8 Dicas para quem quer investir em Ações na Bolsa

Começar a investir em ações é uma atividade que requer o entendimento dos riscos e paciência

Você já pensou seriamente em investir em ações na bolsa? Investir a sério mesmo? Comprar ações e todo o resto? Todos os dias vemos notícias o “mercado” controla tudo o que some e desce em relação a preços ou das ações na bolsa e como o “mercado” reage as declarações de candidato X ou Y e isso faz as ações da empresa A ou B cair ou disparar. Filmes de Hollywood, como o “O Lobo de Wall Street” e outros filmes do tipo mostram como as pessoas que investem em ações são pessoas que tem dinheiro, são agressivas, fazem contas complexas de cabeça e são favorecidas pela sorte no último momento. E, as vezes você pensa, “eu poderia fazer”

Esses filmes pressupõem que você sabe o que é o mercado de ações, como ele funciona e que todo mundo pode ganhar muito dinheiro no mercado de ações se souber o que está fazendo, mas os iniciantes geralmente não entendem como ele funciona e exatamente por que as ações sobem e descem e, por consequência, perdem dinheiro. Aqui está um pouco sobre o que você precisa saber sobre o mercado de ações antes de começar a investir nelas. Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Dicas para investir em ações na bolsa

1. Compre o investimento certo

Comprar a ação certa é muito mais fácil falar do que fazer. Qualquer um pode ver uma ação que teve um bom desempenho no passado, mas prever o desempenho de uma ação no futuro é muito mais difícil. Se você quer ter sucesso ao investir em Ações na Bolsa, tem que estar preparado para fazer muito trabalho de pesquisa para analisar uma empresa e gerenciar o investimento.

Se você estiver analisando uma empresa, você vai querer olhar para os fundamentos de uma empresa, como o “lucro por ação” ou uma ‘relação preço-lucro”, por exemplo. Mas você terá que fazer muito mais: analisar a equipe de gestão da empresa, avaliar suas vantagens competitivas, estudar suas finanças, incluindo seu balanço e demonstração de resultados.

Mesmo esses itens são apenas o começo. Sair e comprar ações de seu produto ou empresa favorita não é o caminho certo para investir. Além disso, não coloque muita fé no desempenho passado porque não é garantia do futuro. Você terá que estudar a empresa e antecipar o que está por vir, um trabalho difícil em tempos bons.

2. Evite ações individuais se você for iniciante

Todo mundo já ouviu alguém falar sobre uma grande vitória no mercado de ações ou uma ótima escolha na hora de comprar ações. É como aquele vídeo só com jogadas de futebol incríveis que parecem improváveis de acontecer. O problema é que ninguém mostra quantas vezes o jogador errou até fazer aquela jogada incrível! O mesmo vale para o investidor individual. Enquanto mostram um que teve um incrível sucesso, escondem todos os outros que tiveram prejuízos!

Isso faz com que as pessoas tenham uma expectativa irreal sobre o tipo de retorno que podem ter no mercado de ações. E às vezes confundem sorte com habilidade. Às vezes, você pode ter sorte escolhendo uma ação individual e às vezes não. E é difícil ter “sorte de principiante” ao longo do tempo e evitar perdas.

Lembre-se, para ganhar dinheiro consistentemente em ações individuais, você precisa saber algo que o mercado ainda não sabe e não está precificando as ações de acordo. Tenha em mente que para cada vendedor no mercado, há um comprador para essas mesmas ações que tem a mesma certeza de que elas vão lucrar.

Uma alternativa às ações individuais é um fundo de índice, que pode ser um fundo mútuo ou um fundo negociado em bolsa (ETF). Esses fundos detêm dezenas ou até centenas de ações. E cada ação que você compra de um fundo possui todas as empresas incluídas no índice. Ao contrário de ações, fundos mútuos e ETFs podem ter taxas anuais, embora alguns fundos sejam gratuitos.

Investir em ações na bolsa | rico com bacon | rapaz no pc
Ficar de olho no movimento das ações será rotina

3. Crie um portfólio diversificado

Uma das principais vantagens de um fundo de índice é que você tem imediatamente uma variedade de ações nele. Por exemplo, se você possui um fundo amplamente diversificado baseado nos índices de um mercado e você possuirá ações em centenas de empresas em diversos setores. Mas você também pode comprar um fundo pouco diversificado focado em uma ou duas empresas. A diversificação é importante porque reduz o risco de qualquer ação do portfólio prejudicar muito o desempenho geral, e isso realmente melhora seus retornos gerais.

Quando se trata de diversificação, isso não significa apenas muitas ações diferentes. Isso também significa investimentos que estão espalhados entre diferentes classes de ativos – já que ações em setores semelhantes podem se mover na mesma direção pelo mesmo motivo. A maneira mais fácil de criar um portfólio amplo é comprando um ETF ou um fundo mútuo. Os produtos têm diversificação embutida, e você não precisa fazer nenhuma análise das empresas do fundo de índice.

4. Esteja preparado para uma recessão

A questão mais difícil para a maioria dos investidores é suportar uma perda em seus investimentos. E porque o mercado de ações pode flutuar, você terá perdas de tempos em tempos. Você terá que se preparar para lidar com essas perdas, ou estará propenso a comprar na alta e vender na baixa durante um ataque de pânico.

Contanto que você diversifique seu portfólio, qualquer ação que você possua não deve ter muito impacto no seu retorno geral. Se isso acontecer, comprar ações individuais pode não ser a escolha certa para você. Mesmo os fundos de índice flutuarão, então você não pode se livrar de todo o seu risco, independente do que fizer.

É por isso que é importante se preparar para crises que podem surgir do nada, como aconteceu em 2020 e a pandemia. Você precisa enfrentar a volatilidade de curto prazo para ter retornos interessantes a longo prazo. Ao investir, você precisa saber que é possível perder dinheiro, já que as ações não têm garantias. Se você está procurando um retorno garantido, talvez uma poupança de alto rendimento ou Tesouro seja melhor.

5. Experimente um simulador do mercado de ações antes de investir dinheiro real

Uma forma de entrar no mundo dos investimentos sem correr riscos é usar um simulador de ações. Usar uma conta de negociação online com dinheiro virtual não colocará seu dinheiro real em risco. Você também será capaz de determinar como você reagiria se este fosse realmente o seu dinheiro que você ganhou ou perdeu.

Isso pode te ajudar a acabar com a ideia de que você será algum tipo de Luiz Barsi, que vai dar uma enorme guinada na vida e ficar milionário em um tipo de grande jogada de sorte ou que sabe mais do que o mercado. E, mesmo que você saiba mais que o mercado de ações e faça algo que vire a mesa a seu favor (como foi o caso da GameStop), o mercado vai reagir e pressionar o Estado para intervir e voltar a ter a vantagem. Um simulador vai te ajudar a entender como as coisas funcionam na realidade e como jogar dentro das regras (ou descobrir algo nelas que te ajude a ganhar muito, nunca se sabe).

Investir em ações na bolsa | rico com bacon | gamestop
Ações da GameStop mostraram que há brechas a serem exploradas

6. Mantenha-se comprometido com seu portfólio de longo prazo

Ao ler as notícias financeiras diárias, você pode se sentir tentado a fazer alguma grande mudança de última hora em seus investimentos e botar tudo a perder. Isso é um problema. Você precisa desenvolver uma paciência extra se quiser permanecer no jogo de investimentos a longo prazo. Também é útil olhar seu portfólio com pouca frequência, para que você não fique muito nervoso ou muito eufórico. Essas são ótimas dicas para iniciantes que ainda precisam gerenciar suas emoções na hora de investir.

Uma estratégia para iniciantes é marcar em um calendário e predeterminar uma data de quando você avaliará seu portfólio. Seguir essa dica impedirá que você venda uma ação durante alguma volatilidade ou não tenha todos os benefícios de um investimento de longo prazo com bom desempenho.

7. Comece agora

Escolher a oportunidade perfeita para entrar e investir no mercado de ações normalmente não funciona bem. Ninguém sabe com 100 por cento de certeza o melhor momento para entrar. E investir deve ser uma atividade de longo prazo. Não existe um momento perfeito para começar. Então o momento é agora mesmo!

Um dos pontos principais do investimento em ações não é apenas pensar sobre o assunto, mas começar. Então comece agora. Porque se você investir agora, e muitas vezes ao longo do tempo, esse “start” é o que realmente pode impulsionar seus resultados. Se você quer investir, é muito importante começar de fato e ter uma reserva econômica continua, para que você possa sempre aplicar um pouquinho e possa alcançar seus objetivos ao longo do tempo.

8. Evite negociações de curto prazo

Exceto que você queria ser algum tipo de Day Trader, compreender se você está investindo no futuro de longo prazo ou no curto prazo também pode ajudar a determinar sua estratégia – e se você deve investir. Às vezes, os investidores de curto prazo podem ter expectativas irreais sobre o crescimento de seu dinheiro. E pesquisas mostram que a maioria dos investidores de curto prazo, como day traders, perde dinheiro.

Você está competindo com investidores poderosos e computadores bem programados que podem entender melhor o mercado, então é melhor ter certeza do que está fazendo ou nem fazer. Os novos investidores precisam estar cientes de que comprar e vender ações com frequência pode ficar caro. Isso pode criar impostos e outras taxas, mesmo que o rendimento dessa negociação principal de um corretor seja zero.

Se você está investindo no curto prazo, corre o risco de não ter seu dinheiro quando precisar. Dependendo de seus objetivos financeiros, uma conta poupança pode ser melhores opções para dinheiro de curto prazo. Os especialistas costumam aconselhar os investidores a investir no mercado de ações apenas se puderem manter o dinheiro investido por, pelo menos, três a cinco anos. O dinheiro que você precisa para um propósito específico nos próximos dois anos provavelmente deve ser investido em investimentos de baixo risco, como uma conta poupança de alto rendimento ou um Tesouro Direto de alto rendimento.

Agora, fale conosco: Você investe no mercado de ações? Ficou com alguma dúvida sobre as dicas? Tem mais dicas para novos investidores? Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais matérias no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *