Golpes com o Pix: Conheça os 5 mais comuns e saiba como evitar

Fique atento aos novos golpes que se modernizaram com a criação do Pix

O Pix é um método de pagamento que veio para facilitar e muito a vida de quem usa banco, recebe ou faz transferências, já que ele é praticamente imediato e não tem taxas. Isso é algo que não tem agradado aos bancos, que perderam receita com os valores que eram cobrados por taxas. Talvez esse seja o motivo deles estarem tão interessados em criar regulamentos e sistemas de controle no serviço. Também não é de se estranhar que jornais sensacionalistas em rede de TV aberta façam tanto alarde para golpes com o Pix. Uma forma de desestimular as pessoas a usá-lo? Talvez.

Embora a gente saiba que tudo o que é novo costuma ser assustador e haja uma resistência por parte daqueles que são mais conservadores e preferem as coisas “como eram antigamente”, o Pix chegou para substituir a maioria das formas de transferência bancaria, com mais agilidade e descomplicação. O que significa que sim, isso também vai atrair qualquer um mau intencionado que tentará, de toda forma, conseguir tirar proveito de alguém para obter lucro fácil.

Golpes com o Pix são uma realidade e temos que estar atentos para não cair em um. A facilidade da transferência acaba sendo uma “faca de dois gumes”, permitindo que as fraudes aconteçam mais rápido e dando mais chances para que os golpistas simplesmente desapareçam após receber o seu dinheiro. Então, os cuidados devem ser redobrados. Vamos falar dos tipos mais comuns de golpes com o Pix e como se proteger deles. Se você ficar com alguma dúvida, deixe nos comentários.

Golpes com o pix | rico com bacon | celular e cartão
Muita atenção na hora de usar o Pix

A evolução dos Golpes com o Pix

Fazer um Pix é muito fácil. Essa facilidade é o que atraí os criminosos para tentar tirar proveito de um descuido ou falta de atenção do alvo para conseguir algum lucro. Porém, os golpes apenas se modernizaram para conseguir fazer com que a vítima transfira o dinheiro. Não há exatamente algum esquema novo que utilize a chave Pix como forma de se tirar o dinheiro das pessoas e sim usar as chaves para receber o dinheiro.

Golpes de phishing, ligações enganosas e tentativas de clonagem de celular ou aplicativos de mensagens estão aí na praça a muito tempo. A diferença é a forma de pagamento que é usada: o Pix. Por sua facilidade e rapidez, é a forma mais escolhida pelos criminosos para agir e tentar levar o dinheiro de alguém que esteja desatento. Isso não torna o Pix o “vilão”, como alguns jornais sensacionalistas tentam transformá-lo, mas apenas o meio pelo qual algumas pessoas acabam tendo prejuízo. E como esses golpes acontecem?

Em geral, os criminosos tentam ganhar a confiança dos alvos, seja com alguma conversa de ganho de prêmios, benefícios ou se passando por alguém conhecido para pedir dinheiro e usam a facilidade do Pix para receber os valores e sumir antes que a pessoa perceba que foi enganada. Antes do Pix, era comum ouvir falar de esquemas onde a pessoa era persuadida a fazer uma recarga de um número celular, ir ao banco e fazer uma transferência ou depósito no caixa eletrônico para receber prêmios de uma marca de produtos famosa ou de um programa de TV popular.

Claro, eles sempre tentam, de alguma forma, manter o alvo na linha ou trocando mensagens até receber o dinheiro. Então, vamos falar de alguns golpes comuns que acontecem e foram “modernizados” pelo Pix:

Amigo/Parente pedindo dinheiro

Esses golpes evoluíram e passaram a usar uma chave Pix para receber o dinheiro. Um dos golpes mais comuns hoje em dia é o de receber uma mensagem em algum aplicativo de alguém dizendo ser um amigo ou parente, alguém de confiança do alvo que pede um valor (desde R$ 10 a R$ 100 ou mais) por estar sem o cartão de crédito ou com o sistema de Pix falhando e pede uma transferência.

Nesse tipo de golpe, o mais comum é que a outra pessoa tenha sido vítima de algum problema, como a clonagem do WhatsApp/Telegram ou roubo do celular, dando acesso ao número dela para os bandidos. Inicialmente a melhor forma de evitar isso é tentando o contato com a pessoa por outro meio, para confirmar se o pedido é dela mesmo (e alertá-la que alguém está usando o número dela).

Se não for possível confirmar, não clique em nenhum código, não faça nenhuma transferência e, se tiver certeza de que se trata de um golpe, ignore a pessoa e bloqueie o número. Depois tente o contato com o amigo ou parente para esclarecer as coisas.

Ligações, SMS ou mensagens falsas

Nada diferente do que você já costuma ver por aí, mas com a novidade da possibilidade de ser roubado via Pix. É muito comum recebermos SMS de supostas promoções ou concursos que ganhamos (e simplesmente não participamos desses concursos) e recebemos um link dizendo que basta clicar para que possamos reivindicar nossos prêmios. É nesse momento em que celular ou computador é invadido em busca de dados bancários ou senhas.

Descontos em produtos com o pagamento via Pix também são bem comuns nesse tipo de golpe. Aqui, você pode ser infectado ou fazer uma transferência Pix para um bandido. Ligações de alguém dizendo ser do seu banco e pedindo um Pix para “teste” também pode acontecer.

Aqui, a recomendação é a de sempre para qualquer golpe na web: Não clique em nada que você não conheça e confie. Não acredite em prêmios que vieram do nada e cuidado com promessas de ganhos fáceis, ligações de bancos que pedem coisas como sua senha ou transferências. Mantenha seus sistemas atualizados, antivírus atualizado e, principalmente, mantenha-se atualizado a novas tentativas de fraudes e esquemas.

Dados e chaves Pix vazadas

Este é um problema mais sério, pois o controle está fora do nosso alcance. De acordo com o Banco Central, mais de 2,1 mil chaves Pix foram vazadas em janeiro de 2022. Eles alegam que não houve o vazamento dados sensíveis como senhas ou saldos e extratos, mas, ainda assim, esse tipo de vazamento é bem comprometedor e tira a confiança do cliente no sistema. Aqui, o único jeito de se precaver é estar de olho em suas movimentações e qualquer atividade estranha em sua conta bancária.

Outra forma de se proteger é verificar o site Registrato do Banco Central. Lá é possível verificar as contas que estão cadastradas no seu nome e as atividades financeiras que são feitas em seu nome. Recentemente, mais de 500 mil contas foram abertas com dados vazados, com diversas tentativas de fraude sendo feitas.

Muitas delas foram barradas devido a atividades suspeitas, como a hora e os valores movimentados, além da geolocalização. Essas coisas foram usadas para bloquear qualquer forma de atividade ilegal, mas, é sempre bom ficar de olho.

Golpes com o pix | rico com bacon | vazamentos
Vazamentos de dados são um dos maiores problemas

Tenha certeza de quem receberá o dinheiro

Uma das formas mais seguras de não se transferir valores incorretos ou cair em golpes é conferir, antes de finalizar a transferência, o nome e o CPF de quem receberá o dinheiro. Pedir o estorno do Pix pode não ser tão fácil, então, a melhor forma de não ter problemas com isso é ter certeza que você mandará para a pessoa correta.

A forma mais fácil de pedir um Pix de volta é entrar em contato com quem recebeu e solicitar o valor enviado incorretamente. Se não, você precisará entrar em contato com o banco para pedir esse estorno e isso pode levar mais tempo. E é claro, se alguém ligar para você ou enviar mensagens pedindo que você devolva um valor de Pix enviado incorretamente, verifique se você recebeu mesmo algum valor e, caso contrário, ignore o contato.

Não cometa o erro de enviar um extrato seu para provar que não recebeu nada, pois ele pode conter informações sensíveis que podem ser usadas por golpistas. Nese caso, existem duas alternativas: Se você realmente recebeu um valor que não consegue identificar, essa pessoa pedirá o ressarcimento no banco e receberá o dinheiro de volta e você nem perceberá a diferença. Ou, em um último caso, essa pessoa terá que entrar na justiça para receber esse valor de volta. Um golpista não vai querer acionar você judicialmente para conseguir terminar um golpe, então, de uma forma ou de outra, as coisas se resolverão sozinhas.

Não registre sua Chave Pix em qualquer lugar

Algo meio estranho, mas é bom avisar mesmo assim: tome muito cuidado com onde você registrará sua chave Pix. Não faça isso em nenhum lugar que não seja o aplicativo oficial do banco. Não acredite em nenhum lugar que diz dar alguma vantagem em cadastrar sua chave Pix. O único lugar certo a se fazer isso é no seu banco! Então, aceite nenhum tipo de vantagem extra em troca da sua segurança. Também tome muito cuidado com onde você a digitará.

Agora, fale conosco: Você já sofreu algum golpe com o Pix? Já tentaram lhe aplicar algum tipo de esquema? Tem algum esquema ou fraude que faltou ser mencionada aqui? Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais matérias no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *