Plano de Carreira: O que é e Como Fazer o seu em 7 Passos [Guia Completo]

Quer você tenha acabado de sair da faculdade ou esteja na área há algum tempo, todos podem se beneficiar de um plano de carreira. Além disso, se você é um gerente ou lidera uma equipe, ajudar seus funcionários a fazer o próprio plano de carreira pode aumentar o engajamento e a retenção ou até consultar uma empresa especializada nisso, como o Sebrae. Decidir que tipo de trabalho você quer fazer e onde quer fazer é a essência do plano de carreira. Este guia passo a passo irá ajudá-lo com o resto.

Ter um plano de carreira pode ajudar em vários objetivos de longo prazo, como fazer investimentos a longo prazo, empreender, construir um portfólio ou fazer uma previdência privada para garantir uma boa aposentadoria. Com um planejamento de carreira cuidadoso, você pode tomar medidas para avaliar suas opções profissionais e desenvolver um plano estratégico para alcançar seus objetivos. Vamos falar sobre isso e, em caso de dúvidas, deixe um comentário no site.

O que é Plano de Carreira?

O plano de carreira é o processo de tomar decisões sobre o que você quer fazer com sua vida e como vai realizá-lo. Não é apenas uma atividade “única e feita”, deve ser um processo contínuo que você revisita, especialmente quando você ou o mundo mudou.

O plano de carreira pode parecer diferente para pessoas diferentes. No entanto, um ótimo lugar para começar é considerar seus valores e habilidades. Com essa base, você pode começar a explorar que tipo de carreira, trabalho ou função se alinha com o que deseja. O plano de carreira pode envolver testes de avaliação, coaching profissional, programas educacionais e treinamento ocupacional.

Mas, você tem que ter uma certa idade para planejar sua carreira? Na verdade, não existe idade ou hora “certa” para começar a planejar sua carreira. Idealmente, quando você chegar ao final do ensino médio, você terá uma ideia do que quer fazer. Mas tudo bem se não for esse o caso. Faculdade, ensino profissionalizante e cargos de nível básico ou estágio podem dar uma experiência valiosa. Você pode preencher seu currículo e rede à medida que reduz suas opções de carreira.

Se você está há alguns anos fora da escola, o plano de carreira é uma oportunidade para refletir sobre os destaques e desafios de sua carreira até hoje. Observar o que você já fez e o que gostaria de fazer mais é um ótimo ponto de partida.

Tipos de plano de carreira

Criar seu plano de carreira pode ser complicado no começo, mas há algumas formulas que pode ajudá-lo a começar a desenhar o seu:

Plano de carreira em linha: O tipo mais comum de plano de carreira. Aqui o profissional vai subindo de posto em consequência do seu esforço e mérito. Promoções, mudanças de cargo, aumento de salário, esse é o tipo mais comum de avanço em uma carreira. Esse é o modo mais objetivo, mas não oferece muitas alternativas a quem costuma segui-lo. Aqui você define um objetivo, estuda o que é necessário para conseguir esse propósito e faz o necessário para conseguir.

Plano de carreira em rede: Este plano de carreira é o oposto do plano de carreira em linha. Aqui você tem diversas alternativas e pode decidir para qual caminho seguir de acordo com o seu desenvolvimento no trabalho, indo de um cargo técnico para um cargo de gerência ou vice-versa, de acordo com as oportunidades. Aqui o plano de carreira em rede é o ideal para quando seu objetivo é passar de uma área para outra. Considere quais as rotas que você pode pegar para chegar ao seu objetivo e faça a sua rede.

Plano de carreira em Y: O plano de carreira em Y é um plano em que, em algum momento, o profissional deverá seguir um por um caminho escolhido entre duas opções. Pode ser entre um cargo de coordenação ou cargo de gerência, um cargo especial ou técnico. Essas opções vão surgindo de acordo com as habilidades que se desenvolve ao longo do caminho para o seu objetivo. Aqui você deve definir quais são as habilidades necessárias para chegar ao seu objetivo e aprimorá-las para chegar lá.

Plano de carreira em W: Neste plano, seus objetivos podem passar por algumas etapas temporárias que o levarão para cargos mais altos ou mais baixos, conforme o tempo passa. Essa é uma estratégia usada para conseguir desenvolver habilidades trabalhando em projetos específicos que serão necessárias para que você consiga no fim o seu objetivo. Esse é um trabalho muito mais pontual, tem um começo, meio e fim e, depois disso, você pode voltar ao seu trabalho anterior após o fim do projeto.

Por que o plano de carreira é importante para as empresas

As empresas também devem se preocupar com o plano de carreira. Se você ajudar os funcionários a avançar em suas carreiras, melhorará o engajamento e a retenção dos funcionários. Você pode até ajudar a prevenir o esgotamento e aumentar a satisfação no trabalho, porque os funcionários terão objetivos maiores para se concentrar além do dia-a-dia.

As organizações que ignoram o plano de carreira limitarão o desenvolvimento profissional dos funcionários – o que significa que provavelmente procurarão oportunidades em outros lugares. Se você criar um processo formal que ajude sua equipe a planejar suas carreiras, eles saberão que você se preocupa com o crescimento deles. Em troca, eles serão leais e você verá o benefício de eles crescerem em suas carreiras ao longo do tempo.

Plano de carreira
Comece a subir os degraus do sucesso na sua carreira

O que os empregadores devem saber sobre plano de carreira

Então, como você pode ajudar seus funcionários no plano de carreira? Aqui estão algumas idéias para você começar.

1. Oferecer oportunidades para explorar opções de carreira

Os empregadores devem reconhecer que os interesses e objetivos de seus funcionários podem mudar ao longo do tempo. Se você quiser ajudar os funcionários a planejar suas carreiras, ofereça oportunidades como acompanhamento de cargos em todos os departamentos.

Por exemplo, se seu funcionário trabalha em marketing, mas está interessado em análise de dados, você pode dar a ele a oportunidade de acompanhar um analista por um dia. Eles podem ver se gostariam dessa carreira – e então, você pode fornecer o treinamento de que precisam para fazer a mudança. Dessa forma, você reterá seu funcionário e o ajudará a encontrar um emprego que adore.

2. Ajude a facilitar o networking entre os departamentos

Ajude os funcionários a aprender mais sobre as oportunidades de progresso em sua empresa, incentivando e facilitando conversas entre departamentos. Talvez eles tomem um café com um gerente sênior e isso os motive a trabalhar para esse cargo.

Ou talvez eles conheçam alguém do marketing e encontrem uma paixão por design gráfico que não sabiam que tinham. De qualquer forma, isso beneficiará o plano de carreira deles e lhes dará mais motivos para permanecer na sua empresa.

3. Dê aos funcionários oportunidades de aprimoramento

Digamos que seu funcionário desenvolveu um plano de carreira e sabe que precisa aprender uma habilidade específica para alcançar seu próximo marco. Você pode ajudá-los fornecendo financiamento para o desenvolvimento de funcionários ou criando programas de desenvolvimento de talentos. Você também pode configurar caminhos de aprendizado que os ajudarão a aprimorar suas habilidades, seja por meio de cursos on-line ou programas de orientação e coaching.

Como empregador, seu objetivo deve ser fornecer a seus funcionários todas as ferramentas necessárias para o plano de carreira. Ajude-os a explorar suas opções de carreira e aprender as habilidades de que precisam para continuar crescendo. Eles ficarão gratos e tanto sua empresa quanto seus funcionários serão beneficiados.

Como os gerentes podem apoiar o plano de carreira dos funcionários

Ajudar sua equipe a planejar suas carreiras é importante para mantê-los engajados e levá-los ao sucesso em sua empresa. Então, se você é um gerente, como pode ajudar especificamente seus funcionários no processo de plano de carreira? Veja como os gerentes podem ajudar seus subordinados diretos no plano de carreira:

  • Agende uma reunião 1-1 mensal ou trimestral dedicada com cada um dos membros de sua equipe para discutir especificamente o plano de carreira;
  • Se houver habilidades que eles desejam aprender ou opções alternativas de carreira que desejam explorar, acompanhe e ajude a conectá-los aos recursos de que precisam;
  • Lembre-os de aproveitar as oportunidades de desenvolvimento profissional existentes em sua empresa;
  • Ofereça conselhos de carreira de sua própria formação para ajudar os membros de sua equipe a desenvolver seus planos de carreira e pensar sobre os próximos passos a serem dados;

Como iniciar o plano de carreira?

Agora, você está pronto para começar a fazer seu próprio plano de carreira? Quando você se senta para montar um plano, há quatro áreas principais nas quais você deve pensar: seus interesses, suas habilidades, seus valores e suas preferências.

1. Considere seus interesses

Interesses são as coisas pelas quais você é apaixonado. Mesmo se você não fosse pago para fazê-los, você gostaria de gastar tempo (e talvez dinheiro) aprendendo mais sobre eles. Pistas sobre nossos interesses podem ser encontradas em nossos hobbies ou em nossa escolha de curso superior. Pesquise na sua estante de livros, assinaturas de e-mail e até mesmo os seus aplicativos. Você achou um tema?

2. Avalie suas habilidades

Habilidades são aquilo em que você se destaca. Eles podem ser talentos naturais ou podem ser áreas de competência que você desenvolveu ao longo do tempo. Essas são as características nas quais você pode confiar quando precisa fazer algo.

3. Entenda seus valores

Os valores são as maneiras pelas quais você quer fazer a diferença. Por exemplo, digamos que você queira se tornar um advogado. Você quer ser promotor, defensor público, advogado geral ou se especializar em propriedade intelectual? Você quer trabalhar em justiça criminal ou direito ambiental? O mesmo cargo pode encontrá-lo em empresas muito diferentes.

4. Determine suas preferências

Finalmente, imagine o seu dia de sonho no trabalho. Seu ambiente de trabalho ideal é um arranha-céu de cidade grande ou um café ensolarado em Cancun? Seu trabalho o mantém ocupado ou você tem muito tempo para passar com amigos e familiares? Você está ganhando muito dinheiro, ou apenas o suficiente? Essas preferências ajudarão você a decidir qual carreira será mais adequada para você e para o equilíbrio entre vida profissional e pessoal que você deseja.

7 passos para um plano de carreira organizado

Determinar metas de longo prazo para sua carreira pode parecer esmagadora. Uma vez que você tenha um plano de ação, porém, ele pode acelerar seu crescimento e otimizar seus esforços. Vale a pena dedicar um tempo para colocar suas ideias no papel (ou em algum lugar onde você possa vê-las). Então, onde você começa com o plano de carreira? Siga estes 7 passos:

  • Autoavaliação;
  • Pesquise o emprego dos seus sonhos;
  • Defina os passos básicos;
  • Identifique organizações que se alinham com seus valores;
  • Veja as vagas de emprego no nível do solo;
  • Dê o próximo passo certo;
  • Diga a todos que você conhece;
  • Agora vamos mergulhar um pouco mais fundo em cada um deles;

Autoavaliação: A autoavaliação é a primeira etapa do processo de plano de carreira. Você pode tentar uma avaliação de personalidade ou um teste de aptidão que você pode encontrar na internet. Você também pode achar que uma avaliação de valores fundamentais. Vale a pena para explorar como integrar seus valores e sua carreira.

Pesquise o emprego desejado: Conversar com um coach ou um conselheiro de carreira também é uma ótima maneira de ter informações sobre seus pontos fortes e onde você pode prosperar. Certifique-se de ter tempo suficiente para auto exploração neste primeiro passo, ou você pode ficar insatisfeito com suas decisões de carreira mais tarde. Seja ousado com sua definição de metas nesta fase do processo. Em um mundo perfeito, o que você faria para viver?

Faça uma busca de emprego no Linkedin pelo título que você deseja ter. Leia a descrição do trabalho, prestando muita atenção às habilidades e responsabilidades do cargo. Para quem eles reportaram? Quanta educação eles têm? Que tipo de empresas estão contratando para essa função?

Determine os passos básicos: Não existe um caminho certo para o seu emprego dos sonhos, mas pode haver alguns passos que não são negociáveis. Por exemplo, se você quer se tornar um médico, você não chegará lá sem ir para a faculdade de medicina. Quais são as metas de curto prazo não negociável para sua função e como você chega lá de onde está? Você vai precisar voltar para a escola ou mudar de campo?

Identifique as empresas que se alinham aos seus valores: Enquanto você pesquisa as vagas em aberto, observe as empresas que estão publicando as vagas. São empresas para as quais você se vê trabalhando? Para algumas pessoas, o tipo de empresa pode ser mais importante para elas do que seu próprio cargo ou função. Para outros, a indústria ou a missão da organização podem ser mais importantes. Pergunte a si mesmo o que é importante para você e por quê.

Veja as vagas de emprego no nível básico: Depois de ter uma ideia de qual função e para quais empresas você está trabalhando, observe outras funções no mesmo departamento. Se, por exemplo, você quiser se tornar Diretor de TI, veja as outras posições abertas – especialmente aquelas que podem se reportar ao diretor. Qual é o degrau mais fácil da escada para você pegar? Pode ser uma posição de nível básico no suporte técnico – ou pode ser um coordenador ou outra função de nível médio.

Dê o próximo passo certo: Identifique quais objetivos de curto prazo o aproximam do trabalho que você deseja. Se representar uma mudança de carreira, você pode querer começar aplicando-se em treinamento ou pós-graduação. Se for apenas o próximo passo em um campo em que você já está, talvez seja necessário começar a enviar seu currículo. Se você ama a empresa em que trabalha, mas está pronto para uma nova função, discuta suas metas com seu gerente. Eles podem ajudá-lo a criar um plano de desenvolvimento de carreira e começar a assumir novas responsabilidades.

Conte a todos que você conhece: A etapa final do processo de plano de carreira é conseguir o máximo de ajuda possível. Diga ao seu gerente, treinador e a todos no almoço que você deseja seguir em frente. Muitas pessoas adoram ajudar os outros, especialmente se isso significa que eles podem dar conselhos ou mostrar suas conexões. Fazer networking e mostrar seu compromisso com o crescimento é uma parte crítica do seu plano de carreira.

Algumas dicas adicionais para ajudar a construir seu plano de carreira

Depois de definir seus objetivos para esse novo cargo de trabalho, você provavelmente ficará animado para começar a torná-lo realidade. Os 7 passos no plano de carreira descritos aqui lhe darão uma excelente base. No entanto, existem algumas outras coisas que você pode fazer para ajudá-lo a dar o próximo passo. Aqui estão algumas ideias de plano de carreira:

Voluntário: Encontrar trabalho remunerado em sua área pode ser um desafio, mas isso não significa que você não possa conseguir experiência. Ofereça-se como voluntário em meio período para uma empresa que se alinha aos seus objetivos.

Converse com sua faculdade: Universidades, sociedades de honra e escolas profissionais geralmente têm algum tipo de rede de apoio para ex-alunos. Entre em contato com eles ou com o centro de carreiras da organização. Eles podem até oferecer ajuda financeira ou ajudar na exploração da carreira.

Candidate-se a estágios: Procure oportunidades de trabalhar com empresas e pessoas que você admira. Mesmo os estágios de curta duração podem dar uma experiência valiosa para sua próxima entrevista de emprego. Além disso, você será o primeiro a saber sobre novas vagas em tempo integral.

Construa suas habilidades: Tente se inscrever em cursos online e programas de certificação que se alinhem aos seus objetivos de carreira. Mostrar que você está comprometido em dominar novas habilidades pode ajudá-lo a se destacar quando estiver pronto para se candidatar.

Revise seu currículo: Se já faz um tempo desde que você está no mercado de trabalho, você pode dar uma olhada em seu currículo e modelos de carta de apresentação. Atualize-os com suas últimas realizações, certificações e posição.

Construa sua rede profissional: Passe algum tempo participando de conferências e eventos de networking. Junte-se às associações profissionais certas para o seu campo e veja seus quadros de empregos. Aprimore seu perfil do LinkedIn e, se você estiver se sentindo ousado, conecte-se com indivíduos nas funções e setores em que está interessado e peça entrevistas informativas.

FAQ Rápido

Por que devo fazer o meu plano de carreira?

O planejamento de carreira é um processo para:
– Identificar no que você é bom;
– Saber como suas habilidades, talentos, valores e interesses se traduzem em possíveis empregos ou carreiras;
– Combinar suas habilidades, etc. com empregos ou carreiras existentes;
– Combinar seus objetivos de carreira com suas necessidades financeiras;

Por que é importante ter um plano de carreira?

Ter um plano de carreira o ajudará a se manter motivado durante todas as reviravoltas que sua carreira lhe trará. E, o mais importante, ele o guiará durante os momentos em que você estiver considerando mudanças na carreira ou no setor, ajudando a descobrir se sua escolha realmente se encaixa no plano.

Quais são os exemplos de metas de carreira de longo prazo?

Exemplos de metas de longo prazo de planos de carreira podem ser:
– Ser promovido a um cargo sênior no trabalho;
– Direcionar sua carreira para um campo pelo qual você é apaixonado;
– Desenvolver seu próprio plano de carreira;
– Tornar-se um líder em seu setor;
– Dominar uma habilidade específica do trabalho;
– Determinar o emprego dos seus sonhos e começar a trabalhar com isso;
– Construir sua rede profissional;

Como você usa um plano de carreira?

Um plano de carreira lista seus objetivos profissionais e as etapas para alcançá-los. Seu plano de carreira o ajudará a tomar decisões inteligentes enquanto você se prepara para o mundo real, desde atividades e clubes para ingressar até estágios e empregos para você buscar.

A pessoa média gasta quase 25% do seu tempo no trabalho. Os relacionamentos e experiências que temos em nossos locais de trabalho são mais importantes do que quase qualquer outro. Em grande medida, sua carreira determina sua felicidade. Vale a pena dedicar um tempo para fazer um pequeno plano de carreira e definir um curso para uma vida bem-sucedida e feliz.

Agora, fale conosco, você tem o seu plano de carreira? Já está em andamento ou vai começar agora? Fale conosco e aproveite para ler mais sobre empreendedorismo no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *