um banco, investidores ou até de crownfounding, é aqui que você descreverá seus requisitos de financiamento. Seu objetivo é explicar claramente quanto financiamento você precisará nos próximos cinco anos e para que você o usará.

Especifique se você deseja dívida ou patrimônio, os termos que gostaria de aplicar e o período de tempo que sua solicitação cobrirá. Forneça uma descrição detalhada de como você usará seus fundos. Especifique se você precisa de fundos para comprar equipamentos ou materiais, pagar salários ou cobrir contas específicas até que a receita aumente. Sempre inclua uma descrição de seus planos financeiros estratégicos futuros, como pagar dívidas ou vender seu negócio.

10. Projeções financeiras

Complemente seu plano de negócios e de financiamento com projeções financeiras. Seu objetivo é convencer o potencial investidor de que seu negócio é estável e será um sucesso financeiro. Este é um ótimo lugar para usar gráficos e gráficos para contar a história financeira do seu negócio.

Se o seu negócio já estiver estabelecido, inclua demonstrações de resultados, balanços e demonstrações de fluxo de caixa dos últimos três a cinco anos. Se você tiver outras garantias que possa colocar em um empréstimo, certifique-se de listá-las agora.

Forneça uma perspectiva financeira prospectiva para os próximos cinco anos. Inclua declarações de renda previstas, balanços patrimoniais, demonstrações de fluxo de caixa e orçamentos de despesas de capital. No primeiro ano, seja ainda mais específico e use projeções trimestrais – ou mesmo mensais. Certifique-se de explicar claramente suas projeções e combiná-las com seus pedidos de financiamento.

FAQ Rápido

Como escrever um plano de negócios simples?

Ao trabalhar em um plano de negócios, certifique-se de ter o máximo de informações possível para simplificá-lo com as informações mais relevantes. 
Um plano de negócios simples ainda precisa de todas as partes incluídas neste artigo, mas você pode ser muito claro e direto.

Quais são alguns erros comuns em um plano de negócios?

Os erros mais comuns em um plano de negócios são problemas comuns de redação, como erros gramaticais ou ortográficos. 
É importante ser claro em sua estrutura de frase e revisar seu plano de negócios antes de enviá-lo a qualquer investidor ou parceiro.

Quais itens básicos devem ser incluídos em um plano de negócios?

Ao redigir um plano de negócios, você deve certificar-se de cobrir tudo relacionado ao seu conceito de negócio, uma análise do setor – incluindo clientes em potencial e uma visão geral do mercado de seus produtos ou serviços – como planeja executar sua visão para o negócio, como você planeja expandir o negócio se ele for bem-sucedido e todos os dados financeiros sobre o negócio, incluindo dinheiro disponível atual, potenciais investidores e planos de orçamento para os próximos anos.

É difícil escrever um plano de negócios?

Na verdade, é possível escrever seu plano de negócios inicial em menos de uma hora. Afinal, você está sempre pensando no seu negócio e nas estratégias que vai usar para crescer, então colocar essas ideias no papel não deve ser difícil – pode até ser uma experiência agradável.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, se o Marketing Digital é golpe, no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *