Day Trade: Estratégia Mini Dólar COMPLETA

Os Mini Contratos Futuros são basicamente versões menores dos populares contratos futuros de Índices de ações. Comumente você irá negociar apenas com apenas 20% do contrato, o que os torna mais baratos para investidores casuais e oferecem menos riscos.

Eles foram criados porque os investimentos tradicionais se tornaram muito caros para muitos traders, efetivamente excluindo-os do mercado futuro líquido. Os micro contratos menores também dão aos traders mais flexibilidade e permitem que eles sejam mais precisos na forma como gerenciam seus riscos.

Entre as categoriais de contratos futuros, estão o mini-índice e o mini dólar. Um tipo de contrato futuro que tira proveito do índice do dólar, fazendo com que os investidores aproveitem das altas e baixas do valor da moeda norte-americana. O valor de um contrato cheio de dólar é cerca de U$50.000, enquanto a versão mini custa cerca de U$10.000. Mas, isso não quer dizer que você precisa ter 10 mil dólares no bolso para entrar nesse tipo de contrato. Vamos dar uma olhada em alguns dos potenciais benefícios e riscos associados a esses contratos e, se você ficar com alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

Quais são os benefícios?

O tamanho pequeno do Mini-Índice traz uma variedade de benefícios potenciais para os comerciantes de varejo:

Diversificação de portfólio por menos: com os mini-índice, você pode assumir uma exposição longa ou curta a um índice inteiro de ações por muito menos dinheiro do que seria necessário para comprar ou vender a descoberto as mesmas ações ou até mesmo os fundos de rastreamento de índice associados.

Eficiência de capital: Um dos conceitos-chave da negociação de mini-índices é que, como investimentos alavancados, uma quantidade inicial relativamente pequena de capital é usada para controlar um valor de contrato muito maior. Com os míni-índices, a garantia de desempenho de um trader, ou margem – uma garantia financeira exigida de compradores e vendedores de contratos para garantir o cumprimento do contrato – pode ser de apenas 5% a 7% do valor nocional do contrato.

Gerenciamento de risco flexível: A venda de mini-índice pode ajudar os investidores a gerenciar alguns dos riscos associados à alocação de ações em suas carteiras sem realmente perturbar suas carteiras de ações.

Acesso 24 horas por dia: Com negociações disponíveis quase 24 horas por dia, seis dias por semana, os traders podem responder a eventos de movimentação de mercado à medida que ocorrem em todo o mundo.

Quais são os riscos?

Como em qualquer negociação de índices, nos mini-índice, se uma negociação for contra você, você poderá perder mais dinheiro do que investiu inicialmente. (Com uma ação ou título, sua perda potencial é limitada ao valor que você investiu.) Na verdade, qualquer movimento significativo contra sua posição antes do vencimento pode levar a uma chamada de margem para você liquidar.

Sob certas condições de mercado (raras), você também pode achar difícil – ou impossível – fechar uma posição. Essa situação pode ocorrer, por exemplo, quando um mercado atinge um limite diário de flutuação de preços ou disjuntor de mercado. Além disso, ordens de parada e de mercado podem não ser executadas no preço desejado ou próximo dele durante períodos de alta volatilidade ou baixo volume.

Por fim, embora a negociação de quase 24 horas em alguns produtos possa ser uma vantagem, também pode tentar os comerciantes e investidores a fazer mais negociações do que podem lidar razoavelmente, criando o potencial para perdas maiores. A negociação de mini-índice é um trabalho árduo e requer um investimento substancial de tempo e energia. Estudar gráficos, ler comentários do mercado, ficar por dentro das notícias – pode ser muito até para o trader mais experiente.

Operando no Mini Dólar

Assim como nos contratos de mini-índice, para operar no mini dólar, você precisa de um valor de Margem de Garantia. Um valor que vai garantir os pagamentos devidos, caso as coisas saiam muito ruins para você. Esse valor muda conforme a corretora de serviços que você contratar, por isso, verifique os preços antes de fechar algum contrato. Esse valor também pode servir como alavancagem, caso as coisas estejam dando muito certo. Você pode clicar no link e entender mais sobre métodos de negociação e para descobrir essas e outras maneiras de ganhar dinheiro.

Existem duas modalidades de negociação do dólar: o dólar cheio padrão e o mini dólar, que equivale uma fração do contrato cheio. Essa negociação de mini dólar foi criada para a proteção dos agentes financeiros contra a oscilação do ativo, mas acabou se tornando uma excelente ferramenta especulativa do mercado. No caso desse tipo de contrato, cada ponto no índice, para cima ou para baixo, equivale a 20% do valor do índice.

No caso, como a negociação de mini dólar é sempre em relação ao índice futuro, é importante ficar atento a data do seu contrato, pois ele sempre estará valendo para o mês seguinte e não para o mês corrente. Por exemplo, um contrato que é negociado em outubro, o ativo que vale é o que vence em novembro e assim por diante. Para contratos de mini dólar, a sigla que você deverá observar é sempre a de início WDO acompanhado de uma letra, que representa o mês em que o contrato é válido, e o ano (neste caso, 2022). Eles sempre vencem no primeiro dia útil do mês. As letras são as seguintes:

Sigla do Mini DólarMês
FJaneiro
GFevereiro
HMarço
JAbril
KMaio
MJunho
NJulho
QAgosto
USetembro
VOutubro
XNovembro
ZDezembro

Então, no caso de um contrato de mini dólar do mês de setembro, a sigla será formada por WDO + W + o ano, no caso, 2022, e ficará WDOU22.

Abra uma conta em uma corretora

Antes de mais nada, é preciso ter uma conta em uma corretora da sua escolha. Algumas corretoras que fazem esse tipo de serviço são a Toro Investimentos, ModalMais e a Nu Invest. Como dissemos acima, considere as taxas cobradas por cada uma delas, mas também considere a infraestrutura, o atendimento e os custos do intermediador para ter acesso as informações necessárias. Essa decisão é fundamental para se ter sucesso ou fracasso neste negócio.

Escolher qual contrato negociar

O investimento com mini dólar pode gerar bons resultados ou grandes prejuízos, caso você não tenha um bom controle dos seus ativos, então você precisa escolher bem em qual contrato vai negociar. Essa decisão também vai depender bastante do seu perfil de investidor, o de risco, e dos seus objetivos, pois eles podem ser utilizados tanto para a proteger seu investimento quanto para a especulação.

Transferir os recursos usados como Margem de Garantia

Como falamos acima, é necessário ter uma Margem de Garantia, que será usado para cobrir eventuais perdas no caso das coisas darem errado. O valor da Margem de Garantia pode variar de um ativo para outro, e para saber qual é o valor, basta se informar com a sua corretagem na hora de começar a operar. Ter esse valor mínimo é uma exigência da Bolsa de Valores e precisa ser sempre respeitado.

Quais são os custos operacionais do mini dólar?

Se você ficou interessado em operar no mini dólar, entõa é importante saber que haverão custos. Mas, quais os custos para operar o mini dólar? O mais básico deles é, como se espera a Taxa de Corretagem. A taxa de corretagem é cobrada pela corretora escolhida por você para intermediar as operações entre o investidor e a Bolsa de Valores. Existem duas formas de precificação por parte das corretoras que são as mais comuns, sendo a taxa de corretagem fixa e a taxa de corretagem variável.

Na Taxa Fixa, você paga o mesmo valor de corretagem, não importa a quantia de contratos movimentados durante o período. Já na taxa de corretagem variável, essa taxa aumenta conforme a soma financeira também aumenta.

Já o ISS é um imposto municipal que é pago junt com a taxa de corretagem. Esse valor é cobrado o equivalente a um valor máximo de 5% da taxa de corretagem, isso na cidade de São Paulo. Esse valor pode variar em outros estados. Consulte a sua corretora para saber os valores devidos.

Já os Emolumentos são taxas que são cobrados pela BM&FBOVESPA e pela CBLC. Esse valor varia de acordo com o volume financeiro negociado. Também é preciso consultar a corretora sobre esses valores.

Além desses, também existe a taxa de custódia, que é cobrada em cima do valor total da sua carteira de investimentos. O percentual cobrado sobre a sua carteira e tem um aumento que segue o aumento do valor investido por você. Novamente. Consulte a sua corretagem para saber os valores e percentuais cobrados.

E, por último, o Imposto de Renda, que é pago pelo investidor que tem um lucro acima de R$20 mil. O valor pago é de 15% em cima do lucro, já com a taxa de corretagem descontada. Verifique com o seu contador quais serão os valores cobrados no momento da declaração.

Negociar o mini dólar pode ser um pouco difícil para quem está começando, vamos dar algumas dicas algumas dicas para quem quer começar a investir. Essas dicas são simples conselhos para que você não fique perdido na hora de investir, mas se quiser aprender de verdade a ganhar dinheiro com investimentos, sugerimos o conteúdo aqui neste link.

Conheça o seu perfil de investidor antes de fazer qualquer investimento. Investimentos em mini dólar ou mini-índice são bons para os investidores arrojados que aceitam correr grandes riscos para garantir maiores lucros. Para outros perfis de investidor, existem melhores e mais seguros investimentos. Conheça o seu perfil de investidor aqui.

Antes de pôr o seu dinheiro em uma plataforma de investimentos, conheça bem os recursos, vantagens e taxas (principalmente as taxas). Tome muito cuidado ao entrar em uma corretora nova.
Procure referências, procure reclamações e só faça negócios se tiver confiança.

Fique atento para a data de vencimento dos seus contratos. O dia de vencimento dos contratos de mini dólar é sempre no primeiro dia útil de cada mês. Verifique a tabela de siglas para saber a qual mês se refere cada um. Fique de olho no horário do pregão de mini contratos futuros. Ele fica aberto das 9h até 18h, mas pode alterar. Veja sempre no site da B3 para ter certeza.

FAQ Rápido

O que é minicontrato futuro?

O termo mini contrato refere-se a um contrato futuro negociado eletronicamente que é uma fração do tamanho de um contrato padrão. Eles são usados para negociar uma variedade de ativos, como commodities e moedas, mas os ativos mais comumente negociados usando são os índices.

Qual o código do mini dólar para hoje?

Sigla do Mini Dólar refere-se a sigla WDO + uma letra referente ao Mês e o ano. Veja as siglas:
F – Janeiro
G – Fevereiro
H – Março
J – Abril
K – Maio
M – Junho
N – Julho
Q – Agosto
U – Setembro
V – Outubro
X – Novembro
Z – Dezembro

Qual a diferença entre Mini-índice é Mini dólar?

No caso de mini índice, os investidores tem direito a uma parte de um contrato relacionado ao Ibovespa para uma data futura predeterminada. Já o mini dólar, comprador e vendedor acordam um valor sobre a taxa de câmbio do dólar.

Quantos contratos posso operar no mini dólar?

Para operar no mini dólar, é permitido que se opere com apenas um contrato no lugar do lote mínimo de 5 comum.

Agora, fale conosco e diga se você já costuma investir em mini dólar e se tem alguma recomendação para os outros leitores. Aproveite também para ler mais sobre como investir e investimentos no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *