O que são acionistas? Entenda esse personagem e como ele influência nas empresas

Entenda o que é ser um acionista de uma empresa, os direitos e deveres e como se tornar um

Você já ouviu falar sobre os “acionistas”. Alguém que está relacionado ao mercado de ações, bolsa de valores e esses outros termos. Já deve ter visto em filmes ou séries alguém falando sobre “ter que atender aos acionistas”, “ter que dar lucro aos acionistas” ou qualquer coisa assim. Essas pessoas parecem ser realmente importantes, não é? Mas, você sabe qual é o papel de um acionista? Você sabe como se tornar um acionista?

Um acionista é uma pessoa, empresa ou instituição que possui, pelo menos, uma ação de uma empresa, conhecida como patrimônio. Como os acionistas, eles são “donos da empresa” e eles colhem os benefícios do sucesso de um negócio. Essas recompensas vêm na forma de aumento do valor de ações ou lucros financeiros distribuídos como dividendos. Por outro lado, quando uma empresa perde dinheiro, o preço das ações invariavelmente cai, o que pode fazer com que os acionistas percam dinheiro ou sofram quedas em seus portfólios.

Vamos falar um pouco sobre esses personagens do mercado de ações e quais são seus direitos e obrigações. Se você tiver dúvidas ou quiser acrescentar alguma informação, deixe aí nos comentários.

Acionistas | rico com bacon | acionistas em reunião
Quando pensamos em acionistas, a ideia é sempre parecida com essa

Entendendo os Acionistas

Um acionista é qualquer pessoa, empresa ou instituição que possui ações de uma empresa. Essa pessoa pode deter apenas uma ação da empresa que ele é considerado um “acionista”. Os acionistas estão sujeitos a ganhos (ou perdas) de capital e/ou pagamentos de dividendos como reclamantes residuais sobre os lucros de uma empresa.

Os acionistas também desfrutam de certos direitos, como votar em assembleias para aprovar os membros do conselho de administração, distribuições de dividendos ou fusões. Em caso de falência, os acionistas podem perder até a totalidade de seu investimento.

Um único acionista que possui e controla mais de 50% das ações em circulação de uma empresa é um acionista majoritário. Em comparação, aqueles que detêm menos de 50% das ações de uma empresa são classificados como acionistas minoritários.

Em muitos casos, os acionistas majoritários são os fundadores da empresa e, em empresas mais antigas, os acionistas majoritários são frequentemente descendentes dos fundadores da empresa. Em ambos os casos, ao controlar mais da metade da participação votante de uma empresa, os acionistas majoritários exercem um poder considerável para influenciar decisões operacionais críticas, incluindo a substituição de membros do conselho e executivos de alto nível, como diretores executivos (CEOs) e outros funcionários seniores. Por esta razão, as empresas muitas vezes tentam evitar ter acionistas majoritários entre suas fileiras.

Além disso, ao contrário dos proprietários de sociedades unipessoais ou sociedades, os acionistas corporativos não são pessoalmente responsáveis pelas dívidas da empresa e outras obrigações financeiras. Portanto, se uma empresa tiver muitas dívidas, seus credores não podem visar os bens pessoais de um acionista.

Os acionistas têm o direito de recolher os rendimentos que sobrarem depois que uma empresa liquidar seus ativos. No entanto, credores, detentores de títulos e acionistas preferenciais têm precedência sobre os acionistas ordinários, que podem ficar sem nada depois que todas as dívidas forem pagas.

Os Direitos dos Acionistas

De acordo com os estatutos e estatutos de uma corporação, os acionistas tradicionalmente gozam dos seguintes direitos:

  • O direito de inspecionar os livros e registros da empresa;
  • O poder de processar a corporação pelos crimes de seu diretor e/ou diretores;
  • O direito de votar em assuntos corporativos importantes, como nomear diretores do conselho e decidir se deve ou não dar luz verde a possíveis fusões;
  • O direito de receber dividendos;
  • O direito de participar das reuniões anuais, pessoalmente ou por meio de teleconferências;
  • O direito de votar em assuntos críticos por procuração, seja por meio de cédulas por correio ou plataformas de votação online, se não puderem comparecer às reuniões de votação;
  • O direito de reivindicar uma alocação proporcional de receitas se uma empresa liquidar seus ativos;

Acionistas Ordinários, Preferenciais e Majoritários

Muitas empresas emitem dois tipos de ações: ordinárias e preferenciais. As ações ordinárias, em geral, são emitidas em maior número do que as ações preferenciais. Geralmente, os acionistas ordinários têm direito a voto, enquanto os acionistas preferenciais não. Neste caso, um acionista preferencial não irá participar de decisões da empresa. Então fica a dúvida: no que exatamente ele é preferencial?

No caso, os acionistas preferenciais têm direito prioritário aos dividendos. Além disso, os dividendos pagos aos acionistas preferenciais são geralmente mais significativos do que os pagos aos acionistas ordinários. Ele abre mão do seu direito de voto (dependendo do estatuto da empresa), mas recebe uma “maior fatia do bolo”. É um tipo de ação para quem não está tão preocupado em se envolver com a empresa e sim apenas colher os lucros.

Já o acionista majoritário que possui e controla mais de 50% das ações em circulação de uma empresa. Esse tipo de acionista geralmente é o fundador da empresa ou seus descendentes. Em geral, esse tipo de acionista é aquele que toma as decisões finais, sejam elas influenciadas pela votação ou não.

Um acionista majoritário muitas vezes pode não ser algo bom para uma empresa se ele estiver em desacordo com o consenso da maioria, por isso, exceto que ele seja o fundador da empresa, muitas empresas evitam essa figura. Já os acionistas minoritários detêm menos de 50% das ações de uma empresa. Então, mesmo que seja uma ação apenas, ter ela faz da pessoa um acionista minoritário.

Quais são alguns dos principais direitos dos acionistas?

Os acionistas têm o direito de inspecionar os livros e registros da empresa, o poder de processar a corporação pelos crimes de seus diretores e/ou diretores e o direito de votar em questões corporativas críticas, como nomear diretores do conselho. Além disso, eles têm o direito de decidir se devem ou não autorizar potenciais fusões, o direito de receber dividendos, o direito de participar de assembleias anuais, o direito de votar em assuntos cruciais por procuração e o direito de reivindicar uma alocação proporcional de receitas se uma empresa liquidar seus ativos.

Qual é a diferença entre Acionistas Preferenciais e Ordinários?

A principal diferença entre os acionistas preferenciais e ordinários é que o primeiro normalmente não tem direito a voto, enquanto o segundo tem. No entanto, os acionistas preferenciais têm direito prioritário ao lucro, o que significa que são pagos dividendos antes dos acionistas ordinários. Os acionistas ordinários são os últimos da fila em relação aos ativos da empresa, o que significa que serão pagos após os credores, detentores de títulos e acionistas preferenciais.

O que é um acionista principal?

Um acionista principal é uma pessoa ou entidade que detém 10% ou mais das ações com direito a voto de uma empresa. A empresa pode ser privada ou negociada publicamente, o que significa que as ações são negociadas em uma bolsa aberta, como a B3. Um acionista principal é diferente de um acionista majoritário ou acionista majoritário, que é uma pessoa ou entidade que detém 50% ou mais das ações com direito a voto de uma empresa.

Um acionista principal é uma pessoa que, direta ou indiretamente, possui ou controla mais de 10% de qualquer classe de ações com direito a voto ou valores mobiliários de uma empresa. O acionista principal tem autoridade para votar usando essas ações com direito a voto. Como resultado, um acionista principal tem uma quantidade significativa de influência sobre a empresa.

Os principais acionistas também podem influenciar a compra ou venda de participação de outros investidores nas ações da empresa. Por exemplo, se o principal acionista fizer um investimento adicional considerável na empresa, isso pode indicar que ela está tendo um bom desempenho. Por outro lado, se um acionista principal vender uma quantidade significativa de ações da empresa, isso pode levar outros investidores a vender suas ações, pois podem esperar que o desempenho financeiro da empresa esteja indo mal.

As ações com direito a voto de um acionista principal permitem que o acionista vote em quem deveria ser o CEO ou quem faria parte do conselho de administração da empresa. Um conselho de administração é um grupo de indivíduos que são eleitos para representar os acionistas. Normalmente, o conselho tem a tarefa de nomear o CEO ou a gerência executiva da empresa e estabelecer políticas de governança corporativa. Todas as empresas de capital aberto devem ter um conselho de administração e algumas empresas privadas e sem fins lucrativos também têm um conselho.

Em alguns casos, pode haver mais de um acionista principal e a lista pode incluir o CEO, Presidente ou fundador. Isso é comum, pois o indivíduo ou família que fundou a empresa pode insistir em manter algum controle sobre as ações da empresa, permitindo-lhe ditar os rumos dos negócios.

Acionista Principal vs. Acionista Majoritário

Enquanto um acionista principal detém 10% das ações, um acionista majoritário é uma pessoa ou entidade que possui e controla mais de 50% das ações em circulação de uma empresa. Em alguns casos, um acionista majoritário é o fundador da empresa ou um descendente do fundador dentro de uma empresa familiar.

Um acionista majoritário tem muito mais influência sobre uma empresa do que um acionista principal, principalmente se as ações forem ações com direito a voto. Em outras palavras, quando um acionista majoritário tem direito a voto, ele pode impactar significativamente a direção da empresa. Como o acionista majoritário tem mais de 50% de participação, ele pode substituir o CEO, a equipe administrativa ou os membros do conselho.

FAQ Rápido

O que é um acionista?

Um acionista é alguém que detém, pelo menos, uma ação de uma empresa. Essa ação dá direito ao acionista de receber dividendos de uma empresa, votar no conselho, influenciar nas decisões e ser votado como um representante ou CEO.

Quem pode ser um acionista?

Qualquer pessoa que tiver, no mínimo, uma ação de uma empresa já pode ser considerado um acionista.

O que é um acionistas majoritários?

Um acionista majoritário é alguém que detém mais de 50% das ações de uma empresa na Bolsa. Esse acionista poderá dar a palavra final sobre as decisões importantes e os rumos de uma companhia. Em geral, eles são os fundadores de uma empresa ou descendentes dele.

O acionista é um sócio da empresa?

Um acionista pode tambem ser chamado de sócio e fazer parte dos membros da diretoria da empresa, dependendo de como está escrito no estatuto dela.

O que são os acionistas preferenciais?

Acionistas preferenciais são aqueles que compram ações preferenciais. Dependendo de como elas são ofertadas, o acionista preferencial não tem direito a voto nos conselhos das empresas, mas tem preferência na hora de receber os dividendos e lucros.

Então, esses são os principais tipos de acionistas em uma empresa e suas principais funções. Diga nos comentários se ficou com alguma dúvida sobre o assunto. Aproveite também e leia mais sobre investimentos no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *