Alugar ou Comprar um carro? Qual é a melhor e mais econômica opção em 2022

Saiba o que vale mais a pena. Comprar um carro só seu ou alugar e usar o carro de uma locatária

Alugar ou Comprar um carro? Qual é a opção que vai te dar menos despesas neste ano? De fato, ter ou manter um carro, seja seu ou não, está bem complicado, devido aos altos preços da gasolina, IPVA e todas as outras taxas que vem em decorrência de se ter um veículo. Porém, nem todo mundo tem a opção de ir para o trabalho de bicicleta e, em meio a uma pandemia, usar o transporte público não é a opção mais segura.

Então, a escolha de alugar um veículo em vez de comprá-lo se resume a prioridades. Para alguns motoristas, alugar ou comprar é puramente uma questão de valores e centavos. Para outros, trata-se mais de formar uma conexão emocional com o carro. Antes de escolher qual caminho seguir, é importante entender as principais distinções.

Vamos falar um pouco sobre as suas opções para ajudar você a decidir qual é o tipo de investimento que você deve fazer na hora de escolher como se locomover. Claro, não estamos levando em consideração o aluguel de um carro para trabalho como motorista de aplicativo, pois esses valores de custo X ganhos não costumam compensar para os motoristas. Se você tiver uma opinião diferente sobre isso, alguma sugestão ou dúvida, deixe aí nos comentários.

Alugar ou comprar um carro | rico com bacon | chaves
Alugar ou Comprar um carro? Você decide

Alugar ou comprar um carro? Oque fazer?

Quando você aluga um veículo, você está basicamente alugando-o do revendedor por um determinado período de tempo. Isso é geralmente 12, 36 ou 48 meses. Terminado o período de locação, você tem a opção de devolver o veículo à concessionária ou comprá-lo por um valor pré-determinado, definido no contrato de locação. E isso é muito diferente de comprar um carro. Comprá-lo imediatamente significa que você o possui após o pagamento do empréstimo.

Neste caso, seria como se você estivesse comprando um carro usado (por você, mas usado) e isso entraria na conta final. Além disso, a vantagem de alugar o carro e ter sempre um modelo diferente a sua disposição e todos os outros benefícios que vem por parte do aluguel (troca de carro em caso de problemas, manutenção e mecânico por conta da locatária e outras vantagens) são perdidas e o carro passa a ser seu.

Os pagamentos do aluguel de um veículo são, geralmente, menores do que os pagamentos mensais de um financiamento de um veículo novo (claro, isso não é um problema para aqueles que podem pagar a vista, mas, isso é algo bem incomum para a maioria das pessoas). Esses pagamentos mensais do financiamento de carro são calculados com base no preço de venda, na taxa de juros e no número de meses que levará para pagar o empréstimo.

Os pagamentos de arrendamento dependem de fatores, incluindo:

  • Preço de venda: É negociado com o revendedor, como na compra de um veículo.
  • Duração da locação: Este é o número de meses que você concorda em alugar o carro.
  • Quilometragem esperada: O contrato de locação define um certo número máximo de milhas que você pode dirigir o carro a cada ano. A maioria dos alugueis vem com uma cota anual de quilômetros. O pagamento mensal aumentará ligeiramente se você optar por uma quilometragem anual maior. Se você exceder o limite de quilometragem do contrato, você deverá pagar ao revendedor por essa milhagem extra no final do contrato.
  • Valor Residual: Este é o valor do veículo no final do contrato de locação, com a respetiva depreciação calculada.
  • Taxa de aluguel: Essa taxa é mostrada como um valor em vez de uma porcentagem, mas pode ser o equivalente a uma taxa de juros.
  • Impostos e Taxas: São adicionados ao aluguel e afetam o custo mensal.
  • Alguns revendedores ou fabricantes que trabalham com o aluguel exigem um adiantamento para a locação. Quanto mais você colocar, menor será o pagamento do aluguel.

Lembre-se de que pode não fazer sentido investir muito dinheiro em um veículo que você devolverá ao revendedor. Se você tiver certeza de que vai comprá-lo quando o contrato expirar, isso reduzirá o custo.

Vantagens e Desvantagens do Aluguel

Quando você compra um carro, você paga em dinheiro ou obtém um empréstimo de carro e fica com o título do veículo. Se você financiar o carro, você construirá patrimônio no carro ao longo do tempo. Os automóveis estão depreciando ativos, no entanto, e às vezes podem depreciar mais rapidamente do que uma pessoa constrói patrimônio por meio de pagamentos.

Ao alugar um carro, você faz pagamentos de aluguel, mas nunca assume o título do veículo ou constrói patrimônio. Quando o prazo de locação termina, você simplesmente entrega o carro.

Quais são as vantagens da locação?

O aluguel permite que uma pessoa obtenha um carro novo a cada poucos anos, se desejar, e mantenha seus pagamentos relativamente estáveis se alugar a mesma marca e modelo de carro. O leasing também libera o locatário de ter que se desfazer do carro no final do prazo de locação, vendendo-o como particular ou trocando-o por outro carro. No entanto, há outras vantagens para locação também. Eles incluem:

Pagamentos mensais mais baixos

Se você está preocupado com os custos mensais, um contrato de aluguel alivia um pouco o fardo. Geralmente, o pagamento mensal é consideravelmente menor do que seria para um financiamento de carro. Algumas pessoas ainda optam por um carro mais luxuoso do que normalmente não poderiam pagar. Certifique-se de que o seguro cobre quaisquer encargos que ainda possam ser devidos, mesmo que o carro seja totalizado antes do término do contrato de locação.

Um carro novo a cada poucos anos

Para muitas pessoas, não há nada como a sensação de dirigir em um carro novo. Se você é um deles, o aluguel pode ser o caminho a se explorar. Quando o aluguel terminar após algum tempo, você poderá devolvê-lo e pegar o seu próximo carro novo, diferente e com vantagens que o seu carro anterior não tinha.

Manutenção sem preocupações

Muitas locatárias oferecem todo o tipo de manutenção do carro por conta da concessionária. Você teve um problema? Leve na concessionária e eles mandaram o carro para o conserto, por conta deles e lhe fornecerão um carro de valor similar como reserva enquanto o carro locado não volta da oficina. Tudo isso deve ser acordado antecipadamente com a locatária.

Sem preocupações de revenda

Você é o tipo de pessoa que fica pensando na desvalorização do carro logo que ele sai da concessionária? Nesse caso, você provavelmente odeia a ideia de vender seu carro usado a uma concessionária ou a um comprador particular. Com uma locação, você simplesmente devolve o carro. A única coisa com que você precisa se preocupar é pagar as taxas de final de locação, incluindo aquelas por desgaste anormal ou quilometragem adicional no veículo.

Alugar ou comprar um carro | rico com bacon | concessionária
Você pode ter um carro novo sempre

Desvantagens do Aluguel

Por mais atraente que uma locação possa parecer, há uma série de desvantagens:

Dependência do aluguel

Se você alugar um carro após o outro, os pagamentos mensais serão eternos. Por outro lado, quanto mais tempo você mantiver um veículo após o pagamento do financiamento, mais valor você conseguiu extrair dele. A longo prazo, a maneira mais barata de dirigir é comprar um carro e mantê-lo até que não seja econômico repará-lo.

Limite de Quilometragem

Os contratos de locação especificam um número limitado de quilômetros. Se você ultrapassar esse limite, terá que pagar um adicional por excesso de quilometragem. Isso pode variar de 10 centavos a até 50 centavos para cada quilômetro adicional. Significa que se você calculou apenas o carro para usar para trabalho, não poderá usá-lo para uma viagem, por exemplo.

Se você não mantiver o veículo em boas condições, terá que pagar taxas de uso e desgaste excessivos ao entregá-lo. Se você é um ímã para amassados e batidas no estacionamento, tem a pior vaga de garagem do seu prédio ou qualquer coisa assim, esteja preparado para pagar extra.

Cancelamento antes do fim do contrato

Se você decidir que não gosta do carro ou se não puder arcar com os pagamentos (perder o emprego, por exemplo), isso pode lhe custar caro. Você provavelmente ficará preso com multas e mais multas por rescisão antecipada se sair de um contrato de aluguel antes do fim do contrato – e todos eles serão cobrados de uma só vez. Esses encargos podem igualar o valor de um financiamento dependendo do prazo.

Para aqueles que amam carro

A principal desvantagem do aluguel é que você não adquire o veículo. O carro não é seu! Se você é um aficionado por carros (quer sentir o “cheirinho de carro novo”), essa é uma desvantagem. É um pouco como alugar um apartamento. Você faz pagamentos mensais, mas não tem direito à propriedade do local quando o contrato expira. Nesse caso, significa que você não pode vender o carro ou trocá-lo para reduzir o custo do seu próximo veículo.

Aqui existe a questão sentimental e o apego. Você gosta de carros? Se sim, você pode pensar que pagar por algo que não é “seu” pode não valer a pena. Além disso, um carro alugado também oferece menos flexibilidade do que um carro comprado. O contrato desencoraja qualquer personalização (nada de colocar um banco que você goste ou pintá-lo ou “tuná-lo”). Na verdade, a empresa locatária pode exigir que você reverta quaisquer modificações antes de devolvê-lo, o que pode ser uma dor e uma despesa extra.

Além disso, se o carro sofrer um acidente antes do final do contrato de locação, você poderá ser responsabilizado por alguns custos não cobertos pelo seguro do carro, a menos que o contrato de locação inclua seguro de carro. Este tipo de seguro cobre quaisquer custos que possam ser exigidos antes do vencimento do contrato, mesmo que o carro seja sucata.

Se você decidir que fazer um financiamento é preferível a alugar um veículo, vale a pena usar uma calculadora de empréstimo para determinar qual prazo de financiamento e taxa de juros melhor atendem às suas necessidades.

Então, deixe nos comentários: qual é a melhor opção para você? Aluguel? Compra? Qual a sua opinião? Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais matérias no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *