Gestão de Dívidas: Dicas para Melhorar sua Saúde Financeira

A maioria das pessoas usam frequentemente o cartão de crédito para fazer compras, sejam elas parceladas ou compras rápidas de alguma coisa simples, como um almoço ou lanche.

Embora os cartões de crédito facilitem as compras usando crédito emprestado, fazer a gestão da dívida e fazer pagamentos pontuais nem sempre é tão fácil.

Se você não tem um fundo de reserva e está lutando contra o aumento de dívidas não garantidas, o gerenciamento de dívidas é uma maneira de acompanhar suas contas, especialmente se elas aparentemente ficaram fora de controle.

Você pode usar muitas estratégias para gerenciar sua dívida, incluindo o método de gestão de dívida pessoal ou com um aconselhamento de crédito com o gerente do seu banco (seja ele tradicional ou online), para manter o seu Score, ou seja, a sua pontuação de crédito.

Em qualquer um desses casos, você criará um plano de gestão da dívida adequado ao seu orçamento e situação financeira. Vamos falar sobre como fazer uma gestão de dívida eficiente e, se ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

O que é Gestão de Dívidas?

O gerenciamento de dívidas é uma maneira de controlar sua dívida por meio do planejamento financeiro e do orçamento. O objetivo de um plano de gerenciamento de dívidas é usar essas estratégias para ajudá-lo a reduzir sua dívida atual e avançar para eliminá-la.

Você pode criar um plano de gerenciamento de dívidas para si mesmo ou passar por aconselhamento de crédito para ajudá-lo com seu plano. Ambas as formas têm vantagens e desvantagens. Definir um plano sozinho é o caminho mais simples, mas às vezes pode ser útil ter um parceiro externo fornecendo ajuda ou responsabilidade.

GOSTOU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

Como funciona a Gestão da Dívida?

Os planos de gestão da dívida tratam de dívidas não garantidas, como cartões de crédito e empréstimos pessoais. A gestão da dívida geralmente ocorre de duas maneiras. A primeira opção é uma versão de autogestão da dívida. Nesta versão, você cria um orçamento para si mesmo que lhe permitirá saldar suas dívidas e manter sua estabilidade financeira e a segunda, é uma versão de gestão de dívidas com aconselhamento financeiro profissional. Vamos falar sobre cada uma delas:

Método de Gestão Pessoal

Se você luta com gastos excessivos, mas pode fazer pagamentos mensais de dívidas sendo mais disciplinado, essa abordagem pode funcionar para você. Você pode proteger sua classificação de crédito, o Score, fazendo pagamentos mensais pontuais e pagando integralmente. Há também a oportunidade de criar um plano realista que inclua marcos e uma data de pagamento da dívida para mantê-lo motivado durante a jornada de pagamento.

Por outro lado, você não terá insights de um profissional que pode ter em mente estratégias mais eficazes para sair mais rápido das dívidas. Além disso, os credores podem não estar abertos a negociações. Você pode usar calculadoras de orçamento, calculadoras de reembolso e aplicativos de gerenciamento financeiro para ajudar a mantê-lo no caminho certo.

Se necessário, você pode negociar com seus credores para tentar reduzir seus pagamentos mensais ou taxas de juros para ajudá-lo a diminuir sua dívida. Uma vez que a dívida esteja sob controle, você pode decidir se deseja manter ou fechar uma conta.

Empresa de Renegociação de Dívidas

Você também tem a opção de contratar uma empresa de alívio da dívida para ajudar a resolver suas dívidas pendentes não garantidas. Essas entidades com fins lucrativos negociam com credores e credores para chegar a acordos de liquidação por menos do que o saldo devedor.

Ao se inscrever, você fará pagamentos mensais à empresa de alívio da dívida mantida em uma conta. Nesse ínterim, muitas empresas de alívio da dívida irão aconselhá-lo a interromper os pagamentos aos credores e credores para acelerar o processo de negociação.

Quando um acordo for alcançado, ele será apresentado a você. Se você concordar, os fundos da conta para a qual você está pagando serão usados para fazer o pagamento. A empresa de alívio da dívida também cobrará uma taxa de liquidação da mesma conta. O alívio da dívida pode ser ideal para indivíduos que estão se afogando em dívidas não garantidas que tentaram resolver por conta própria sem muita sorte ou preferem não declarar falência.

Maiores vantagens desse método é que você pode diminuir o valor que paga mensalmente em relação às obrigações da dívida. Você pode se livrar das dívidas mais rapidamente e manter mais dinheiro no bolso, desde que as ofertas de acordo sejam alcançadas. Já as maiores desvantagens é que credores não são obrigados a aceitar ofertas de acordo, o que pode levá-lo ao tribunal, e sua pontuação de crédito provavelmente será prejudicada ao liquidar suas dívidas.

Empréstimo Pessoal

Ao pensar em como vai lidar com sua dívida, escolha a melhor opção para sua situação financeira atual. A gestão da dívida é uma maneira de lidar com a dívida, vale a pena considerar outras, como, por exemplo, empréstimos pessoais que permitem que você receba uma quantia em dinheiro para pagar sua dívida de uma só vez.

O empréstimo pessoal é uma boa opção se você sabe que vai precisar de mais tempo para controlar a dívida. Os empréstimos pessoais oferecem um período de reembolso que normalmente varia de dois a sete anos.

Ao contrário de um cartão de crédito, você terá que reembolsar seu empréstimo até o final do período especificado.

Sua taxa de juros para um empréstimo pessoal dependerá de sua pontuação de crédito e de onde você pedir esse empréstimo.

Gestão da dívida
Não controlar seus gastos pode ser um problema sério

As taxas de juros para empréstimos pessoais podem variar de 5 a 36 por cento, portanto, certifique-se de que a taxa que você recebe seja menor do que a taxa que você está pagando atualmente em sua dívida pendente.

A gestão da dívida afeta sua pontuação de crédito?

Embora a gestão da dívida possa ser uma ferramenta útil para controlar a dívida, ela pode afetar negativamente sua pontuação de crédito. Pode acontecer, em alguns pontos da gestão da dívida, se você tentar conseguir um empréstimo ou uma taxa de juros mais baixa, poderá acontecer dessas dívidas aparecerem no relatório de crédito. As dívidas permanecem em seu relatório de crédito por cinco anos, de acordo com o Serasa, até que ela “caduque”, mas ainda podem afetar sua pontuação de crédito nesse tempo.

No entanto, este é um efeito de curto prazo e pode ser facilmente combatido por outros fatores. Por exemplo, se você conseguir reduzir sua dívida e isso significar que você pode pagar sua fatura mensal de forma consistente, verá um efeito positivo em seu histórico de pagamentos.

Embora pagamentos consistentes afetem positivamente o histórico de pagamentos, pagamentos ausentes ou atrasados farão com que sua pontuação de crédito diminua significativamente. Se você, ou seu consultor de crédito, estiver usando uma tática de reter o pagamento de seu credor para conseguir um desconto melhor, espere que sua pontuação de crédito diminua.

É a gestão da dívida ideal para você?

A gestão da dívida pode ser uma ferramenta útil para liberar você das suas dívidas, mas não é uma solução mágica. No entanto, pode ser uma opção a ser explorada se você:

  • Tenha várias dívidas não garantidas com juros altos, como cartões de crédito.
  • Você está próximo ou no limite máximo de crédito para cada conta.
  • Tenha uma renda confiável para fazer seus pagamentos.
  • Adotou hábitos financeiros arriscados, como gastos excessivos.

Pode ser opressor gerenciar dívidas, e encontrar uma solução para se livrar delas costuma ser ainda mais desafiador. Felizmente, as opções de gerenciamento de dívidas, como bola de neve, avalanche de dívidas e a negociação de dívidas, podem ajudá-lo a obter o alívio que você precisa e merece.

No entanto, eles não são todos iguais, pois algumas estratégias têm efeitos adversos mais duradouros do que outras. Você também pode encontrar outra opção de financiamento, como um cartão de crédito de transferência de saldo ou empréstimo pessoal é mais adequado.

Pese os benefícios e as desvantagens de cada método de gerenciamento de dívidas para tomar uma decisão informada que o ajude a atingir sua meta de pagamento de dívidas em tempo recorde e funcione melhor para sua situação financeira.

FAQ Rápido

Vale a pena obter um plano de gestão da dívida?

As vantagens de um plano de gerenciamento de dívidas incluem: fazer um pagamento mensal regular permite um melhor controle sobre suas finanças. seus credores podem concordar em congelar os juros e encargos sobre sua dívida e podem interromper outras ações, como protestar seu nome no Serasa.

Qual método é melhor para quitar dívidas?

Pague primeiro o sua maior dívida. Pagando primeiro, você reduz o valor total dos juros que paga e diminui sua dívida geral. Em seguida, continue pagando dívidas com as próximas taxas de juros mais altas para economizar em seu custo geral.

Quais são os 2 métodos mais comuns para pagar dívidas?

O método da avalanche da dívida e o método da bola de neve da dívida são duas estratégias para pagar a dívida. Com o método da avalanche de dívidas, você paga primeiro a dívida com juros altos. Com o método da bola de neve da dívida, você paga a menor dívida primeiro.

Como posso pagar minha dívida de cartão de crédito se não tenho dinheiro?

Você pode sair da dívida sem dinheiro e com crédito ruim com a ajuda de um programa de gerenciamento de dívidas ou um empréstimo de um amigo ou familiar. Você também deve procurar um empréstimo, especialmente se você tiver alguma renda, apesar de não ter nenhum dinheiro economizado.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais matérias sobre investimentos, como por exemplo, esta sobre se Day Trade vale a pena, no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *